A Boeing está preparando um Jato para 1000 passageiros, e que poderá ser o novo modelo de avião para as companhias aéreas, para os próximos 100 anos.
A combinação radical do projeto da asa, foi desenvolvida pela Boeing, em parceria com a NASA. O enorme avião terá uma extensão da asa de 265 pés, comparados aos 211 pés, do 747 (antigo projeto da Boeing), e é projetado para caber dentro dos terminais recentemente criados para receber um A380 - que tem 555 assentos, em 262 pés.
O novo 797, é uma resposta direta ao Airbus A380, que já tem mais de 159 encomendas, mas que ainda não levou nenhum passageiro. A Boeing decidiu enterrar seu super projeto do 747 em 2003, depois do pouco interesse mostrado pelas cias aéreas, mas continuou a desenvolver o projeto final do 797 por anos, em seu centro de pesquisas em Long Beach - Califórnia.
O Airbus A380, esteve nos trabalhos desde 1999, e acumulou USD 13 Bilhões em custos de desenvolvimento, o que dá a Boing uma enorme vantagem sobre a Airbus, que está comprometida com o velho modelo tubular de avião, que deverá ser usado por décadas.
Há diversas e grandes vantagens no projeto da asa, o principal é a espantosa redução do esforço para a decolagem, que deve ser de 50%, com a diminuição do peso total em 25%, fazendo com que seja mais eficiente em estimados 33% em relação ao A380, fazendo a Airbus tremer pensando no investimento de USD 13 Bilhões, que já parece duvidoso.
A rigidez elevada do corpo é um outro fator chave do avião, combinado ao projeto da asa, pois reduz a turbulência (arrasto) e cria menos 'stress' ao corpo do avião , o que aumenta a eficiência, dando ao 797 autonomia para 8800 milhas náuticas, com seus 1000 passageiros que voam confortavelmente em 0.88 mach (88% da velocidade do som), ou 654 milhas por hora (+ - 1.046 Km/hora), uma enorme vantagem sobre o projeto do A380 da Airbus, (asa e fuselagem), que voa a 570 mph (+ - 912 Km/h)
Um comentário:
Sempre ouvi dizer isto:
Carro tem que ser alemão, whisky escocês, mulher brasileira e avião... é BOEING!
Apesar de não gostar de uísque (prefiro caipirinha ou até umas cervejas), de resto concordo em gênero, número e gráu! ;-)
Airbus é uma... encrenca! Não dá prazer nem para pilotar...
^v^
Postar um comentário