Aguns dias atrás chamei atenção para a oportunidade:
A compra da Brasil Telecom estava muito bem encaminhada. Ainda havia o risco (baixo) de alguma liminar contra a mudança do PGO que atravancasse a negociação. E ontem foi o dia da votação pelos conselheiros da Anatel:
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira o PGO (Plano Geral de Outorgas) o que, na prática, é o primeiro passo para que a compra da Brasil Telecom pela Oi possa ser concretizada. O plano foi aprovado em sessão pública que começou às 9h30 e só foi encerrada pouco mais de 23h. Todos os cinco conselheiros votaram pela aprovação do plano.
Agora o Plano vai ser submetido à uma avaliação no Ministério das Comunicações para depois o presidente assinar um decreto.
Bom deixar claro que esta oportunidade foi fruto de estudos e recomendações, tudo que foi falado não veio de informações privilegiadas. Sou extremamente responsável para não me envolver em situações ilícitas, e as notícias eram de pleno conhecimento público. Cheguei a linkar o Fato Relevante na página de RI da Oi.
Se o risco da operação não sair era na casa de 10%, hoje podemos afirmar que existe 99,9% de chance de tudo correr conforme previsto. Quem vai supor uma avaliação contrária do ministro, ou que o Lula deixe da assinar o decreto? São todos interessados neste jogo de cartas marcadas, e minhas fontes de consulta puderam dar o tom de tranquilidade mesmo nos momentos mais difíceis, quando o mercado teve suas piores baixas.
Tanto da parte da Anatel como das empresas envolvidas, a expectativa sempre foi positiva. Agora quem ficou dentro é só aguardar a conclusão dos trâmites burocráticos e se habilitar ao tag along. O valor hoje já beira R$63 e ainda será corrigido em 100% do CDI até a concretização final, que deve sair entre março e abril/09.
Mesmo para quem quer assumir mais riscos, a impressão que tenho é de as coisas ainda estão ruins, mas já não tem muito o que piorar. Fora a recessão mundial, que é um fato, os mercados tendem a se ajustar dentro da nova realidade.
Seria ótimo o mercado entrar em um período de lateralização para permitir acumular mais lotes de papéis das boas empresas nesta faixa - considerando sua capacidade de distribuir dividendos - e operar nos extremos de um trading range baixando os custos.
Acompanhe o mercado conosco no Fórum Monitor Financeiro
3 comentários:
Beleza Seagull, tb to no papel e fiquei mesmo quando deram porrada pra baixo para tirar do páreo os maos fracas...Agora só uma correcao...o valor atualizado nao é 63....tem que descontar os dividendos declarados desde janeiro...nas minhas contas o valor tá na faixa dos 60....Acho que esta semana o papel deve subir bem.
Cesar
Professor Seagull (heheh), se não for pedir demais da sua boa vontade, você poderia falar mais um pouco sobre o tag-along? Já li um pouco a respeito, e sei que todas ON têm, mas as PN, nem sempre... Como funciona? Toda BRTP3 será catapultada a 60,00 se o dia D acontecer?
Antecipadamente agradecido,
Gui Rodrigues.
Oi Gui...
Na verdade somos todos "alunos" do mercado, rs
E vamos aprendendo um pouco mais a cada dia.
Sobre o tag along tem muito material disponível na internet.
Posso te indicar esse aqui:
http://www.monitorinvestimentos.com.br/aprendizado.php?id_aprendizado=101
As fontes geralmente são as mesmas, mas o que vale é o link para essa tabela no final do texto, que discrimina quais empresas pagam valores adicionais ao estipulado por lei.
No caso xiste as que ofercem 100% de tag along atépara ações preferenciais.
Dá uma olhada lá!
No caso da BRTP não é apenas o valor do tag along (a compra será por 72,30/ON) mas este preço continua sendo corrigido pelo CDI diariamente.
Abs ^v^
Postar um comentário