Plus500

27.12.07

Spammers apelam para vídeos em HD para cometer fraudes com ações

É um pouco off, a notícia não vale para o Brasil, mas vale como curiosidade...

Framingham - Symantec alerta para nova onda de spams que, por meio de link para falso programa financeiro, convence usuário a comprar ações.

Spammers que usam avalanches de spams para aumentar a cotação de ações começaram a integrar vídeos em alta definição às mensagens, na jogada mais recente de um esquema antigo que já se apoiou em imagens, PDFs e até áudios com vozes robóticas para enganar usuários, afirmou a Symantec nesta segunda-feira (24/12).

"O vídeo online tem cerca de 30 segundos com som bastante definido e qualidade de vídeo impressionante", notou Jitender Sarda, analista da Symantec, no blog da fabricante de segurança. "O vídeo parece um comercial legítimo usado para uma grande companhia", com analistas financeiros que falam sobre determinada ação em um programa financeiro sem nome.

Os spams parecem incentivar a compra de ações da Wave Uranium Holding, companhia que tem direitos de exploração de urânio no Arizona e de mineração em Utah. As ações da empresa são negociadas no Over The Counter Bulletin Board, onde papéis mais baratos e sem tanta movimentação estão.

"Acho que você gostaria de ver isto", começa o spam. "Seja o primeiro a aproveitar esta oportunidade. Dê uma olhada no vídeo de 60 segundos para começar."

Scams do tipo, chamados tecnicamente de "pump-and-dump" pela natureza rápida com que as ações são vendidas e retiradas do mercado, já incluíram imagens, discursos em áudio, documentos PDF e até planilhas do Excel para driblar ferramentas de segurança e convencer usuários a comprar os papéis.

Caso dê certo, o esquema pode ser altamente lucrativo. Em setembro, autoridades federais anunciaram que um grupo de spammers alegou ser culpado de múltiplas fraudes após lucrar mais de 20 milhões de dólares.

Gregg Keizer, editor do Computerworld, de Framingham.

Um comentário:

Marcio disse...

E ainda tem gente que cai nessa...