31.1.09
29.1.09
24.1.09
Nouriel Roubini estará certo, mais uma vez?
A avaliação contradiz as expectativas da maior parte dos analistas de Wall Street, que projetam uma alta de 29% para o índice Standard & Poor's 500 neste ano. Para o economista, os chineses já estão em recessão, apesar de o governo ter divulgado uma expansão de 6,8% no quarto trimestre. "A demanda está em queda na China, o país possui excedente de capacidade e há um excesso de oferta mundial. Isso tem implicações muito importantes", afirmou Roubini.
A análise é compartilhada por Albert Edwards, estrategista global da Société Générale. Edwards também chamou a atenção do mercado, em março de 2007, quando ressaltou que uma contração dos Estados Unidos detonaria uma onda de baixa no mercado de ações. Agora, para Edwards, a freada da China vai reduzir os ganhos no setor industrial, de energia e de matérias-primas. Isso levará à piora do movimento de venda de ações em países emergentes. Nos Estados Unidos, o S&P 500 pode despencar 40%, segundo o economista.
Postado por Sardinha no Fórum Monitor Financeiro
--------------------------------------------
Acompanhem o RGE Monitor, onde Roubini publica seus estudos.
23.1.09
Beyond Elliott
Durante esta semana estarei ausente em função do final das férias das crianças. Troco a contagem das ondas de Elliott pelas praias de águas calmas e mornas do Nordeste. Mesmo assim terei muitas atividades... surfar, velejar, mergulhar, pescar, jogar tênis, e também ficar sem fazer nada durante boa parte do dia. Afinal ninguém é de ferro! rs
Levo, por desencargo, o notebook e um roteador Wi-fi para instalar na casa que alugamos durante este período, e, assim, vou tentar não ficar totalmente alheio ao que acontece no mercado.
Tanto o Seagull Trading como o Monitor Investimentos ficam nas boas mãos de nossos colaboradores. Participem do Fórum e procurem mantê-lo atualizado... um pequeno favor que vos peço.
Desta forma, mesmo de longe, poderei continuar informado sobre os desdobramentos da crise, com suas quedas e repiques, e o desempenho dos principais índices e ações da bolsa de valores. Quem sabe até executar alguns trades à distância, e postar alguma mensagem de posição - já que, com a internet, nosso alcance e interatividade não têm limites!
Grande abraço, sucesso, e bons trades! ^v^
22.1.09
FIDC
São fundos de investimento em direitos creditórios, cujas cotas são vendidas para investidores qualificados. Os fundos poderão ser abertos ou fechados. Os fundos abertos são aqueles em que os cotistas podem efetuar mais aplicações ou solicitar o resgate de suas cotas a qualquer momento. Os fundos fechados são aqueles em que o resgate de cotas ocorre ao término do prazo de duração, ou seja na liquidação do FIDC.
Os FIDC têm duas classes de cotas:
Sênior
Subordinada
As cotas Subordinadas são aquelas que se subordinam no resgate de cotas em relação as cotas seniores. Desta forma, as cotas subordinadas funcionam como uma espécie de garantia ou colateral prestada pelo cedente dos direitos creditórios, servindo como colchão para absorver eventuais inadimplencias por parte dos sacados e bem como outras despesas do fundo e oscilações que impactem negativamente o cotista sênior, garantindo assim ao cotista sênior a rentabilidade negociada na emissão.
O atual momento de mercado indica uma forte tendência para a abertura de fundos de recebíveis – FIDC, em virtude de o mesmo concorrer em diversas frentes como um instrumento atraente para investidores individuais, fundos, fundações e financeiras e/ou empresas que atualmente operam no mercado de desconto de recebíveis. O FIDC promove a desintermediação financeira ao vincular diretamente o tomador do crédito com o investidor em uma estrutura simples e isenta de tributos intermediários. No caso da empresa detentora dos recebíveis, a mesma vende ao fundo os seus valores a receber sobre vendas comerciais ou de serviços, captando recursos para aumento de seu capital de giro a um custo bem menor do que os de empréstimos bancários, pela desintermediação e ainda pelo fato de que muitas vezes o rating dos fundos é melhor do que o da empresa.
Fonte: FIDC
Sem grandes expectativas
Até que o GAP de 500 pontos no futuro ficou barato. Cortaram os juros em 1% depois de um bom tempo e ainda acharam pouco. O fato é que, com a inflação dominada, sem a pressão que o câmbio poderia exercer sobre os preços, redução da capacidade produtiva nas indústrias, perda de empregos, diminuição na demanda, com tudo isso... nossa taxa real ainda é muito alta.
Bom para quem aplica na renda fixa! E a bolsa?
Mesmo com a liberação de mais alguns bilhões de ajuda financeira pelo Congresso americano, e das atitudes serenas e sensatas de Obama, a realidade é cruel. Como os estrangeiros expressam um sentimento otimista em relação ao Brasil, a maior parte dos bigshots da economia mundial também acredita que 2009 será um ano perdido. Então, feliz 2010!
Particularmente acho até que as bolsas podem cair mais e fazer novas mínimas... mas meu pensamento é de quem ainda acredita no caixote. Uma longa lateralização até as coisas tomarem um prumo.
Quem vai dar a resposta é o mercado. Mesmo que ele se antecipe, a virada definitiva ainda parece longe.
Enquanto isso, é operar aquilo que está sendo oferecido, de forma a ir tentando tirar um lucrinho!
É isso... e os debates continuam no Fórum do Monitor ^v^
21.1.09
Supertele
Estaria chegando a hora de trocar as BRTP, já precificadas (com o tag along de 80% acima de R$ 61), pela, agora, nave-mãe - Oi/Telemar? De fato ninguém garante que as ações ordinárias da Brasil Telecom (com direito a voto) não vão continuar subindo até o valor efetivo da aquisição do controle (R$77). Como também podem ceder... mercado é sempre uma caixinha de surpresas.
O fato é que as ações da empresa de participações da TNL cairam bastante. E estão depreciadas com o desembolso feito na compra da BrT, que deve se traduzir em dividendos menores nos próximos balanços. Mas continuará sendo a bola da vez... a Supertele nacional com bastante capital do governo empenhado, uma gestão profissional, e ainda bastante marketshare para ganhar da concorrência. Agora, com uma área de atuação ampliada e a convergência de serviços, vai ficar difícil segurar. Sem falar na base consolidada (apesar da portabilidade nos telefones móveis, ela tem mais a ganhar do que perder com sua conhecida estratégia agressiva de marketing) e tarifas reajustadas por contrato.
Enfim, o gráfico (em close) da TNLP3 é este. Apenas as projeções de alvo do novo pivot ao rompimento da LTB - e ainda parece que está fazendo pullback!
E, aqui, a finalidade dos posts continua sendo apenas o estudo!
Para quem procura "dicas" existem outros espaços mais indicados.
Abs ^v^
20.1.09
Obama vem aí: rally ou rallah???
Mas antes de melhorar ainda vai piorar...
Muito?
Como sabemos que o mercado sempre se antecipa, devemos prestar muita atenção em seus atos e palavras.
Embora não seja mágico nem dotado de super-poderes, a sua vitória na eleição (que na minha opinião se deu foi nas convenções do partido democrata, ao ser o escolhido em disputa com a Hillary) com a decorrente posse de hoje, deve trazer um alento inicial - YES, WE CAN - mas pode gerar uma enorme frustração em breve, caso a resposta não venha rápido e dentro das expectativas.
Coincidentemente, ontem Israel debandou de Gaza... deixou escombros, cadáveres e marca da opulência.
Vamos ver como fica o mercado: Rally ou Rallah...??? Para um lado vai ter que andar. E o movimento pode ser forte!
Se não ficar de lado, o que eu acho mais difícil nos primeiros momentos. A médio prazo, ainda acredito na manutenção do trading range entre 30 e 42k (há quanto tempo canto esta música...), e apenas um rompimento para um dos extremos fará eu modificar minhas estratégias e o estado de PermaAlert.
Olho vivo que o dia já começou na Ásia (em queda), Europa (alta próxima à estabilidade) e os futuros americanos continuaram rolando 24hs, apesar do feriado por lá... na BM&F a pré-abertura estava morna com baixa entre meio e um por cento no IND e WINFUT. E por falar em %.... qual o tamanho do corte que o Copom vai fazer na Selic?
Bons trades e sucesso! ^v^
Conto com a sua participação em tempo real no Fórum Monitor
19.1.09
Estudo de Ondas
Com os créditos para o Marreta, um dos mais estudiosos e fiéis colaboradores no Fórum Monitor Financeiro :
"Nesse fim de semana estava revendo alguns arquivos e encontrei um artigo publicado em julho de 2008. Naquela época eles atentavam para a força destruidora da onda C"
Elliott Wave Theory
Sobre o efeito no mercado após a posse de Obama, vai ser RALLY ou RALLAH ??? A maioria espera que suba ou desabe tudo de vez?
Seja lá o que for... ou ao contrário, é bom estarmos preparados! ;-)
Abs ^v^
16.1.09
Follow the leader!
Abertura na Bovespa em alta e com GAP. E sendo assim, deve corrigir nos primeiros momentos.
Depois vai depender da Matriz. Liberaram 20 bi para o BofA, mas ele e o Citi apresentaram prejuízos consideraveis.
Vamos ver o que vai pesar mais... Ásia, Europa e os minifuturos americanos em expressivas altas.
Clima de otimismo está sendo reforçado pela rejeição do Senado ao bloqueio da ajuda financeira nos EUA.
Com toda informação sobre os mercados, a coisa só define quando abrir a Matriz. Às 1230 pelo horário de verão em Brasília...
E pelas Time Zones de Fibo, estaria mesmo pintando um fundo.
Assim que as coisas assentarem, segura o rojão! ^v^
15.1.09
Matéria na Revista InvestMais
Sugiro que comprem a revista (e até colecionem seus exemplares) para acompanhar a evolução da proposta da Editora Quantum, e ter acesso a todo conteúdo.
Mas para os amigos, membros de nossa comunidade, e leitores do Seagull Trading, estou disponibilizando a matéria sobre o MI em PDF na seção de Downloads para todos terem uma prévia da qualidade editorial desta publicação.
14.1.09
Panorama do Mercado
Acompanhe os debates em tempo-real no Fórum Monitor
13.1.09
STS - Vendas zeradas
Depois de uma venda boa, o STS mandou zerar posição e ...
Seagull Trading System Updates
Não deixem de acompanhar o Fórum Monitor Financeiro
12.1.09
O fim da era dos combustíveis fósseis
Leia mais...
Tidal Wave
Uma "tidal wave" é a famosa onda de maré, muitas vezes confundida com uma Tsunami - esta provocada por abalos sísmicos no fundo do mar e irradiada em forma de swell até atingir a costa. E aqui nos mercados financeiros, capitaneados pelos índices da Matriz (DJIA e SPX), a maré voltou a secar. Se não for a pororoca da Amazônia...
Neste caso é bom ficar esperto!
Sobraram divergências nos gráficos: além do OBV e MACD, que o Marreta mostrou no Fórum do Monitor, um dos indicadores que eu mais observo é o estocástico lento. E olha lá no diário... depois de 5% de queda fica fácil atestar... mas isso não aconteceu hoje, já estava claro desde a rejeição de preço nos 42.300, com o falso rompimento da congestão, o famoso violino (ou foi violoncelo?). Perdendo esse suporte (mais psicológico) dos 40k... tem que ficar de olho no último fundo em torno de 36.500. Abaixo disso só a LTA em 35k e a base do caixote!
E se for só um Pull Back, como perguntou o Airbus?
Caso seja apenas um PB, sorte de quem acreditar e montar estratégias com base nisso! Mas os 3k que o índice perdeu, e os reais que Petro, Vale e outras devolveram já proporcionaram bons ganhos nas vendas...
Não sou eu que desenho o gráfico! No máximo tento antevê-lo, acompanhar a tendência e, na medida do possível, tirar algum proveito nos resultados que obtenho com os meus trades! ;-)
Abs ^v^10.1.09
Small Caps e os "Tamburetes"
-------------------------------------------------------------
Ilustres,
Finalmente um pouco de calmaria para curtir a plantação realizada durante a tempestade!
Bancos médios trazendo uma recompensinha pela garimpada de small caps
Recheando a lista das maiores altas da semana com polpudos percentuais!
Para aqueles que já descobriram o poder sedutor das small caps, aos poucos estarei migrando as postagens para o novo blog:
http://smallcaps.blogs.advfn.com/
Obrigado pela gentileza com que me recebem por aqui!
Abraços,
Small caps.
Realmente, quem entrou em BICB4, PINE4, CZRS4, entre outros menos comentados, não tem mesmo do que reclamar! Bancos ou tamburetes, o lucro foi farto nestes últimos dias!
Valeu Mestre! ^v^
9.1.09
Ser comprador de topo é bom!
Nestes casos...
O gráfico contínuo e atualizado dos juros negociados na BM&F para janeiro de 2010 é auto-explicativo. Em poucas palavras...
Mesmo com o nosso foco mais voltado para a RV, quando o objetivo é potencializar a rentabilidade do patrimônio, com menor exposição a riscos, se o momento pedia cautela, o Tesouro ofereceu em outubro uma oportunidade ímpar: prefixados para 2011 (quando a tributação regressiva iguala os 15% do imposto em bolsa) acima de 17% aa em titulos lastreados pelo governo... juros reais de 12% nestas circunstâncias, com os BCs de todo planeta cortando suas taxas!? Coisa de outro mundo... em Tupiniquinsland é assim!
Agora, a remuneração pela RF foi na ordem de 7% no mês passado.
Por que lembrei disso? Acho que por causa de uma postagem antiga que eu achei no Fórum do Monitor. Enquanto a Bovespa batia recordes no circuit breaker, essa foi a "pechincha" de ocasião:
DDF10
Quem não gostaria de ter ficado comprador nesse topo?
Abs ^v^
Topo do caixote
Tudo certo que um rompimento definitivo dificilmente se dá na primeira tentativa... bateu 42, fez que ia, ainda não foi, voltou aos 40k, ameaçou voltar e vamos ver onde isso vai parar. O caixote todo mundo sabe como é: de 30 a 42. Tirando os 35 do meio do caminho, na hora que espirrar para fora de um destes extremos o Ibovespa pode ser alçado aos 53k, ou ir buscar as profundezas do inferno, na casa dos 20 mil pontos.
O cenário continua ruim, existem algumas boas expectativas com a posse de Obama no dia 20, mais dinheiro vai ser colocado na economia para conter a recessão, mas...
Quando alguém te elogia, faz uma lista de suas qualidades e termina a frase com um "mas" ou "porém"...
Nestas horas os fundamentos pesam. São muitas empresas boas e uma conjuntura macro contaminada.
Então, ou seguimos as notícias contraditórias, e desencontradas, que a mídia nos impõe, ou nos orientamos pelos gráficos. Mais ou menos complexos, com muitos ou sem nenhum indicador, use fibos, médias, S&R, que isto tudo não nos confunda e ofereça uma bússola para nossas tomadas de decisão. Olho no SPX (pq ainda, Matriz rules) e limpa a peneira para garimpar as pepitas do mercado.
Para defesa em quedas a melhor atitude ainda é vender os ativos... ao menos lançar opções, ou arbitrar no índice futuro. Mas mesmo nas piores fases sempre há aquelas ações que andam na contra-tendência. Descobrir qual é a bola da vez, entrar no momento certo, e sair antes de puxarem o tapete é uma arte!
Estava lendo agora uma reportagem da Exame que lista os ativos que deram mais retorno aos investidores.
Se pedirmos uma relação com 10 à qualquer um, dificilmente alguém acertaria ao menos 3!
Quem mais deu retorno aos acionistas* | ||
Empresa | Ação | Valorização (%)** |
Drogasil | DROG3 | 1.244,69 |
TAM | TAMM4 | 1.018,11 |
Telebrás | TELB3 | 900,00 |
Telebrás | TELB4 | 875,00 |
AES Tietê | GETI4 | 583,44 |
Aços Villares | AVIL3 | 489,93 |
João Fortes | JFEN3 | 397,64 |
Metisa | MTSA4 | 367,64 |
Perdigão | PRGA3 | 362,32 |
Vamos compartilhar este trabalho; quem pesquisar e descobrir primeiro uma boa oportunidade, GRITA.
Cientes de que nada deve ser visto como recomendação de investimento - apenas indicação de estudo para compartilharmos e filtrarmos melhor reforçando uma possibilidade favorável de posicionamento! E como a bolsa pode andar nos 2 sentidos (ou fica de lado), uma perda de suporte pode proporcionar chance de venda alugada.
Hoje lá fora por enquanto está tudo calmo. Até demais. Bolsas na Ásia apresentam sinais variados, com destaque negativo para o índice Kospi, penalizado pelo pedido de proteção contra falência pela montadora Ssangyong - aquela mesmo que andou vendendo uns SUVs por aqui com tecnologia e motores a diesel da Mercadez. O BC coreano cortou mais meio ponto nos juros, para o patamar mais baixo de sua história (2,5%). Foi o quinto corte seguido... e ainda deve vir mais.
Na Europa, as praças operam em baixa, porém próximas à estabilidade: FTSE e IBEX caem 0,5%, enquanto o DAX e o CAC andam pelo 0x0. Futuros americanos tambem perdem: no momento o SPX tem -0,4 e a Nasdaq -0,6.
Na BM&F a pré-abertura também sinaliza correções, com o IND e WIN na faixa de 42.440 (-0,40%). Mas tudo pode mudar quando Wall Street iniciar os negócios e Obama abrir sua boca!
Para maiores trocas de informação em tempo real, o canal é o Fórum Intradiário do Monitor Financeiro.
Muita inspiração e bons negócios aos amigos !!! ^v^
8.1.09
Trading System x Expert Advisor
Apesar do mercado estar sendo cada vez mais dominado por robôs, sem desmerecer - até porque muitos deles têm sua eficácia comprovada, esse negocio de ATS é para quem não quer decidir. A capacidade discricionária do trader ainda é um grande diferencial (vide o "Market Wizard" Ed Seykota)
Acredito mesmo que consigam obter resultados fantásticos através de sistemas quantitativos, mas sou um operador à moda antiga (ainda). Gosto de montar as estratégias e tomar minhas próprias decisões.
Já tentei codificar algumas variáveis do STS (não foi possível incluir todos os filtros) e os resultados dos backtests nunca chegaram nem perto da performance que eu obtenho com minha técnica paleolítica no esquema mecânico.
Dá mais trabalho... eu executo menos ordens... mas quem disse que ganhar do mercado é fácil?
;-)
7.1.09
Seagull Trading System
Foram boas compras... depois encaixotou no alto.
E agora foi disparada a primeira venda do ano.
Seguindo a maré agarrado no colete salva-vidas!
Para o lado que for, vamos juntos! ^v^
Ibovespa Flash
Podemos dizer que chegou a romper a LTB - com o fechamento do candle de ontem totalmente deslocado. Mas houve um price rejection... e aí fica a possibilidade de fazer um pullback por cima.
Entretanto, o tal "caixote" não tem um topo muito bem definido, ao qual nos referíamos como sendo em 41k, mas na verdade a faixa do alto desta congestão fica entre 40 e 42k. A sua base é por volta de 29.500. E agora teremos diversos suportes pelo meio do caminho...
E Petro e Vale brigando para ficar acima dos 24 e 28...
^v^
6.1.09
Bolsa de Commodities
Mas o IBOV chegou aos 42k. Se o candle de hoje fechar acima da LTB o rompimento estará confirmado. Não sendo um "violoncelo", podem tentar puxar o índice até a projeção do pivot em 53k.
E mesmo com as previsões de queda no minério, apenas a expectativa de um novo plano da equipe Obama para dinamizar a economia fez as cotações das mineradoras dispararem.
Barril de petróleo beirando os U$50... bem perto do topo do canal.
A nossa bolsa continua dependendo das bluechips... é o IBOPEVA!
O Índice de Petro e Vale... ^v^
5.1.09
Mercados depois das festas
Depois das festas, os investidores ainda parecem tomados pela crença de recuperação das bolsas. O mercado reage de forma mista e morna nesta reabertura dos negócios. A ofensiva de Israel contra os palestinos se mostra muito providencial no apagar das luzes do governo Bush. Onde há crise, uma guerra sempre desvia o foco. E com o preço do petróleo em baixa, a produção mundial em queda... fomenta-se a indústria bélica.
O índice de sentimento do mercado americano, expresso pelo VIX desceu abaixo de 40, o que não acontecia desde outubro.
Lembrando que a grande resistência do Ibovespa na faixa entre 40/41k está reforçada pelo encontro da LTB com o topo do caixote (e limite do TRG ascendente que se formou em seu interior). E a estimativa de crescimento do PIB em 2009 já foi revisada para 2,4%, de acordo com levantamento do Banco Central. Mantiveram a inflação do IPCA em 5% e os juros da Selic em 12% aa. A aposta é de um corte de meio ponto na próxima reunião do Copom.
Além disso, nos EUA, o DJIA vai ter que brigar para retomar o nível de 9.000 pontos. Tarefa comparável à disputa entre árabes e judeus...
Alguém sairá vencedor?
Abs ^v^
2.1.09
Ano Novo, Vida que Segue...
Sempre se renovando e evoluindo para ficar melhor! Mais este ano foram muitas mensagens profundas de consideração e apreço que recebemos por email dos amigos. Principalmente as dos parceiros de tantas jornadas, a quem dedicamos um agradecimento especial e as maiores esperanças de que nossos objetivos estejam sendo alcançados. Mas os desejos não poderiam ser outros! Os votos se repetem, e a energia que o tempo nos toma, vem em dobro na forma de sabedoria. A virada do ano não muda muita coisa, a não ser a cronologia que nos permite criar um referencial ao longo do tempo. Ano Novo, vida que segue!!! E se acreditamos na capacidade de evolução do ser humano, que o nosso crescimento pessoal e profissional seja ainda mais acentuado em 2009!
Ontem pensei em dedicar um tempo para escrever o pouco que percebo do cenário no mercado daqui deste pedaço do paraíso.
Mas a conexão com a internet anda instável, apesar do provedor banda larga, do roteador, da rede Wi-fi, e da assistência técnica profisssional, com suporte dedicado que nos foi oferecido pelo único prestador de serviço aqui da área - um garoto formado pela PUC-RJ que largou tudo no Rio e veio se estabelecer no Nordeste. E ele ainda opera renda variável... com os ensinamentos de um vizinho, meu ex-companheiro da bolsa de futuros à época de seu lançamento (anos 80) - que agora virou dono de uma pousada (Doce Cabana) bem atrás da casa que alugamos - ele teve suas aulas sobre como montar uma carteira e rentabilizá-la através de vendas cobertas com opções.
E assim venho acompanhando esporadicamente o noticiário e o desempenho das bolsas à distância...
Na terça-feira fizeram uma mesa de Texas Holdem e me convidaram para "brincar"... durante as rodadas rolava muito papo de bolsa. É sempre uma troca enriquecedora de experiência... a lembrança de tempos glamourosos do mercado em seus recintos de negociações.
Mas enfim, ontem vendo no Jornal da Globo que o Ibovespa havia subido praticamente 4%, com o índice beirando os 41k, imaginei que o rally era fruto da expectativa pela aprovação no congresso americano do programa de ajuda financeira requisitado pelo Obama (e seu antecessor). Com o resultado favorável na Câmara - apesar da decisão apertada com o "não" republicano - pensei:
O mercado já havia precificado !
Agora a briga vai para o Senado onde a parada vai ser um pouco mais dura. E onde estava o Ibovespa, que há poucos dias fez todo mundo acreditar em uma perda da base do caixote??? O Rallah... virou rally! De novo... e assim vai se alternando com a volatilidade, o sentimento dos traders, o VIX (vixe!)... e chegamos novamente perto do topo do trading range...
Vai romper? Agora embala??? Quando meu amigo - o ex-diretor do HSBC que está compartilhando a casa conosco - perguntou isso para mim, eu não falei nenhuma novidade para vocês que acompanaham minhas opiniões: se passar de 42.000 (livrando os violinos) o índice tende a ir aos 53k. Não passando, ele volta para o miolo do caixote. E o perigo continua sendo a perda dos 30k...
Algo diferente do que venho comentando nos últimos tempos??? Tudo igual!
Vamos trabalhar nas extremidades do caixote (que a meu ver deve perdurar por um bom tempo) até que um rompimento consistente venha a ocorrer.
Então, ele perguntou, o que você acha? Vendo tudo amanhã???
A decisão sobre investimentos é pessoal... vai ser difícil, algum dia, vocês ouvirem algo de mim neste sentido!
Bons trades! ^v^
PS: não posso nem dizer que estou com saudades...
... a vida é bela, muito além do mercado!
Obrigado à turma que vai atualizando o Fórum do Monitor