Plus500

10.5.07

Novas Ofertas Públicas - IPOs

Com bolsa em nível recorde, registro de ofertas dispara na CVM

REUTERS

As empresas brasileiras já fizeram 26 ofertas de ações este ano. Entre a noite da véspera e esta quarta-feira, entraram mais oito pedidos na Comissão de Valores Mobiliários, elevando para 21 o número de companhias no pipeline para vender papéis este ano, o que mostra que o mercado continua bastante aquecido.

O setor das instituições varia, mas bancos de médio e pequeno porte e empresas do setor imobiliário têm sido destaques. Entre as que estão se preparando para fazer oferta estão os bancos Paraná, Cruzeiro do Sul e Bonsucesso, além de WTorre Empreendimentos Imobiliários e Helbor Empreendimentos imobiliários.

Nesses dois últimos dias protocolaram pedido na CVM Tegma Gestão Logística, Redecard, Aliansce Shoppings Centers, Hering , Companhia Providência Indústria e Comércio, Banco do Estado do Rio Grande do Sil, Banco Daycoval e Redecard e PPE Fios Esmaltados.

Este ano, as empresas já levantaram 18,3 bilhões de reais com este tipo de operação, sendo que 21 foram ofertas públicas iniciais (IPOs), segundo informações da Bovespa. O movimento é acompanhado por um forte desempenho do principal indicador da bolsa paulista, que acumula valorização de mais de 15 por cento em 2007 e está no maior nível da história. E analistas prevêem ainda mais ganhos este ano.

Em todo o ano passado, quando a bolsa subiu 33 por cento, o montante captado foi de 30,4 bilhões de reais, com um total de 42 ofertas, sendo 26 IPOs, segundo dados da Bovespa.

As ofertas têm contado com forte participação de investidores estrangeiros. Este ano ela está em 74,5 por cento, frente aos cerca de 67 por cento do ano passado e aos pouco mais de 60 por cento de 2005.

Nenhum comentário: