Plus500

9.4.07

Irã anuncia produção de combustível nuclear em escala industrial

09/04/2007 - 10h46
Irã anuncia produção de combustível nuclear em escala industrial
da Folha Online

Após reafirmar seu direito de desenvolver tecnologia nuclear para a produção de energia, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou nesta segunda-feira que o país alcançou níveis industriais de produção de combustível nuclear. Ahmadinejad fez o anúncio na usina nuclear de Natanz na presença da imprensa iraniana e internacional na data em que o Irã celebra o "Dia da Energia Nuclear".

"Não há provas de ilegalidade em nossas atividades", disse Ahmadinejad, afirmando que o Irã agiu com transparência ao permitir inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no passado. Ele reafirmou que o programa nuclear iraniano tem fins pacíficos e disse que o país obedece às normas internacionais sobre o tema.

12.mar.2007/Reuters

Mahmoud Ahmadinejad anunciou hoje desenvolvimento de programa nuclear do Irã
"Aqueles que nos desafiam usam eles mesmos a tecnologia nuclear", lembrou Ahmadinejad, em alusão aos membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da ONU.

A ONU aprovou recentemente sua segunda resolução (1.747) contra o Irã devido à insistência do país persa em manter o programa nuclear, que é suspeito de visar a produção de um bomba nuclear, em funcionamento.

Ahmadinejad usou também argumentos ecológicos para defender o programa. Ele afirmou que a energia nuclear é mais limpa e não contribui para a poluição que piora os efeitos do aquecimento global como os combustíveis fósseis, que não são uma fonte inesgotável de energia.

"Se os combustíveis fósseis fossem suficientes para prover energia para o mundo, os países ocidentais que nos criticam não teriam desenvolvido energia nuclear em seus territórios." Por fim, o presidente afirmou que o Irã resistirá às pressões internacionais e continuará a produzir combustível nuclear.

2 comentários:

Miceslau Olkowski disse...

Taí um bom motivo para fortes emoções nas Bolsas Mundiais.

Seagull disse...

Cheiro de pólvora!!!

Pior, Urânio enriquecido???

Os "marines" devem estar na fase final dos treinos e planejamento...
Afinal, estratégia não é uma coisa oriunda dos círculos militares?

:-(