Enfim... está tudo me parecendo muito estranho. Europa com altas expressivas, Wall Street em boa valorização e aqui a Bovespa sobe 1%... sem a Petrobras, e com a Vale contida!
Siderúrgicas, bancos, elétricas, construtoras e o setor de consumo estão sustentando o índice.
Quando mais precisamos das bluechips para ajudar, elas destoam... e ficamos assim!
E hoje é o último pregão do mês.... talvez por isso, alguma surpresa ainda possa acontecer durante o dia.
A primeira eu já descobri: UBBR11 deixou de ser negociada! ;-)
Abs ^v^
Acompanhe o mercado pelo Fórum Monitor Financeiro
2 comentários:
Meu caro Marcio,
Eu venho tendo, há quase 1 ano, uma visão tão negativa desta crise, que quando tenho lampejos de otimismo acho que devo dividir com os amigos.
Algo me diz ("educated guess") que podemos ter atingido o fundo do poço, no quesito desorganização econômica que a restrição de crédito trouxe para o Brasil.
Creio que se nenhuma catástrofe internacional irradiar más notícias para o Brasil, poderemos ver o país reiniciar uma nova trajetória de crescimento, lenta, gradual, sem 'fireworks', a partir de um patamar muito mais baixo. Mas de crescimento e é isso que importa agora.
Eu não ouso aconselhar os amigos do Seagull e do Monitor sobre estratégias de mercado, até porque ele flutua ao sabor de muitas outras variáveis, mas espero que estes meus pitacos ajudem na discussão do grupo.
Aqui os pitacos: http://blogdocredito.wordpress.com/2009/04/01/brasil-discutindo-prejuizos-bilionarios-das-empresas/
Com meu abraço,
Fernando
Caro Fernando,
Você sempre faz leituras muito pertinentes. Sou frequentador assíduo do Blog do Crédito, e gostaria até de poder comentar mais suas postagens.
Educated Guess é uma coisa de gentleman! :-)
Na prática, em relação ao mercado, muitos são tomados pelo "wishfull thinking".
E estes desejos mais íntimos, quando afloram na pele, costumam se transformar em euforia. É nessa hora que precisamos de cautela.
A bolsa não é racional, mas se agirmos pelo emocional, o perigo aumenta.
Creio mesmo que o mercado vai se recuperar antes da economia. E o Brasil está, de fato, bem posicionado neste contexto.
Vamos ver... eu sempre procurei ser conservador em meus investimentos - mesmo adotando posturas agressivas pontualmente.
Se depender da minha torcida a coisa engrena. Pena que dá arquibancada (ou camarote) não dá para chutar a bola em gol! rs
Grande abraço ^v^
Postar um comentário