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16.7.07

"Insiders"

Fusões e aquisições: o desafio de evitar o vazamento de informações

O boom no mercado de fusões e aquisições vem impondo um severo desafio à Comissão de Valores Mobiliários (CVM): evitar o vazamento de informações privilegiadas aos acionistas das empresas envolvidas em cada negócio. Somente neste ano, pelo menos três grandes aquisições vieram acompanhadas de suspeita de favorecimento. O primeiro caso foi o da venda do Grupo Ipiranga a um consórcio firmado entre a Ultrapar, a Petrobras e a Braskem, em março. Dois dias antes da oficialização do negócio, as ações ordinárias (ON, com direito a voto) da empresa subiram surpreendentes 30%. Outros casos que levantaram suspeitas foram o da compra da Varig pela Gol e, mais recentemente, a aquisição da Azaléia pela Vulcabras. Todos os casos serão investigados pela própria CVM.

Preocupada com o problema, a Associação Brasileira de Companhias Abertas (Abrasca) criou o “Manual de Controle e Divulgação de Informações Relevantes”. Também lançou um selo que certificará aquelas empresas que aplicam uma boa governança das informações de mercado. As companhias que seguirem as diretrizes do manual – dentre as associadas à Abrasca – receberão o selo que atesta o controle das informações. “Isso irá adicionar valor às ações da empresa”, acredita Antonio Castro, presidente da Abrasca. Segundo ele, o vazamento de uma informação confidencial pode trazer danos não apenas ao mercado como também à imagem das empresas envolvidas. “É importante definir o momento certo para divulgar uma informação. E essa é uma tarefa difícil”, avalia.

Além de servir como um guia contra o vazamento de informações privilegiadas, o manual sugere políticas para quem precisa lidar com diversas situações. “Por exemplo, antes de acontecer a divulgação de resultados ou no processo de uma negociação, poderia haver uma política de restrição à venda de ações da empresas para os funcionários”, observa Castro. O presidente da Abrasca elencou três regras básicas que as empresas devem seguir para ter um bom gerenciamento das informações. Confira abaixo:

1 - Criar políticas de negociação para a divulgação de atos e fatos relevantes: definir previamente como e quando divulgar essas informações;

2 – Tomar medidas de prevenção relativas à informação: não comentar informações confidenciais em qualquer local público e guardá-las corretamente evitando que terceiros a utilizem;

3 - Criar listas e termos de confidencialidade: manter uma relação das pessoas que detêm informações estratégicas na empresa e pedir que assinem contratos de sigilo de informação

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