O mercado passa por um momento de ajustes. E ele nada mais é do que um reflexo da atividade econômica. Podemos usar para nossas avaliações o estudo de seus fundamentos - assim como das empresas que tem capital aberto - acompanhar as notícias que influeciam no cenário macro, e também balizarmos as estratégias em cima da análise técnica.
Estas fontes de pesquisa podem ser complementares ou antagônicas em determinadas situações. Mas a essência do capitalismo está no lucro das empresas. Sendo privadas ou estatais, o que importa é o quanto elas poderão gerar em receitas futuras, para delas tirarem o lucro, e deste o percentual a ser distribuído entre seus acionistas.
O comportamento gráfico espelha basicamente a lei da oferta e procura... neste momento muito mais "ofertada". O mercado travou! Mesmo sabendo que ele antecipa os fatos, ninguém consegue fazer com clareza uma projeção de como será o futuro, e quanto tempo isto pode durar para voltarmos à "normalidade".
Estes ajustes serão representativos, e as empresas terão que buscar uma adequação aos novos tempos. A desaceleração já é fato consumado, indicando um quadro recessivo duradouro, que pode, inclusive, levar o mundo inteiro à uma depressão. Mas os mecanismos de controle financeiro e a experiência com outras crises podem ser fatores que contribuam para a diminuição do trauma.
Continua em Monitor Investimentos/Artigo
2 comentários:
É Sea... novos tempos, DJIA caiu mais do que o IBOV.
Começamos a precisar de um histórico superior a 2 anos para buscarmos suportes e resistências (novos tempos com retrovisores mostrando velhos tempos - bota velhos nisso - rs...).
Abraços,
Rogério Rios
Valeu Roger...
Mas lembra da dupla sertaneja-country: Desco&Ladinho
Juntos para sempre (até que alguma - $ - coisa os separe)
Negócio agora é virar investidor, aproveitar para comprar barato com vistas ao LP, e ficar eseculando no curto.
A única coisa que mudou nas minhas estartégias é que passei a encarteirar bluechips "abandonadas" ao pânico.
De resto, tudo igual!
Abs ^v^
Postar um comentário