Plus500

27.5.10

Semanal...


Eu ainda estou vendo o Ibovespa assim....
Lembrando que esse último candle só fecha na sexta-feira!

Abs ^v^

21.5.10

A segunda perna da crise (mas que crise?)

Primeiro foi crise financeira, restrita ao sistema, que ficou inundado por derivativos fictícios, contaminando bancos, instituições e afins... fizeram uma tentativa de contornar os problemas injetando dinheiro (sem lastro, impresso a rodo pelas fábricas de moedas) e acabaram criando mais liquidez, embora totalmente artificial.

Com isso, o capital esperto fez com que o mercado se antecipasse e uma onda instantânea trouxesse alento às bolsas... os emergentes foram invadidos, a prova foi o fluxo de entrada de recursos. E este continua firme?

Agora chegou a hora de pagar a fatura. A crise se transformou em uma questão fiscal, onde os países comprometeram suas contas (maquiadas?) e terão de se submeter a pacotes impopulares e não medir esforços para reestruturar suas economias.

Isso pode ser resolvido iminentemente? Tudo é possível... mas o que se desenha é um movimento de redução nas transações comerciais, e substancial declínio do PIB mundial. Assim, poderemos perceber seus desdobramentos, também, através do preço das commodities...

O que aconteceu rápido na formação do V(?) tem chance de se tornar um W(!)... mas isso pode demorar um par de anos, ou até mais. Da mesma forma como eu também posso estar errado. O certo é que procurar fundos, apostar em suportes, etc, a esta altura, costuma ser uma tarefa inglória. O Brasil dificilmente vai se descolar dos mercados globais, se a Europa e os EUA padecerem com seus deficits. E negociar com a China, sozinha, não adianta... muito menos fazer parcerias com o Irã.

Pois bem, tivemos 6 dias de quedas, uma baixa considerável no patrimônio dos grandes fundos, o dolar recuperou valor (ou foi o euro que perdeu?)...

Aqui tentam passar a ideia de que vivemos em um oásis de prosperidade. Nada incomum para ano eleitoral, onde o governo aparelhou as estatais, exerce forte influência sobre a mídia (a parte vendida), e os poucos que pregam contra o partido sofrem um assédio moral, perseguições, questionamentos descabidos, e tentativas de desmoralização.

O Dolar subiu, mas o Real ainda continua apreciado... e nada impede que a Bovespa tenha um repique aos 58 ou 55... como também continuar descendo até 53, 48, 42, 38... para depois avançar sobre os 150 mil... OK. Mas quanto tempo isso vai levar, já que tudo é uma questão de timing?

Caro ou barato (pela AF), topo ou fundo (segundo a AT), crescimento ou retração (de acordo com as notícias)...

Cada um na sua! E que se faça a melhor escolha!

20.5.10

E a rica carteirinha do investidor...

Vai perdendo valor a cada dia. E ainda tinha gente dizendo que a bolsa estava acumulando no caixote... esquecem que em uma congestão tanto pode acumular como distribuir. Coitados dos seguidores desses "analistas".

O que eu vejo, como "investidor" (cada vez mais especulador), é que fica difícil para alguém carregar posições maiores sem fazer nada, apenas assistindo seu patrimônio depreciar... quem ainda não aprendeu a vender deve estudar isso rápido. A bolsa opera em duas tendências... ficar capenga é um desperdício - de tempo e dinheiro.

Depois que (quando) voltar a subir todos aqueles que estavam alegres (???) voltam à euforia, e a cantarolar seus mantras: "vai bombar, vai subir para sempre, compre batom, compre batom..."

E assim começam a recuperar o tanto que perderam - mesmo que contabilmente. Afinal a gestão do patrimônio também exige uma contabilidade. E mesmo que devolvendo lucro, um drawdown de 10, 20, 30, 40% não é nada agradável. Onde é que isso vai parar?

Se eu - que uso como parâmetro do capital aplicado o valor máximo atingido em mercado, mesmo ainda com um pequeníssimo montante em ações que não stopei, já fico chateado em perder uma merreca, fico imaginando os holders, com milhões na bolsa, olhando as coisas seguirem nesta direção... ah, mas continuam ganhando os dividendos. Melhor refazerem essas contas ...

Realmente é para analisar se vale a pena ficar agarrado a todo e qualquer tipo de papel, ou se desfazer de "apegos" com o objetivo de recomprar tudo mais embaixo, a custos menores, e ainda aumentar os lotes. Isso parece racional?

Enfim... uma hora eles acertam!

18.5.10

Primeiros-socorros

A Grécia recebeu a primeira parcela da ajuda internacional para saldar dívida de 8,5 bilhões de euros que vence amanhã. Mas o presente (de grego) foi de 14,5 bi, ficando uns trocados para a caixinha...

Ninguém está fazendo caridade, sabe-se que a sobrevivência da moeda e comunidade europeia dependem disso... além do mais tem grandes bancos americanos envolvidos nos rolos!

Mundo globalizado é isso... espirram ali, vira uma gripe acolá. Já tem gente com febre... e pacientes quase desenganados. Mas quem preferir a enganação, e achar que tudo é manobra orquestrada com a finalidade de manipular o mercado, considerando que são crises meramente "fabricadas" apenas para desestabilizar a economia mundial, e que as coisas estão boas... a história, um dia, vai registrar a verdade em seus livros.

Mas com uma coisa eu concordo: esse dinheiro é todo virtual, não tem mais lastro, é o tonner das impressoras que não acaba...

17.5.10

Foto do Ibovespa

Temos que olhar para frente, porque o passado... ficou para trás!


A LTA que sustentava o canal já era... agora temos um novo caixote.

Vale arriscar uma entrada na base do trading range? Se for com stop curto, e disciplina para apertar o botão em caso de perda dos 60k...

Ah... mas no longo prazo...

11.5.10

E o mercado... vai, não vai?

Para algum lugar ele com certeza vai... mas para onde? E quando?

Acabei de chegar de um almoço com o pessoal do banco, o Didi, e mais uma turminha do mercado...

Falou-se sobre imóveis, empreendimentos, muita sacanagem e, também, um pouquinho de bolsa.

Eu não conhecia o Didi pessoalmente, e, além da boa impressão que ficou, tivemos uma ótima empatia. Figura super divertida e exímio conhecedor das artimanhas bursáteis, mostrou-se ainda generoso e fez questão de pagar a conta de toda a mesa (o que para ele representa "trocados").

Segundo a leitura do "Mestre das agulhadas" o Ibovespa teria feito um fundo perto dos 60k... e ele não duvida de uma outra afundada, mas, sempre otimista, projeta nosso índice para os 150 mil pontos... lá por 2012 (logo o ano em que o mundo deveria acabar - segundo o hilariante filme, rs). Quem sou eu para discordar quando vislumbramos uma "janela" de tempo tão dilatada. Mas, na minha visão de curto/médio prazo, ainda acredito em um fundo mais abaixo.

Enfim, o mercado é soberano, e de tudo que foi dito entre os participantes da confraternização, percebi que muitos estão defendendo seus ganhos e aplicando o dinheiro em ativos mais sólidos, ante esta volatilidade que voltou aos mercados.

Então, de minha parte, nada mudou... vamos continuar no "girinho", alternando as pontas, e mantendo baixa exposição a riscos neste momento de incertezas. E sempre de olho na floresta - gráficos semanais e mensais (principalmente do S&P) - para buscar trabalhar dentro das faixas operacionais nas quais as estratégias podem ser bem sucedidas.

O meu timing é conservativo - embora, por isso, sempre esteja sujeito a um delay.... ;-)

Abs ^v^

10.5.10

Ajuda financeira na Europa

Resolveram liberar o dinheiro! Como a bolsa não anda em linha reta... depois de seguidos dias de queda, hoje veio um alívio...

Saiu a ajuda financeira à Grécia mas os problemas da Europa estão longe de terminar. Isso foi mais uma tentativa de estancar o contágio... e a desintegração do euro. O fato é que, para o país receber a grana, seu povo vai ter que pagar a conta... e os gregos não são bobos, têm muita antiguidade. Maquiaram até os números da sua economia... agora é que são elas... Portugal, Itália e Espanha (com taxa de 20% de desemprego) que se cuidem...

Vamos repicar em homenagem ao dia das mães (que foi ontem) e aos "analistas" filhos das mães, que geralmente acertam as previsões mas erram no timing! rsrsr. Por isso é itão mportante poder operar nas 2 pontas, e acompanhar todos os mercados.

Aos interessados, que enviam emails perguntando como - e por onde - podem operar no exterior, convém avaliar a PLUS 500, que, além de dispor de facilidades no cadastramento de estrangeiros, está oferecendo um bônus para quem abrir conta de Real Trader. O investidor terá uma ferramenta que lhe permitirá negociar em diversos mercados, como as bolsas americanas, operando ADRs, índices, moedas, futuros, commodities - ouro, petróleo, etc.

Basta clicar no banner abaixo e se registrar!

Plus500

OBS: na página - canto superior direito - vc pode escolher o português (de Portugal) como idioma para navegar e facilitar a sua compreensão dos procedimentos operacionais.

3.5.10

E a Petrobras?

O que está acontecendo com suas ações?

Ela está parada há tempos e agora uma recomendação negativa do JP Morgan faz ela perder 4% em um só pregão?

Rebaixaram o valor das ADRs e ainda continua aquele processo confuso da capitalização...

Mas não é uma empresa que só cresce, listada no topo (ops) do ranking latino americano, uma das maiores potências mundiais - e, segundo Acarajet Love - quiça da Bahia? rs

Isso é ruim para os sócios minoritários, sendo uma estatal aparelhada, e sob os comandos do "cara-mestre-guia", que quer porque quer emplacar sua candidata, e virar presidente da Pre-Sal SA. Será por isso que está deixando o barco correr?... depois da tragédia ecológica com o navio Exxon Valdez no Alaska, da plataforma afundada no Golfo, estão se dando conta dos danos que a commodity traz ao meio ambiente. Mas só agora? Fora a queima de seus sub-produtos...

Mas o lobby dos árabes vai deixar isso barato? Não vai demorar para a Opep cortar mais a produção para dar uma aquecida no mercado, e aumentar a dependência de seu óleo.

Enfim... logo quando a Europa libera uma ajuda bilionária à Grécia, e, mesmo com o euro ruindo, respiram um pouco mais aliviadas as outras economias do velho continente, ainda que ameaçadas pelo contágio. Portugal travado, Espanha com desemprego na ordem de 20%, Itália naquela zona de sempre... salvem a libra esterlina da rainha, e que cada um volte a negociar sua própria moeda!

E o mais interessante é que as bolsas de Wall Street subiram!

Esse mercado, dito bipolar, me faz associar...

Dois ursos dançando em pleno polo Ártico!