Plus500

9.4.07

As gangues não são mais as mesmas...

Bons tempos em que a Telemar (que nem existe mais???) dominava o pregão com todo o peso que detinha na composição do Ibovespa. Cansados de levar paulada - às vezes um pó nas opções e em outras um corner nas vendas em cima do exercício - seus investidores ficaram tão ressabiados com os rumos da companhia que migraram para outros cassinos. Agora Petro e Vale regem o mercado (ou a "roleta 30 dias", como diz o mico) de derivativos.

Os controladores (que não operam o tráfego aéreo) deveriam ter feito um estágio com o Carlos "Salim" Helu. Aqui no Brasil, o magnata da Telmex, lançou a Claro, comprou a Embratel, e depois arrematou a NET... já os seus "aprendizes" tentaram pulverizar a baranga e, ao invés de OI, levaram um enorme TCHAU dos acionistas minoritários. Mas mudaram a marca assim mesmo! Só não podemos afirmar se aprenderam a lição...

Agora, saudosos da "Telegang" vêem o presidente da república mexendo os pauzinhos para consumar mais uma operação entre os baluartes da soberania nacional. Depois da Petro-Ipiranga, conseguiram viabilizar a VariGOL!!! Próximo passo... as empresas de telecom! Como no projeto inicial de privatização destacaram-se os grandes players multinacionais - Telefónica ( junto com Portugal Telecom na VIVO) e a Telmex ( agora também com a AT&T) - fora a TIM, que insinua há tempos a sua retirada do mercado, sobrou, como seria previsível, juntar as duas maiores operadoras em controle dos brasileiros!?! Conciliar os interesses da GP, Andrade Gutierrez, La Fonte, com o Opportunity, o Daniel Dantas e os fundos, não é uma tarefa das mais fáceis.

Para isto, vemos em cena a(s) nova(s) gangue(s) do pedaço: A GANgovernamental para "apadrinhar" eventuais fusões, e a GANgrena dos políticos para aprovar as mudanças necessárias na constituição. Sem uma ou outra, nada seria possível! Mas a economia vai bem!!! Sim, de fato, os bancos nunca ganharam tanto, nem têm do que reclamar. Os miseráveis estão consumindo mais... deixa que o "resto" da população pague a conta!!!

Depois, que tentem abafar CPIs, que produzam investigações para apontar as "sardinhas" culpadas pelo vazamento de informações privilegiadas, e seus lucros com o manuseio de ações das empresas envolvidas. Os verdadeiros mentores estão ficando ricos, ninguém "desconfia" quem são, mas alguma satisfação é dada ao grande público através da mídia.

E o mercado correndo atrás da credibilidade que fez aumentar o número de participantes PF. O dinheiro continua entrando (não como antes) nas IPOs e principalmente nos leilões de Títulos do Tesouro - premiados com as mais altas taxas de juros do planeta e ainda de uma isenção para estrangeiros (que usam o capital volátil apenas para especular na nossa Bolsa). Com isso, logo teremos o dolar abaixo de 2 reais (até a hora de intervirem no câmbio?), o risco-país em baixa (longe do investment grade?), mas a falta de regras claras para investimentos em estrutura (o PAC sai do papel?) junto com a promessa de reformas imprescindíveis que vão sendo postergadas para não chamar muito a atenção do curral de eleitores mais desinformados...

Ou seja, vivemos cercados de uma grande variedade de gangues... oficiais e para-militares (milícias?), de bandidos (eleitos e marginalizados), de partidos que mudam a sua legenda (mas continuam no poder) e de espertalhões que, na maioria das vezes, sabem escolher bem os seus pares!

Gang-BRASIL!!! :-(

Um comentário:

Seagull disse...

Depois de acontecido não adianta comentar pelo retrovisor...

Mas isto já vinha sendo aventado há algum tempo...

Uma questão de "timming"... a TNLPD28 quando passou de 1 real fez a festa!!! :-)

Mas quem gosta de uma "aposta" nas OTM ganhou ainda mais na D30!!!

Lugar de lucro é no Bolso! ^v^