Plus500

29.12.08

Com a chegada do fim de ano

Que continuemos próximos das pessoas amigas...

E os ventos sempre nos ajudem na conquista do sucesso! ^v^

23.12.08

Feliz Natal

Pausa nos Mercados!

É Natal. E logo depois começam os preparativos para o Reveillon.

Não dá para esperar muito com um volume fraco. São 15 horas e não chegamos a R$ 1 Bi...

Os negócios só serão retomados para valer em 2009... e aí vamos ver se o Ibovespa testa a LTA do agora TRG ascendente - não segurando por lá segue direto para a base do caixote, na faixa de 30k - ou volta ao topo do trading range ( onde passa a LTB - em torno de 40.000).

Que esta pausa seja oportuna para reavaliação das estratégias! ^v^

20.12.08

Elliott Wave Theory


Como os estudos de Elliott tomaram por base a sequência de Fibonacci, a razão áurea não pode mesmo ser desprezada. Fiz uma variação em cima das linhas de tendência, que na teoria pura não são tão relevantes (dado a ocorrência de ondas menores), tomando como referência apenas os pontos ao final de cada onda.

Gráfico mensal em escala LOG, levando em conta as expansões e retracements. A partir disso, fica claro que o índice está na onda B.

E apesar de eu aplicar muito pouco esta teoria, ela existe... e como nenhum indicador deve ser desprezado a esta altura, serve como mais um parâmetro para nos situarmos neste mercado. E considerando que uma onda C estaria por vir, os suportes do Ibov dolarizado e do SPX de LP ficam mesmo seriamente ameaçados.

^v^

19.12.08

SPX - Time Goal Days

É só uma possibilidade: projetando os topos e fundos pela regra de Fibonacci no eixo do tempo (Time Goal Days), podemos ter este desenho... e o GAP deixado em 26 de setembro aos 1.189 seria fechado em meados de março com a projeção do OCOi...

Como ninguém sabe o lado direito do gráfico, depois conferimos...

Fórum Monitor Financeiro

^v^

18.12.08

Novos parceiros

O Monitor Investimentos está sempre buscando o melhor para os seus usuários. E por indicação de dois amigos participantes do nosso Fórum, o Sardinha e Flexi Foil, duas novas parcerias foram feitas para proporcionar o melhor conteúdo nas tomadas de decisão.

O Bruno, responsável pela administração do site "Dados da Bolsa", reuniu uma série de infos altamente relevantes para acompanhamento do mercado. Além do fluxo de capital na Bovespa, da quantidade de ações alugadas e as relações das opções descobertas, travadas e com cobertura de seus ativos-objeto, ele sempre atualiza a participação dos investidores , o acumulado no mês, o saldo nos contratos futuros da BM&F. www.dadosdabolsa.com

Para quem gosta de analisar números , o portal GuiaInvest traz, além do Raio-X das empresas (com um snapshot atualizado quase em tempo real - 15 min), um painel com o gráfico de linha e outro com o lucro consolidado nos últimos 3 e 12 meses.

Olhem este bom exemplo da Confab PN (CNFB4).


Eu no poderia deixar de acrescentar os links também nas minhas recomendações do Seagull Trading, e sugiro a todos que façam o mesmo, incluindo ambos endereços nas suas listas de favoritos! ;-)

Abs ^v^

17.12.08

Ibovespa no topo do caixote!!!

E não é que passou dos 40k!!! Ou não passou???... vai ficar para os registros!

Mas o corte na taxa de juros não é a única espingarda do arsenal do Fed.


Não podemos esquecer que eles tem uma fábrica de dinheiro. Contudo, segundo o próprio Obama, "antes de melhorar ainda deve piorar muito".

Enquanto isso, sobrarão repiques e violinos... e a "pipa" não vai voar?

O jogo ainda não acabou!!! ^v^

15.12.08

Enquanto Petro for o carro-chefe...

Junto com a Vale, a Bovespa fai ficar ao sabor das commodities...

No fundo, sinto saudades da Telemar, de quando ela era força-motriz das opções.

A tele-gangue e os demais players do cassino, mal ou bem, faziam a coisa funcionar.

Agora fica esse negócio de reservas monstruosas inexploradas, poços milagrosos, ingerências políticas, diz-que-me-disse, e o preço do barril influenciando os negócios...

Essa tendência (da dependência do óleo) tem que mudar... a maior exigência que se fez às montadoras, para liberarem o socorro, foi que buscasses produzir carros mais econômicos, que investissem em fontes limpas... além de responsabilidade administrativa, claro!

Parece que a consciência pela preservação do planeta fala mais alto, neste momento!

De que adianta ter estoques de um produto fadado a nos matar. Seca lá, inundações aqui, tornados e furacões, geleiras degelando. Sei não... mas continuam especulando sobre o passado. O mundo é outro, e vai mudar mais ainda... quem não enxergar o futuro vai virar peça de museu!

^v^

12.12.08

Projeções do Caixote

Ficamos por enquanto, pelo topo do caixote.. não deu para ameaçar um rompimento da LTB primária em 42k. Com o triângulo reajustado, o índice vem seguindo sobre uma incipiente LTA secundária, com outra terciária dentro de um canal que aponta para 45k. Mas se com toda expectativa pelo pacote das montadoras o IBOV não conseguiu passar de 40.000...

Olhando para as fibos, depois do fundo em 29,4k, o pivot fez "sua cabeça" (50% da suposta expansão) em 41.000 , de onde corrigiu registrando um outro fundo mais alto que o anterior em 31.200. A projeção dos 100% seria 53k... mas vai ser difícil chegar lá.

Então, se este novo topo em torno de 40k se confirmar, a esperança fica em uma realização até 35.000, para não desfazer o pivot, e caso este ponto não faça suporte, só mesmo torcendo para não furar a base do caixote - onde os ursos retomariam a rédea do mercado, e o trading range vai por água abaixo. Desculpem o excesso de rabiscos, a intenção é ilustrar as diversas tendências dentro do caixão (ops, ainda é caixote)


Em termos intradiários, quanto aos inúmeros GAPS nos ativos e índices, decerto que com a abertura para baixo poderia ter alguma reação no início... mas há chance de voltarmos ao voleibol!

^v^

11.12.08

Dia morno e incerto

O Copom não mexeu nos juros mas sinalizou que o fará em breve... talvez a dose tenha que ser maior da próxima vez, mas a questão do câmbio, e seus efeitos na inflação, levou os membros do Comitê a adotarem uma política conservativa. Com a aprovação do pacote às montadoras na Câmara dos EUA, agora a briga vai ser no Senado, de maioria republicana e resistente ao gasto de dinheiro público no final de mandato do Bush, sem a certeza de que o "paciente" tem salvação.

As três gigantes - e arcáicas - da indústria automobilística devem conseguir "virar" o ano caso recebam este dinheiro (bem menos do que pediram), mas suas falências (concordatas, pelo Chapter 11 da constituição americana) ainda não estão descartadas.

Tudo é possível...

Enfim, o mercado continua ressabiado e em busca de um motivo para melhorar o "clima" de Natal com este cenário recessivo.

Bolsas da Ásia, Europa e minifuturos americanos operam de forma mista e rondando a estabilidade. Vamos ver se este repique foi pela expectativa (boatos) e a resposta virá na mesma dimensão (com os fatos).

Bons negócios ^v^

E a bola continua rolando... no Monitor Investimentos

Estratégias de Investimento

Existem vários tipos de estratégias, dependendo do timeframe. Ou visamos a especulação de CP, ou um investimento de médio / longo prazo. Para toda e cada situação deve haver um plano previamente definido antes de abrir qualquer operação (seja na compra ou venda). Nele discriminamos o fato motivador, o capital a ser aplicado, um ponto de entrada, os objetivos de rentabilidade, prazo de retorno e o limitador de risco (stops) - quando houver.

Falando sobre administração de carteira, especificamente, não há uma única regra básica. Primeiro devemos considerar se vale a pena ou não estar posicionado. Observar o mercado de uma forma geral, seu comportamento, que, estando atrelado aos índices americanos, acaba sendo reflexo do SPX (e DJ por consequência). É bom procurar estar sempre ao lado e em conformidade com a tendência predominante. Adivinhar reversões pode ser muito lucrativo, mas é também bastante arriscado e pouco racional. Nunca tentar acertar as máximas ou mínimas, quando isto ocorre é por sorte - ou erro (comprou enquanto ainda estava caindo ou vendeu antes de acabar a subida!)

Na compra, a seleção dos ativos é feita com base nos fundamentos. Se considerarmos bom ficar sócio de uma empresa, consulta-se o gráfico (dos tempos maiores para os mais curtos) na busca por situar o seu momento no mercado. O ideal é sempre tentar comprar perto de um suporte ou no rompimento para cima de uma congestão. Na venda é exatamente ao contrário (lança na resistência e perda do suporte), mas os princípios são os mesmos.

Segue no Fórum Monitor Financeiro

10.12.08

Sobre a Petrobras

Com todas as bravatas do sonho no pré-sal e auto-suficiência proclamada do país em petróleo (?), como empresa, a Petrobras ainda me parece ser, na prática, importadora da commodity. E sendo também distribuidora, com o preço dos combustíveis inalterado nas bombas, se o valor do barril baixou de U$140 para algo em torno de 45 dolares, teoricamente, isso deveria ser bom para ela.

Mas o amigo JP complementou meu raciocínio, explicando que "na prática, a Petrobras produz quase que a totalidade do petróleo que utiliza, existindo uma divergência entre o volume de óleo leve e pesado, exportando um e importando o outro."

(...)

"Por outro lado, suprimindo os custos com pessoal (que por sinal também tiveram uma alta considerável), a maior parte das demais despesas da Petrobras estão atreladas ao US Dollar, visto que são equipamentos importados ou dolarizados. Assim com a alta no câmbio os custos de prospecção e produção deverão crescer, e ainda temos, se a crise aumentar, o risco da queda no consumo, o que influenciará diretamente no seu resultado."

O gráfico dá uma idéia das resistências que ela terá pela frente. Neste setup temos a região dos 61,8% de Fibonacci, na faixa de 22; a média mais lenta em 23; e a projeção do pivot - que indica um alvo em 25. Depois a MDT e a LTB primária em torno de 29. Mas como não sobe em linha reta... pelo menos o papel fez um fundo mais alto!

^v^

9.12.08

Follow the leader: SPX

Esse é o guia! Qualquer semelhança com o gráfico do IBOV não é mera coincidência...

Canal, caixote... não fosse o candle distorcido (que não sei como ainda não corrigiram isso)!

Eu não duvidaria de um teste aos 1000 pontos, para quem sabe até voltar e desenhar o verdadeiro ( definitivo?) OCOi...

Mas, do jeito que andam, para as coisas ficarem ruins ainda teriam que melhorar um pouco...

O rompimento do TRG no IBOV pode dar esperança de uma investida ao topo do caixote... mas a situação está longe de se resolver... o Natal sempre trouxe alguma esperança, mas os tempos são outros.

Contudo, a teoria da congestão permanece enquanto o fundo dos 30k sustentar o mercado.

O difícil será estimar quanto tempo vai durar a perna lateral do L...


^v^

Até onde vai este repique?

Repiques são assim mesmo, é pegar enquanto duram. E esse já nasceu com prazo de validade: se não voltar antes, pode ir até a faixa dos 40/42k e olhe lá.

Hoje as bolsas da Europa já têm valorização bem mais modestas, e como aqui é a última semana para o vencimento de opções podemos ter um prolongamento da pernada, com Vale indo perto dos 25 e Petro aos 23 (???). Isto se a volatilidade e as commodities permitirem.

Ainda tem a última reunião do ano do Copom... acredito até que baixem 0,25 como reflexo da baixa na inflação. E o dolar cai 2%... o que será que está fazendo o câmbio mexer tanto?

Vamos ver...

8.12.08

Triângulo do IBOV ameaçando um rompimento


E tome repique. Chegando às vésperas do pior Natal para o povo americano, é hora de dar algum alento aos mercados. Não cai em linha reta e vamos experimentar um presente de Noel - que não é grego!

Vão mesmo salvar as montadoras (ou prolongar a vida na UTI) na tentativa de preservar empregos.

A tendência é que por aqui os juros dos títulos continuem baixando, assim como o Copom não pode tardar no ajuste da Selic, sob o risco de compromenter ainda mais o ritmo (já desacelerado) do crescimento.

Continuo com aquela estratégia: girando no curto com objetivos de investimentos para o longo prazo.

No médio a coisa será mais difícil... ^v^

5.12.08

Salvem os empregos



Ou muitas cabeças vão "rolar"




A divulgação de que os Estados Unidos eliminaram 533 mil empregos em novembro chocou o mercado. Trata-se do pior resultado desde 1974. Analistas esperavam um corte de cerca de 335 mil vagas. Além disso, o governo revisou para baixo os números dos meses anteriores. Em outubro, 320 mil empregos deixaram de existir, contra estimativa anterior de 240 mil. Já a eliminação de vagas em setembro cresceu dos 159 mil divulgados para 403 mil confirmados.

Não adianta apenas cortar mais os juros. Suspeita-se que a taxa americana feche o ano em 0,25...

Isto só vai aumentar o risco de uma deflação....

O que pode ser feito de concreto?

Deixar as montadores pedirem concordata e eliminar mais 3 milhões de postos de trabalho???

Acho isto pouco provável... o BAILOUT vem aí!!!

Ainda não duvido de uma fusão no setor para salvamento de postos de emprego. O que estão fazendo é chantagem, mas o congresso não vai segurar este ônus sozinho, como querem induzir à opinião pública.

Por mais arrogantes e dissimulados que sejam (depois dos jatinhos, agora vão "esmolar" de carros híbridos, rs), os executivos das montadoras estão tentando de todas as formas liberar o dinheiro e, perto do montante que estão gastando com os bancos, 34 bi é fichinha (nada azuis).

E pelo rally deste final de sessão já deve ter gente sabendo... GENERAL MORTOS, não FORDE... é CRISLER!!!

AGMM - American General Multi Motors!

Absssssss e bom final de semana a todos! ^v^

4.12.08

Empréstimos e Crédito

Ontem o Plinio postou a notícia no Fórum Monitor:

Mais empréstimos para a Petrobras


A Petrobras negocia no mercado internacional a captação de valores acima de US$ 1 bilhão, afirmou hoje o diretor financeiro da companhia, Almir Barbassa. Ele não quis dar maiores detalhes sobre o assunto, alegando que a negociação ainda não foi concluída. "Temos trabalhado em busca de financiamento e estamos negociando algumas opções. Mas não está concluída e, quando estiver, nós anunciaremos", disse o executivo. Segundo ele, tratam-se de "algumas operações que, no conjunto, dão mais de US$ 1 bilhão". Se confirmada, será a primeira grande operação internacional da companhia desde o recrudescimento da crise financeira, que enxugou o crédito no mercado externo. Em outubro, a companhia teve de recorrer à Caixa Econômica Federal (CEF), tomando R$ 2 bilhões para ajudar no pagamento de impostos e taxas extras no período, em operação que vem sendo bastante criticada pela oposição. A Petrobras captou, este ano, cerca de US$ 7 bilhões.

--------------------------------------------------------------------------

Sei não... a mim parece que existe algo mais por trás destas operações financeiras "comuns" (?).

Muito estranho que, logo após a divulgação de um balanço com o melhor resultado da sua história, a Petro tenha que recorrer a estes empréstimos para equilibrar seu caixa! Certo fez a Vale capitalizando-se através da oferta de um novo lote de ações (aqui e no exterior) - enquanto os preços estavam nas alturas - e ficou quietinha. Quando muitos achavam que ela ia sair comprando empresas, ajustou-se, esperou seus alvos perderam valor substancialmente, e agora corta gorduras. Reduziu escala de produção em algumas frentes, desativou outras, e vem programando cortes de pessoal e férias coletivas. Dever de casa é isso.

Nossa estatal... a Petrobras... será que ficou imune à febre da alavancagem em derivativos???

Alguém (no planalto central) assumiria isto publicamente??? ^v^


3.12.08

Os blogs não são mais os mesmos...

Há algum tempo as pessoas descobriram o poder dos blogs como mais um canal para interatividade. Tanto os autores como seus visitantes mais assíduos sabem da capacidade de divulgação de idéias e o caráter informativo que alimenta a rede mundial de computadores.


Os temas abordados são livres e diversificados, e também no mercado financeiro surgiram muitos novos articulistas de qualidade que podem expressar seus estudos e análises com independência. O Monitor dos Blogs agrega boa parte deste conteúdo.

Com toda esta liberdade e ausência de custos, obviamente, a qualidade acaba sendo penalizada ( com a própria percepção de valor) e tem seu crédito questionado. Muita gente desqualificada se aproveitou destas facilidades para buscar um lugar ao sol. São neo-escritores, falsos analistas e artistas fracassados que seguem sua busca pela projeção a qualquer preço. Insistem em campanhas inócuas, fazem publicidade sem sentido, utilizam-se do marketing de guerrilha, poluem chats e ambientes alheios para dar visibildade ao seu espaço, e acabam conquistando a antipatia dos leitores da internet, que tendem a imaginar que é tudo "farinha do mesmo saco".

Assim como o Orkut (e assemelhados) virou uma "terra de ninguém" onde qualquer um se apropria de imagens para uso indevido e não autorizado, o anonimato favorece certos tipos de posturas reprováveis daqueles que não têm coragem de expor suas verdadeiras identidades e utilizam os blogs como meio para criticar, difamar, caluniar (ou coisas piores como falar de drogas, pedofilia, racismo e outras práticas abomináveis). Muitas vezes, um blog mais fica se parecendo com um panfleto apócrifo em formato digital. Portanto, na hora de avaliar a credibilidade do que está sendo oferecido na rede, procure se informar sobre o histórico do autor para não entrar no mundo do faz-de-conta!

Existe muita coisa séria e relevante, mas é preciso saber filtrar!

E o portal HSM Online, traduziu um artigo sobre este assunto:

O ato de publicar posts já é um hábito comum. Existem milhões de blogs espalhados pelo mundo, ou melhor, pela blogosfera. Leia matéria publicada no The Economist, que aborda questões interessantes sobre o presente e o futuro desse canal de comunicação popular no ambiente digital.

Continua no Monitor Investimentos

SOS Montadoras

E a acelerada de ontem no final dos negócios em Wall Street foi devido à grande expectativa pelo anúncio de um socorro urgente às montadoras.

As três grandes estão em situação difícil (a Ford está relativamente capitalizada, mas também vai ficar mal se GM e Chrysler falirem).


E os administradores já estão mostrando o desespero: aceitaram vender seus "jatinhos de luxo" e reduzir o salário anual para 1 dolar... depois de ganharem U$50M nos anos anteriores, agora querem passar por bonzinhos (e vítimas da situação econômica).

Ninguém assume a má gestão e os processos produtivos ultrapassados... no fundo preferem perder os rendimentos do que ver as suas stock options se transformarem em pó (se é que eles já não desovaram tudo!)

O Congresso vai ter que ceder... apesar da "chantagem" o maior prejudicado seria mesmo o povo americano com a perda de numerosos postos de empregos associados a indústria automotiva de Detroit. Apesar dos democratas estarem sensíveis aos apelos, a turma do Bush ainda se mantêm inflexível. Querem um plano...

O próximo repique mais consistente só deve acontecer quando o dinheiro sair: são U$ 34 BI... agora há pouco os índices deram uma levantada. Suficiente apenas para baterem de novo? A petro esboça uma reação apenas pelo fato da queda no óelo dar uma trégua. E a Dilma ainda afirma com pompas que os investimentos no PAC continuarão sendo feitos.

Pensei que, a esta altura, conter a desaceleração do crescimento esteja mais condizente com a realidade. Na verdade tudo significa a mesma coisa... questão de nomenclatura. Mas acreditar em um aumento do PIB acima de 2% em 2009 é mesmo um exercício de extremo otimismo com este cenário.

Que eles estejam certos... mas eu tenho mihas dúvidas! ^v^


2.12.08

Aberturas para cima e em GAP

Isso que preocupa... apesar de pequenos, Petro e Vale deixaram GAPs na abertura. Assim como muitos outros ativos. Depois do DJ cair ontem 7% (???) seria até natural os investidores darem uma peneirada no início. Tudo parecia péssimo, era o fim, a Big Tsú (by aguia), e hoje vem esta pororoca...

No mínimo é para ficar esperto. Acredito em um teste nas proximidades de 32k antes de voltar (?) no alto do TRG , onde veremos se ocorre um rompimento. Geralmente, nestas figuras, o breakout se dá do segundo para terceiro terço do segmento. Vamos observar para qual será o lado... do vértice não passa! Depois ainda tem o caixote! ;-)


Rebombando

Com a abertura de WS para cima, vamos pegar uma carona... a Ásia, tomada pelo efeito da véspera, avermelhou-se, mas na Europa as bolsas fecharam no azul (apesar dos pesares)... como quem vai definir o rumo do nosso dia é a Matriz, olho no SPX ! ;-)


^v^


1.12.08

O medo da perda

“Para o investidor, a questão fundamental que precisa ser resolvida, assim que uma abordagem viável de fazer investimentos for dominada, é o medo da perda. Expondo o problema de modo sucinto, a questão para o investidor é se é possível dissociar, sob o ponto de vista psicológi­co, as metas de lucratividade a longo prazo dos traumas imediatos e de curto prazo causados pelas perdas.

No filme Wall Street, Gordon Gekko expõe apropriadamente o dile­ma: "Nada arruina tanto o meu dia como um prejuízo". De maneira geral, os investidores costumam ver o prejuízo da seguinte forma:

Recusa. Não é de surpreender que a maioria dos investidores não esteja conseguindo os resultados que deseja no mercado. A razão que me levou a essa conclusão é que a maior parte deles opta por investir com os olhos fechados, os ouvidos tapados e o sistema nervoso desliga­do. De que outra maneira você poderia tolerar um investimento que vai contra você, dia após dia, sem riscos definidos, até que o problema fiquetão grave que mesmo o analgésico psicológico que você toma por conta própria já não pode mais afastar a dor? A recusa não ajuda em nada.

Inatividade. Como diz o velho ditado: "se você dormir no chão, não pode cair da cama". Infelizmente, muitos investidores agem dessa ma­neira para evitar riscos. Se você não disparar o gatilho, não terá como errar o alvo. Mas a verdade é que você tem de sacar o revólver e mirar — sabendo no que está atirando — antes de puxar o gatilho com con­fiança. Nos investimentos, quando você desenvolve uma abordagem que define um enfoque específico e se prepara psicologicamente para en­frentar uma perda (o medo real), entendendo que esta não é apenas inevitável, mas essencial, você adquire a convicção de que deve explorar as oportunidades do mercado, e não deixá-las escapar. Quando perder oportunidades se torna mais frustrante do que per­manecer inativo, os investidores começam a disparar os gatilhos e a acertar os alvos!

Confusão. A confusão e a incerteza resultam da falta de uma conduta bem-defínida e elaborada antes de se fazer um investimento. Você deve reconhecer que reavaliar os custos das férias de sua família no momen­to em que está passando por um período difícil não é uma excelente estratégia de investimento. Quanto mais emoções puder afastar de seus investimentos, maior será sua lucidez para tomar as decisões no merca­do. Jeffrey Silverman deixou isso bem claro em uma entrevista para o livro O jogo interior dos investimentos: "Evitar que qualquer emoção in­fluencie sua tomada de decisão é uma questão de disciplina (...) Não aja de maneira emocional ao entrar em um negócio — livre-se da emoção que sente em relação à sua posição e liberte-se da emoção quando dei­xar o negócio".

Raiva. Reagir ao mercado com raiva é como prender a respiração es­perando que o vizinho fique roxo. Não funciona! Sua raiva não modifica­rá o prejuízo de maneira positiva — mas, sem dúvida, poderá influenciá-lo negativamente, fazendo de um pequeno prejuízo uma enorme perda!”

Texto extraido do livro “O Tao das Finaças” de Robert Koppel.

Veja como dominar o medo usando o “Position Sizing”

Começa a último mês do ano

E com ele a nova temporada de projeções pessimistas. Ou realistas?

O cenário traçado para a economia brasileira em 2009 se deteriorou, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

As projeções para a taxa de crescimento do PIB no próximo ano recuaram para 2,80 por cento, ante estimativa anterior de expansão de 3,0 por cento. No caso da inflação, os analistas e empresas consultadas pelo BC acreditam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrará 2009 com alta de 5,25 por cento, acima dos 5,20 por cento estimados no levantamento anterior.

Em termos de juros, a aposta é que a Selic estará em 13,50 por cento em dezembro do próximo ano, acima dos 13,31 por cento estimados na pesquisa anterior e levemente abaixo do atual patamar de 13,75 por cento, que deve ser mantido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC na última reunião de 2008, que acontece na próxima semana.

General MORTOS!

Na Índia, com a ousadia dos paquistaneses; em SC com a fúria da natureza; o dinheiro nos EUA com a incompetência e descaso...

Num FORDE... é CRISER!

Pode esperar um novo bailout para as montadoras para breve. Pelo que gastaram com o sistema financeiro, 25 bi de dolares é trocado! Eu ainda vejo como uma solução razoável criarem a AGMM: American General Multi Motors. Já que é para doarem dinheiro do povo... coloca tudo no mesmo saco! Por que ajudar uma só?

Bolsas da Ásia, Europa e os minifuturos americanos prenunciam um dia de quedas também aqui na Bovespa.

Se não armarem uma outra TRAP... hoje não vai ser fácil! ^v^