Ou seriam cartas marcadas?
O fato é que depois de muita confusão e um suspeito leilão, o chinês Lap Chan - sócio minoritário dos americanos no fundo de investimentos Matlin Patterson (firma especializada em comprar empresas à beira da falência para tentar recuperá-las e revendê-las mais tarde com lucro) - arrematou a Varig em sociedade com a VarigLog, através do consórcio Volo.
Diante da resistência da Anac em aprovar o negócio - a agência exigia comprovação de que a Volo do Brasil tinha pelo menos 80% do capital nas mãos de brasileiros - contaram com a ajuda do escritório de advocacia de Roberto Teixeira (compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva) e a Volo conseguiu, finalmente, fechar a operação. Sumiram com os passivos (a parte podre ficou fora do negócio), não pagaram os funcionários, e liquidaram o plano de pensão. Sobrou o filé: uma marca reconhecida internacionalmente, as rotas rentáveis, e o que fosse preciso de uma equipe de aeronautas e aeroviários do primeiro time! A "laranja" perfeita!
Agora que os problemas foram varridos para baixo do tapete e começam a ser esquecidos, surge a GOL, com seu expertise ( e poderoso lobby), para tomar conta das operações e ganhar um market share considerável na aviação nacional. Tudo parecia estar combinado, inclusive o surgimento de "potenciais" interessados (TAP, LAN) em ficar com o que sobrou da Pioneira, para aparentar mais credibilidade nas negociações! Os especuladores garantiram o seu lucro e a triangulação acabou sendo muito conveniente na tentativa de despistar os verdadeiros interesses em jogo. Quem vai ficar com a dívida da empresa antiga e pagar a conta? A União já perdeu em duas instâncias e recorre contra o pagamento de R$ 3 bi que resolveriam boa parte dos créditos trabalhistas e previdenciários.
Mas e a TAM? Depois que o Rolim se foi, ela perdeu muito de sua força... ou talvez tenha oferecido menos do que a concorrente para aqueles que decidiram o destino da ex-maior ( e melhor) empresa de transporte aéreo da América Latina.
E o apagão do sistema de controle de tráfego? É apenas mais uma mostra da incompetência do governo em lidar com assuntos estratégicos. Pobre anda de avião? Ainda não! E rico (aliás, milionário) tem jatinho particular. O resto? Não precisam do voto deles. Com a base e o topo da pirâmide social muitas reeleições estariam garantidas. Nossa sorte é que a constituição só permite 2 mandatos seguidos para cada presidente. E na hora de passar o bastão... qual é o maior partido, com mais congressistas na bancada? O PMDB? Então é para lá que a turma deve ir... voando de cortesia pela GOL!!! Que golaço!!! :-(
O fato é que depois de muita confusão e um suspeito leilão, o chinês Lap Chan - sócio minoritário dos americanos no fundo de investimentos Matlin Patterson (firma especializada em comprar empresas à beira da falência para tentar recuperá-las e revendê-las mais tarde com lucro) - arrematou a Varig em sociedade com a VarigLog, através do consórcio Volo.
Diante da resistência da Anac em aprovar o negócio - a agência exigia comprovação de que a Volo do Brasil tinha pelo menos 80% do capital nas mãos de brasileiros - contaram com a ajuda do escritório de advocacia de Roberto Teixeira (compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva) e a Volo conseguiu, finalmente, fechar a operação. Sumiram com os passivos (a parte podre ficou fora do negócio), não pagaram os funcionários, e liquidaram o plano de pensão. Sobrou o filé: uma marca reconhecida internacionalmente, as rotas rentáveis, e o que fosse preciso de uma equipe de aeronautas e aeroviários do primeiro time! A "laranja" perfeita!
Agora que os problemas foram varridos para baixo do tapete e começam a ser esquecidos, surge a GOL, com seu expertise ( e poderoso lobby), para tomar conta das operações e ganhar um market share considerável na aviação nacional. Tudo parecia estar combinado, inclusive o surgimento de "potenciais" interessados (TAP, LAN) em ficar com o que sobrou da Pioneira, para aparentar mais credibilidade nas negociações! Os especuladores garantiram o seu lucro e a triangulação acabou sendo muito conveniente na tentativa de despistar os verdadeiros interesses em jogo. Quem vai ficar com a dívida da empresa antiga e pagar a conta? A União já perdeu em duas instâncias e recorre contra o pagamento de R$ 3 bi que resolveriam boa parte dos créditos trabalhistas e previdenciários.
Mas e a TAM? Depois que o Rolim se foi, ela perdeu muito de sua força... ou talvez tenha oferecido menos do que a concorrente para aqueles que decidiram o destino da ex-maior ( e melhor) empresa de transporte aéreo da América Latina.
E o apagão do sistema de controle de tráfego? É apenas mais uma mostra da incompetência do governo em lidar com assuntos estratégicos. Pobre anda de avião? Ainda não! E rico (aliás, milionário) tem jatinho particular. O resto? Não precisam do voto deles. Com a base e o topo da pirâmide social muitas reeleições estariam garantidas. Nossa sorte é que a constituição só permite 2 mandatos seguidos para cada presidente. E na hora de passar o bastão... qual é o maior partido, com mais congressistas na bancada? O PMDB? Então é para lá que a turma deve ir... voando de cortesia pela GOL!!! Que golaço!!! :-(
5 comentários:
É ... político na administração e administrador na política são duas coisas que nunca deram certo nesse país. Até de mudança de critério eles lançam mão para mostrar que este país está caminhando a passos decisivos e certeiros para um futuro promissor.
Enquanto o jogo de cena transcorre e os objetivos inconfessáveis se concretizam, fica mais patente que este país não tem como dar certo.
Depois desse desabafo, o negócio é cuidar da própria vida. E vamos à luta.
è isso mesmo Mick!
Vamos cuidar do nosso que o deles está garantido!
Abs
Muito bom o texto Sea !!
Resumiu muito bem, o que está por de trás da notícia !
Abs
CHRistian
A Eliane Cantanhede em sua coluna na Folha de São Paulo de hoje, 30/03, pag.2A, publicou a seguinte nota:
"Em tempo: nada como fundo americano que compra empresa falida de país em desenvolvimento, se livra do passivo e leva mais de US$ 100 milhões em meses. Negócio da China. Quer dizer, do Brasil."
Sabe tudo esse Seagull.
Parabéns pela perspicácia. Aguçadíssima. Grande Sea.
Hehehe...
Christian e Mick,
vcs foram muito gentis. :-)
Aliás, mais do que buscar entender o assunto, sou também parte diretamente interessada nas questões envolvidas!
Talvez por isso, a minha leitura seja um pouco parcial... podem dar este desconto, apesar de que não procuro fugir muito dos fatos e notícias divulgadas!
E senso crítico nunca vai faltar! ;-)
Abs ^v^
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