Em dia de feriado nos Estados Unidos, a cautela prevaleceu na Bolsa de Valores de São Paulo no final dos negócios e o mercado acionário fechou perto do zero a zero. Durante toda a sessão o principal indicador da bolsa paulista, o Ibovespa, registrou alta ao redor de 0,5 por cento. Mas o índice encerrou o dia com leve valorização de 0,12 por cento, aos 60.653 pontos. O volume de negócios foi de 2,7 bilhões de reais, bem abaixo da média diária do ano.
O Ibovespa acumula baixa de cerca de 6 por cento na semana, em meio a temores sobre a crise global de crédito e ao aumento do preço do petróleo no mercado internacional. A alta das ações de Companhia Vale do Rio Doce, Petrobras e Banco do Brasil, as mais negociadas do pregão, ajudou a segurar o principal indicador da bolsa paulista no terreno positivo.
O mercado não contou com a referência das bolsas americanas, que não operaram pelo feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA. Ainda por conta disto, na sexta-feira o pregão em Wall Street será encerrado às 16h00 (horário de Brasília)
Bolsas Internacionais
As ações européias fecharam em alta nesta quinta-feira, lideradas pelo setor farmacêutico após uma corretora dar uma avaliação mais positiva para o setor, enquanto que os preços estáveis das commodities pesaram sobre as ações das mineradoras e companhias energéticas.
Segundo dados preliminares, o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações das empresas européias, fechou em alta de 0,72%, para 1.453 pontos. O índice caiu 2,5 % na quarta-feira, sua pior queda em um dia desde a crise do crédito há três meses. Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 1,39 por cento, a 6.155 pontos, o DAX avançou 0,58%, para 7.562 pontos, o CAC-40 subiu 0,65%, e o Ibex-35 registrou desvalorização de 0,31%.
Câmbio
O dólar reverteu a trajetória da maior parte do dia e fechou em leve alta nesta quinta-feira, influenciado pela atuação do Banco Central em uma sessão esvaziada por um feriado nos Estados Unidos. A moeda norte-americana subiu 0,11 por cento, para 1,780 real. Apesar de pequena, a variação foi suficiente para garantir que o dólar fechasse no maior nível desde 25 de outubro de 2007. Após vários dias de volatilidade provocada por tensões no exterior, o mercado de câmbio pôde operar com mais calma devido ao feriado que parou os negócios nos EUA.
Petróleo
O estoque de petróleo em Oklahoma, ponto de entrega física de alguns contratos futuros norte-americanos, subiu 1,2 milhão de barris na última semana, para 14,6 milhões de barris, o que ofuscou a queda registrada nos estoques gerais do país.
Informações Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário