Mas aí, o que pode acontecer?
Se for derivativos, quem não tiver um planejamento e disciplina para seguí-lo vai quebrar, fatalmente!
Quando compramos ações, somos, invariavelmente, resilientes... sempre achamos que quando a coisa dá errado, uma hora vai voltar. E o prejuízo contábil aumentando... a tendência é sermos corajosos nas perdas e covardes no lucro. Por que?
Embora eu veja os fóruns como ambientes para trocarmos idéias, falarmos em tese, até mesmo parecendo, às vezes, um consutório psiquiátrico (quem de nós não é um pouquinho doido?), também abro, em certas ocasiões, o que estou fazendo, o resultado de alguns trades, não para mostrar que acerto, ou dividir a dor quando erro, mas apenas para dar um tom mais humano a este mundo virtual. A idéia é compartilhar e aprender um com os outros, sem mistérios.
Qualquer um pode chegar com um nick (ou até mais de um, não importa), e escrever o que quiser sob a proteção do anonimato. Eu acredito em tudo, embora saibamos que muita coisa fica restrita a suposições e estratégias simuladas. Até que me provem contrário, ninguém tem motivo para faltar com a verdade!
Mas, então, se zeramos ao primeiro sinal de perda, corremos o risco de levar um violino e presenciar uma subida meteórica da ação. Caso o stop (se existir) vier a ser flexibilizado, o prejuízo só tende a aumentar. Se realizamos o lucro cedo, e o papel continuar valorizando, isto também dói. E se não vendemos e ele cai, ficamos nos sentindo o mais ganancioso dos operadores.
Enfim, se existisse uma regra infalível, o mercado de renda variável ia acabar! É isto que fascina, a sua capacidade de ser imprevisível. Podemos até utilizar de algumas ferramentas, explorar a matemática, usar as probabilidades a nosso favor. Mas certeza nunca haverá!
A única regra que eu acredito é a seguinte (e ela não depende de para onde vai o mercado):
Definir as ferramentas que vão balizar a tomada de decisão, estabelecer um plano - motivo, entrada, objetivo de rentabilidade, prazo, limite de perda - executá-lo, seguir fielmente com disciplina aquilo que foi decidido sem hesitação, e fazer gestão do capital (adicionando lotes ou reduzindo posições) conforme o mesmo plano inicial - se isto for considerado.
De resto é querer descobrir a pólvora, ter bola de cristal, ou mágica!
Abs ^v^
Participe do Fórum Monitor Financeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário