30.4.10
29.4.10
Dia de Consenso de Alta!?
Mesmo com a Europa reduzindo sua alta no final da sessão, quem define o rumo é o USA.
E a coisa engrenou por lá... levando os emergentes junto.
Vale deu compra aos 47 pelo STS. Petro também está evoluindo. Vamos ver se mantêm a progressão.
Convém também observar a Telemar, que opera abaixo de 26, geralmente um ótimo ponto de entrada. Os strikes de suas opções estão descontados depois do pagamento de 3,14 em proventos.
Ibovespa voltou a bater nos 68 mil... como será daqui para frente?
Lets GO!
27.4.10
Como está o mercado
Se está "caro" ou "barato" vai da percepção de cada um...
Eu tenho até escrito (e operado) pouco, porque não há muito o que falar. O importante é que na hora de executar as estratégias elas estejam em sintonia com o mercado. Ou então, melhor não fazer nada!
Ficar repetindo a mesma história cansa... mas o quadro não mudou. Europa continua com seus problemas, e agora parece que os investidores estão acordando... será preciso que uma agência de risco rebaixe o rating de determinados países para as pessoas acreditarem que a situação deles não está boa?
Enquanto isso, o dolar ainda permanece na casa de 1,7X, o preço das commodities cai, e levam junto nossas principais estrelas: Vale e Petro despencando...
Mas amanhã tem decisão do Copom... estimam um crescimento alto da economia, o consumo de energia deu um salto - em relação ao mesmo trimestre de 2009, quando tudo estava parado (e haja "Belos Montes") - a inflação recrudesce... o que esperar dos juros??? Eu não duvido nem de um aumento na ordem de 1%!
Enfim... temos que combinar com a bolsa para seguir a tendência que predominar. Dentro de um caixote pode haver acumulação ou distribuição. Se acha que está barato, compra; caso contrário, venda! E ainda bem que podemos operar nas duas pontas!
Abs ^v^
20.4.10
Bluechips
19.4.10
Fim da série Delta de opções
O grande fator para definição da tendência continuará sendo o fluxo externo... e com os problemas financeiros e econômicos internacionais se tornando mais latentes, um aumento da aversão ao risco pode levar o capital especulativo de volta para o berço.
Enquanto se falava em congestão, era muito dificil afirmar se as bolsas vinham acumulando ou distribuindo...
Mas sempre existe uma suspeita, e logo a resposta vai ficar clara para os que apostaram em uma coisa ou outra.
Abs ^v^
13.4.10
Capitalização da Petrobras
O prazo para aprovação da proposta está exíguo. Caso não consigam colocar isso em prática, as contas da empresa (e o caixa da campanha?) podem ficar comprometidas - assim como os investimentos necessários para exploração do pré-sal.
Dizem os executivos da petrolífera que já consideraram outras alternativas, inclusive a emissão de ações preferenciais. Assim, neste ritmo de incertezas, nossa bolsa vai descolando ao avesso dos demais mercados mundiais, que seguem firmes, de olho no que a China pode fazer com o câmbio do yuan.
O fato é que neste ano política e economia estarão mais juntos do que nunca, neste final de mandato de um governo populista e "aparelhador" de estatais. Os pepinos vão ficar para o próximo, tanto quanto os abacaxis a serem descascados - vide posição do país na questão nuclear do Irã, onde o Brasil está cada vez mais isolado.
Enfim, a candidata marionete oficial patina nas pesquisas enquanto o ex-governador de Minas (seja como vice na chapa - puro-sangue ou não), vai estar engajado na disputa. A velha política do café com leite pode fazer diferença nesta hora - que exige muita calma...
9.4.10
PETR4 - Petrobras PN
Pelo gráfico diário ela está congestionada nessa faixa entre 30 e 40 há exatamente 1 ano (desde abril09) de certa forma até em uma tendência positiva.
Mas depois do topo de dezembro, o papel entrou em um secundária de baixa e fez um pivot...
Se ela está acumulando ou distribuindo no caixote, só vamos saber depois... o fato é que a Vale avançou bastante nesse período, e a diferença entre as duas já está acima de 15 reais.
A explicação mais plausível deve estar no uso político da empresa, juntando com o ano de eleição, e a proposta ainda nebulosa de capitalização...
Enfim, o mercado todo está no alto, já na região do ultimo topo e nas proximidades do TH. E sem a ajuda da Petrobras esse rompimento fica bem mais dificil.
Abs ^v^
8.4.10
6.4.10
Que chuva!
Cheguei da Serra e estou vendo o Rio de Janeiro virar mar... literalmente, um "Mar de Abril"
As lagoas parecem que vão se unir ao oceano. Os canais estão cheios e as encostas desmoronando!
A cidade simplesmente parou... pouca coisa funciona. Colégios, bancos, restaurantes... está tudo fechado.
E a bolsa? Algo a ser dito por quem está acompanhando o mercado?
Voltei da Páscoa, mas o meu retiro continua... agora (semi) ilhado na beira da praia!
Pásmem!
^v^
O barulho está aumentando... a quantos decibéis?
Mas a música continua a mesma: na congestão, acumula ou distribui? Volume é importante... a volatilidade também!
Mas o que define a tendência é o PRICE!!!! Price, price, price...
Eu sei que continuo tranquilo e confortável... vendendo uns contratinhos de S&P quando estica demais, com uma posição mínima, enxuta, apenas de papeis em condições especiais, e um pequeno capital livre para giro, só com a finalidade de especular no tiro curto, seja a favor ou na contra-tendência do mercado.
Por falar nisso, alguém está acompanhando a Telemar nesta faixa de 26? Não custa observar... TNLPE30 - com strike descontado - apesar da pouca liquidez, para os nossos lotes o volume é mais do que suficiente . Basta acertar a hora de entrar e não perder a saída de vista! ;-)
Bom final de semana aos amigos! ^v^