Em seu blog, Pedro Doria chama a atencão para o empréstimo de 51 bi, fornecido pelo FED ao Contrywide, como consequência da crise dos subprimes. Doria cita Nouriel Roubini, responsável pelo Departamento de Economia e Negócios da Universidade de Nova York:
A discussão é boa, afinal, se a bancarrota de um banco do porte do Countrywide seria desastrosa, há também o tal "risco moral" envolvido, como apontado por José Paulo Kupfer ainda em agosto:
Em casos nos quais uma quantidade enorme de dinheiro público é necessária para salvar uma instituição insolvente, a penalidade justa para os acionistas é limpar suas ações e promover uma tomada de comando pública – isto mesmo, uma nacionalização do banco. Tal nacionalização deve ser temporária, apenas para limpar a bagunça, deve servir para se livrar dos sócios e gerentes incompetentes, reestruturar o banco e então revendê-lo para o setor público. Capitalismo sem punição para empréstimos mal feitos traz a peste à tona.O post completo, no blog de Roubini, pode ser lido aqui.
A discussão é boa, afinal, se a bancarrota de um banco do porte do Countrywide seria desastrosa, há também o tal "risco moral" envolvido, como apontado por José Paulo Kupfer ainda em agosto:
(...)a ação intervencionista dos BCs tem, sim, um problema sério o bastante para merecer reflexões: o chamado “moral hazard” (normalmente traduzido aqui para “risco moral”).
Trata-se da situação em que, ao se lançar em operações de salvamento, como emprestadores de última instância, as autoridades sinalizam aos investidores que sua ganância e irresponsabilidade diante dos riscos, na hora H, será premiada – e não castigada. Se ganharem convicção de que serão socorridos, os investidores poderiam resolver correr riscos ainda maiores, com conseqüências ainda mais desastrosas para todos. Como intervir e não distorcer os princípios do investimento saudável é uma delicada questão cuja resposta não é trivial.
3 comentários:
Valeu pOp!!!
As suas leituras selecionadas sempre nos trazem ótimos artigos.
O seu post já foi para o MF!
Por falar em Monitor Financeiro, o Lauro Bonfim me falou que anda à procura de mais participantes para atualizar a seleção de trechos das postagens na lista dos blogs colaboradores relacionados.
Vc não teria interesse em virar membro daquele time?
Aviso logo que o salário não é bom... rsrsrsr
Abs ^v^
Uai, a princípio eu topo...
Entra em contato comigo no marcelo.pina [@] oi.com.br
Show!
Postar um comentário