Plus500

6.7.10

Assim é a bolsa

Tem fases que sobe (muito), outras que fica patinando de lado, e, também, ocasiões que devolve os ganhos conquistados ao longo do tempo de forma muito rápida.

Eu procuro sempre compartilhar minha leitura do mercado com total fidelidade, mas com reservas quanto a posicionamentos pontuais, e preocupado para que isso não venha a influenciar nas decisões de cada leitor. A definição das estratégias é uma questão pessoal, e toda hora eu reafirmo que deve caber ao dono do dinheiro escolher as melhores opções de investimento de acordo com seu próprio perfil. O importante é nos sentirmos confortáveis, tanto na limitação do risco, quanto no volume de capital alocado.

Recebi, em uma postagem abaixo, o comentário de um amigo que costuma acompanhar o blog, eventualmente participando com suas opiniões. Desta vez fiquei mesmo triste com sua mensagem, mais ainda pela minha impossibilidade de ajudá-lo. Daqui para frente tudo pode ser feito, mas, no que se refere àquilo que já passou, fica difícil consertar.

Transcrevo parte do que ele deixou registrado para dar mais destaque ao fato e minha resposta:

... para os menos favorecidos como eu, que pensava que era só investir em boas empresas que no LP estaria td bem, estou amargando ter devolvido oq havia ganho nos últimos 5 anos e no momento estar perdendo até pro CDI. estou pensando em sair da bolsa e comprar tudo de tesouro direto...

----------------------------------------------------------

Eu fico até triste de saber disso. Vc acompanha nossas postagens há bastante tempo, e nada do que é comentado aqui pode ser considerado novidade. Esse comparativo com o CDI é o melhor benchmark em épocas de baixa. Quando a bolsa está subindo o referencial deve ser o Ibovespa. E no longo prazo existe uma diferença entre os dois - claro que o ponto de entrada perto dos fundos é imprescindível para apurar um resultado melhor.

Não pense que eu acerto em todas as operações. O erro faz parte do dia-a-dia, e tudo deve ser levado em conta na montagem das estratégias... os limitadores de risco, gerenciamento de capital, e alternativas para quando a coisa não funciona como desejado.

O fato é que, para um trader, se torna dificil ganhar consistentemente só operando na compra... já para os investidores, o segredo é mesmo entrar nas baixas.

Enfim, tudo parece que se repete. Já vimos este filme. Por isso acho que o melhor caminho a tomar é na diversificação. Assumir prejuízo em ações de boas empresas não é uma boa decisão. Depois tudo acaba voltando e fica uma sensação ruim.

Se vc for aplicar em renda fixa, pondere o capital, de preferência usando dinheiro novo. Mas não desista da bolsa, os ganhos - quando acontecem - são bem superiores. Estamos sempre evoluindo, e cada lição deve ser vista como etapas do aprendizado.

Sucesso nas próximas investidas!

Abs ^v^

3 comentários:

Carlos disse...

Eu agradeço o apoio, sei em que mercado me meti, mas não pensei que fosse tão terrível(rs) talvez meu maior erro seja acompanhar e me sentir tão incompetente/impotente para operar, e ainda ficar com aquela retórica que lí em algum lugar na cabeça "investir em ações é pra LP"

Obs.: gostaria de dizer que a minha decepção é maior com as Blues, pois sei que tem papel com por ex. a HGTX3 que em 5 anos subiu mais de 2500%, porém eu não colocaria a mesma posição nela que tenho na Vale.

Obs2.:

No mais só tenho a agradecer suas palavras, e se não tivermos nova crise nos próximos anos, creio que a bolsa será um excelente investimento

Abços
Carlos

Seagull disse...

Carlos,

Eu ando meio devagar atualmente na bolsa. Mas RV sempre exige cuidados e, se possível, um acompanhamento de perto.

Desejo de coração que as coisas se acertem para seu lado e vc seja muito feliz em suas escolhas.

Grande abraço

Carlos disse...

Obrigado, pra vc tbm.

Abçs