Plus500

25.3.08

FAN - para os fãs do BB (BBAS3)


Não confundam fãs do BBB, com o "Fan" do BB. O nosso Banco do Brasil (ou deles?) continua dentro de uma larga congestão, onde podemos dizer a grosso modo que fica entre 24 e 32. Mas é interessante ver como as "pás do ventilador" traçadas a partir da primeira LTA (perdida) demarcaram pontos de retorno bem definidos.

Dá para afirmar que é para comprar? Eu não cometeria este exagero, mas observando tecnicamente, o ponto de stoploss ficou bem claro. A perda dos níveis de 24 pode jogar o papel para baixo de 21. Mas se o suporte é forte, em que outro lugar poderíamos arriscar uma entrada? Eu, como sempre, aplico uma margem de segurança para evitar violinos e, às vezes, ela acaba jogando contra mim. Montei uma pequena posição na casa de 26 e ainda não fui "expulso" do trade. Se tivesse esperado mais, teria comprado melhor (como também poderia perder a oportunidade!

De fato, é muito difícil acertar as mínimas, e, geralmente, quando isto acontece é sinal de que alguém errou. Porque o certo mesmo é esperar parar de cair e entrar ao primeiro sinal de recuperação depois do teste no suporte. Ou então esperar pelo rompimento do topo!

Vamos ver o que isto vai dar! ;-)

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu marido, que é médico, e não entende muito de ações, comprou Banco do Brasil por indicação da gerente do Banco e Vale e Itaú por minha indicação. Coitado... estão todas no vermelho até agora.
Quem mandou ir pela cabeça dos outros, né? rs
Sabe o que eu penso? Deixa lá...um dia sobe.
Ainda bem que ele é super bem humorado e consegue achar graça até da desgraça.(que não é tão desgraça assim) tem coisas muito piores na vida, não é?

Seagull disse...

Esse está tranquilo, só comprou coisa boa. Deixa quieto lá... como é médico, está mais para investidor do que especulador, e ação de empresa boa sempre recupera. Mesmo sem ter como garantir o prazo de retorno, um dia elas voltam e ele ainda sai no lucro.

mas quem está fora do mercado, e não tem tempo de acompanhar precisa mesmo de orientações. O p´roblema são as "dicas" suspeitas de gerentes de banco, corretoras, e alguns analistas por aí.

Pior seria se ele tivesse comprado Cesp, rs!

Por isso a minha maior recomendação é sempre pesquisar e investir na renda variável apenas o dinheiro que não está compromissado.

Pode dormir sossegada que seu marido ainda vai ganhar dinheiro com suas recomendações (muito boas por sinal)! :-)

Anônimo disse...

Verdade Seagull. Ele não tem tempo nem para respirar, que dirá para especular...
Dei muita risada com as dicas "suspeitas". Não entendo quase nada mas ele entende menos que eu, então de vez em quando falo pra ele comprar uma ou outra ação. Como às vezes comento que ganhei, ele vai na minha onda. Por enquanto está só perdendo...:-(
Na realidade a praia dele é a RF e alguma moedas estrangeiras. Ele não tem tempo de acompanhar a bolsa.
Aí perde a graça.
Abs

Seagull disse...

Igual a patroa aqui em casa... em casa não, pq ela passa a maior parte do tempo no trabalho. É a maior pé-quente (com algumas recaídas, lógico). Mas essa vida de executiva não permite muitas horas livres para "analisar" a bolsa.

Vivo insistindo para ela dar um tempinho e olhar algumas ações que eu destaco, e raramente consigo.

Às vezes faço um briefing durante um passeio ou alguma refeição e ela tem sempre boas decisões. Sugiro que olhe o mercado com olhos de criança (mesmo já tendo assistido a um dos cursos do antigo MF) e o índice de acerto dela é excelente.

Eu sempre meio ressabiado, acerto bastante a hora de realizar, mas quando é para entrar de novo acabo achando que o buraco fica mais abaixo.

Talvez pela pouca responsabilidade de quem tem um marido mais familiarizado com o momento do mercado, ela costuma incentivar quando digo que pode ser um bom ponto de compra. E não é que tem funcionado!

Tem um livro do Gustavo Cerbasi que tem um título muito interessante: "Casais inteligentes enriquecem juntos"

Ainda não tive oportunidade de ler, e mesmo sem tê-lo feito acho que o autor tem toda razão!



:-)