Plus500

8.3.08

- Dia Internacional da Mulher -




















Mulher

Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, que tem a capacidade de
gerar outro ser, tem também o dever de
gerar alternativas para que esta Ação
criadora, realmente ajude
outras
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser...

(Adaptação da poesia de Ilsa da Luz Barbosa)


A História
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque.

Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.




Eu, que sou companheiro, pai, amigo e admirador de suas capacidades como pessoas e profissionais - por serem sensatas e sensíveis, competentes e humanas, fortes e emotivas, doces e sinceras - tive uma grande oportunidade nesta vida de evoluir e perceber a complexidade do universo feminino, de rever meus valores e a forma de lidar com elas, de compreender e aceitá-las pela sua natureza especial e características próprias.

Agradeço a cada dia o privilégio de ser minoria em uma casa povoada por mulheres, e me considero a mais rica das pessoas, não pelo patrimônio que acumulei, mas por amar tão profunda e verdadeiramente a família que construí. Obrigado e parabéns a todas as mulheres, por fazerem deste mundo um lugar melhor. A vida sem vocês não faria o menor sentido!!! ^v^


3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, você é um privilegiado, agradeça sempre!!!

Be Messias

Anônimo disse...

Vc é privilegiado mesmo. Aqui em casa sou só eu de mulher. Tenho marido e dois filhos mas não posso reclamar, eles me mimam e reconhecem meu valor e eu procuro fazer tudo para tornar a vida deles melhor e mais feliz.

Seagull disse...

Obrigado a voces... tenho plena certeza disto.

E agradeço muito a felicidade que tantas mulheres proporcionam à minha vida.

Isto que é a nossa verdadeira riqueza!

Abs ^v^