Quem não se lembra da última postagem sobre as tendências primárias, secundárias, terciárias... da VALE?
Pois então, vale recordar o gráfico naquele dia e comparar com o cenário atual. Como descrito na mensagem abaixo, a VALE5 chegou hoje no alto de seu canal (em laranja) para depois descer até a sua base, onde passa a LTA terciária. No exemplo anterior estávamos observando o comportamento do ativo na periodicidade de 15 minutos - apenas para fins intradiários.
Abrindo a janela de tempo, e trazendo à luz do gráfico diário, percebe-se que, por mais incrível que pareça, ainda havia um outra tendência de alta por dentro do canal terciário - se é que isto seja possível. E ambas convergiam para a sua LTB que define o topo do canal de baixa secundário (em vermelho) que também desenha um triângulo simétrico junto com a LTA principal.
Preocupante, para os que seguem candlesticks, foi o fechamento de hoje. Um DojiStar bem em cima da LTB. Isto costuma ser um candle de indecisão, que pode levar a uma reversão, dependendo do que acontecer amanhã (caso se tranforme em uma estrela da tarde!). Para que a retomada da alta tenha continuidade seria preciso um rompimento definitivo deste canal e um teste bem sucedido no TH.
Não sou de revelar minhas posições pessoais ( e a cada vez menos), porém, posso afirmar que não tenho nenhuma VALE (3 ou 5) em minha carteira neste momento. Também ainda não me lancei às vendas, porque considero que a situação não está nada definida, e nem quero ser o primeiro a ir contra a maré. Mas, apesar de ter explorado bastante as opções de Vale na compra durante esta semana em tiros curtos, o alerta foi acionado, e o cenário recomendaria, de forma conservadora, a realização de lucros por quem carrega o papel ( ou mesmo reentrou na faixa de 44).
Nestas horas, o melhor a fazer é termos juízo!!! ;- )
Que vocês tenham muito... ^v^
9 comentários:
a Vale tá muito esquisita mesmo,
anda passando muito tempo encaixotada.
consegue reajustes fantásticos de mais de 60% nos preços, e os investidores nem aí...
vai entender, né...
Postei no meu blog tambem sobre VALE5
Muito interssante sua analise ! Gostei !
Mr. Seagull misterioso.. hahaha, eu tinha vale vendi a 52,50...
da uma olhada lah
www.lucascimino.com
Abs SeagulL!
Eu vendi minha VALE5 ontem. Realizei.
Seagull, me diga uma coisa: Qual a vantagem de usar o gráfico em escala LOG?
Aquele abraço.
Não vendi nem vou vender. Deixa cair...rs
A Vale vai ficar verdinha já já.
A ver. :-)
Já está positiva, Patrícia!
E bem perto de novo teste na resistência em 52,50... se romper a máxima de ontem nos 53,10 pode ir para cima do topo histórico. Mas nada está definido ainda.
Estes candles de indecisão, isoladamente, têm baixa confiabilidade e dependem muito de uma confirmação no dia seguinte... pelo jeito, a volatilidade continua, mas a tendência ainda é para cima (por enquanto)! ;-)
Por isso que eu acho que os candles devem ser sempre usados em conjunto com outras informações.
E as mais fortes referenciais NMO, continuam sendo as LTs.
Abs ^v^
Estou achando muito difícil romper a resistência. :-(
Pintinho,
a escala logarítmica ajusta nas cotações a rentabilidade do período, simplificando os cálculos e tornando a leitura do gráfico mais fiel à realidade, principalmente em janelas maiores de amostragem. Nos períodos acima do diário (semanal, mensal) seu uso é essencial para corrigir as distorções ao longo do tempo.
Na melhor das hipóteses pode-se aplicar a semi-log que atua em apenas um eixo (dos preços).
Nos gráficos intradiários (5 ou 15 min) a escala não faz tanta diferença, mas eu fui ensinado a adotar sempre que possivel graficos LOG e medias exponenciais nos meus estudos e acompanahamentos.
Abs ^v^
Além do mais o ativo está apresentando neste tempo gráfico uma divergência clara no estocástico.
Reparem que as cotações fizeram topo mais alto e o indicador não acompanhou.. e se ainda levarmos em conta o GAP que ficou aberto desde dia 25/03 em 47,96, as condições para a reversão preconizadas pelo método GAPESTOC do Leonardo estão plenamente atendidas.
Se vai funcionar ou não é outra história... mas nunca soube de um caso onde o lucro "fugiu" do bolso! ;-)
Good decisions for all!
Postar um comentário