Plus500

15.9.10

Deadline


Amanhã é o último dia para os detentores de ações da Petrobras (e cotista do FMP-FGTS) manifestarem a inteção de participar da oferta pública. Os demais interessados - que não têm prioridade nem garantia de serem atendidos - ainda podem decidir até 22/09.

A matemática é relativamente simples para os que detêm cotas da PETR3 "e" dinheiro no Fundo de Garantia: pode-se aplicar 34,3% do valor atualizado no FMP, ou 30% do saldo em conta - o que for menor. Difícil é enfrentar a burocracia... parece que o governo prefere aumentar sua participação, pois, além de não facilitar a vida dos acionistas, desta vez não haverá deságio como ocorreu em 2000... apenas os funcionários da estatal terão um desconto na aquisição de seus lotes.

Fazendo contas arredondadas: quem ingressou na primeira oferta de ações com R$ 10.000, chegou a ter R$ 180.000 no início de 2008 (uma expressiva valorização). De lá para cá, o valor já caiu à metade. Portanto, aqueles que mantiveram suas aplicações, poderão entrar com 30 mil nesta capitalização. Se considerarmos que o FGTS paga TR+3% aa, para um investimento de LP, sem dúvida, é uma boa opção para alocar seu dinheiro...

Contudo, os que resgataram suas cotas em 2008 podem hoje recomprar o dobro da quantidade de ações com o mesmo financeiro. E quem ficou, tem uma boa chance de fazer preço médio, mantendo a sua mesma participação anterior.

Minha opinião é que vale a pena usar o dinheiro do FGTS. Já para quem está fora, parece melhor esperar para ver como será o comportamento dos preços em mercado após a finalização da oferta.

Afinal, as eleições estão aí... com todo jeito de que será decidida no primeiro turno (pasmem!). E se a Dilma for de fato eleita - com a turma do seu partido - existe uma suspeita de que o Lula possa ser o novo presidente da petrolífera...

Para quem não se contenta em ser sócio do governo apenas na hora de pagar o imposto de renda, está aí uma oportunidade de compartilhar os lucros (???) do Planalto com a PTrobras.

Boa sorte aos "passageiros"!

2 comentários:

José Maria disse...

Dificil é confiar no PT e na PTrobras.
Se a Dilma confirmar a vitoria, ha um murmurinho no mercado de que o Lula assumira a Petrosal e aí...
Se eu comprar PTR3, posso arbitrar e vender como PTR4, no MP?
Seus artigos são muito bons, parabens.

Seagull disse...

José,

É isso... nessa turma não dá para confiar. Com tantos bons exemplos querem seguir logo a cartilha do Chavez na Venezuela. A dilma vai trazer de volta a velha guarda (o ranço) do partido para o governo. E o Lula quer se manter nos holofotes até 2014...

Olha, a arbitragem entre as PETRs é uma das mais utilizadas pelo mercado. A típica operação de Pairs Trading.

Obrigado pelas suas participações.

Abs