Como ainda mantive alguma coisa na carteira, e não sou favoravel ao preço-médio, realizei hoje uma mudança na sua composição sem alterar o valor financeiro investido. Foi uma forma de reposicionar os ativos em um simples troca-troca com desembolso zero. Paguei apenas a corretagem.
Agora vejam só: antes da queda eu tinha reduzido minha participação na RV para 9% do patrimônio livre. Três meses depois esta relação caiu para 6%. Significa que a carteira perdeu valor enquanto as outras aplicações rentabilizaram.
Uma pequena consideração ao fato, é que o dinheiro ganho no CP não foi realocado em ações e sim, engordou o freefloat, tendo uma parte sido aplicada nas debêntures, e outra ficou parada ou servindo de margem na BM&F.
Da PETR3 guardada nas cotas do FGTS veio a maior perda... e pensar em migrar para um rendimento que paga metade do que remunera a caderneta está totalmente fora de cogitação, principalmente porque depois não dá para voltar. Deveria haver portabilidade também nestes recursos, mas a Caixa Econômica e os demais gestores dos fundos não teriam estrutura para suportar as movimentações. Uma pena!
^v^
7 comentários:
Tá difícil hein Seagull?
Tenho 20% do meu patrimõnio em RV. Não posso mexer. Tenho confiança que a bolsa voltará ao TH mesmo que demore alguns anos.
Não tenho pressa mas está duro deglutir essa queda.Pq vc não é favorável ao preço médio?
Seagull, cade vc no BRSM, de um alo lá ! O grafista está manso agora !
um abraço
Oi Patricia,
eu não sou favorável ao preço-médio porque embora ele nos aproxime do mercado o risco vai aumentando na medida que adicionamos mais lotes.
Tudo certo que sua estratégia é de longo prazo, e aí entra sempre aquela questão de comprar mais a menores custos.
Mas veja bem: eu interpreto a bolsa como um mercado que opera em 2 tendências básicas. Se está subindo é para comprar, quando cai fica bom para vender.
Claro que não é fácil acertar as máximas e minimas, mas quando um topo fica evidente, o ideal seria realizar o lucro para recomprar mais abaixo. Desta forma ao invés de preço-médio perdedor, vc abate os ganhos e diminui o custo de aquisição.
Comprar na baixa e vender na alta... lembra quando falei que isto é diferente de comprar "durante" as quedas ou vender enquanto ainda está subindo? Tem que esperar parar de cair!
Então, supondo quem vendeu Vale por R$59, poderia agora recomprar ela aos poucos nos pontos de suporte, até voltar ao lote inicial. Neste caso haveria muita gordura e mesmo que caisse ainda mais o lucro seria preservado.
Quando retoma a alta então fica melhor ainda, basta ir piramidando, fazendo preço-médio para cima!
Bj
Meu amigo anonimo
para mim tem sido complicado até para dar atualização ao blog.
Além do Monitor eu tenho operado bastante no índice (quando dá) e desejo muito sucesso ao pessoal do BRSM.
Quem deve cuidar da sua casa é o Paulinho Romero para não deixar todos os bons colaboradores irem embora.
Infelizmente não tenho tempo nem para acompanhar o que está acontecendo em outros fóruns, muito menos participar com efetividade.
Mande um abraço meu aos amigos de la.
^v^
Obrigada Seagull.
Andei perguntando a algumas pessoas e parece que esse não é o melhor caminho mesmo.
Eu estava achando que estava fazendo um negócio da "China".:-)
Bom...vou dar um tempo até as coisas melhorarem.
Bj
Hummm... não desanima não!
Lembra que o mercado é fogo...
quando menos se espera ele acaba mudando!
Não foi assim lá no topo... a euforia dominava e ninguem acreditou que poderia cair justamente com o Investment Grade.
Na verdade foi coincidencia... esta tudo atrelado à economia globalizada.
Quem ainda acha que a bolsa só subiu aqui a partir de 2003 por causa do Lula esuqeceu de olhar o gráfioc do S&P desde a mesma época.
Um forense lá no MI publicou e ficou claro o ciclo!
Olha isso:
http://www.monitorinvestimentos.com.br/forum/?q=node/43&page=11#comment-3472
Fica tranquila que um dia as suas ações vão estar valendio muito mais. Chato é passar por esta fase! Mas pelo menos vc nao precisa do dinheiro!
Bj
Seagull, vc é muito legal com quem ainda está aprendendo.
Tenho lido outros blogs mas esse é meu blog do coração.
Obrigada.
Postar um comentário