Plus500

10.12.08

Sobre a Petrobras

Com todas as bravatas do sonho no pré-sal e auto-suficiência proclamada do país em petróleo (?), como empresa, a Petrobras ainda me parece ser, na prática, importadora da commodity. E sendo também distribuidora, com o preço dos combustíveis inalterado nas bombas, se o valor do barril baixou de U$140 para algo em torno de 45 dolares, teoricamente, isso deveria ser bom para ela.

Mas o amigo JP complementou meu raciocínio, explicando que "na prática, a Petrobras produz quase que a totalidade do petróleo que utiliza, existindo uma divergência entre o volume de óleo leve e pesado, exportando um e importando o outro."

(...)

"Por outro lado, suprimindo os custos com pessoal (que por sinal também tiveram uma alta considerável), a maior parte das demais despesas da Petrobras estão atreladas ao US Dollar, visto que são equipamentos importados ou dolarizados. Assim com a alta no câmbio os custos de prospecção e produção deverão crescer, e ainda temos, se a crise aumentar, o risco da queda no consumo, o que influenciará diretamente no seu resultado."

O gráfico dá uma idéia das resistências que ela terá pela frente. Neste setup temos a região dos 61,8% de Fibonacci, na faixa de 22; a média mais lenta em 23; e a projeção do pivot - que indica um alvo em 25. Depois a MDT e a LTB primária em torno de 29. Mas como não sobe em linha reta... pelo menos o papel fez um fundo mais alto!

^v^

Nenhum comentário: