Plus500

7.7.09

Revisão de Rating do Brasil

Agora é a vez da Moody's anunciar que colocou o Brasil em avaliação para receber o Investment Grade. Pelo que vimos da última vez isso pode não parecer muito auspicioso. O estudo da agência vai levar em conta as nossas perspectivas de melhora na concessão de crédito, com ênfase nos aspectos fiscais e o compromisso das autoridades para conter o deficit e reduzir a dívida pública. Vai ser difícil equilibrar as contas com os gastos do governo nesta ordem, mesmo através de uma carga tributária que atingiu uma marca acima de 35% do PIB.

Apesar da relativamente boa situação de nossa economia diante da crise global, o comportamento das bolsas internacionais acaba falando mais alto. E como Wall Street vem demonstra sinais de saturação do repique, com dúvidas sobre a recuperação dos EUA, na Bovespa também prevalece a tendência da Matriz.

Hoje a revista britânica Financial Times dedicou um caderno especial falando maravilhas sobre a potencialidade do nosso país. Afirmam que estamos passando "dançando pela crise", e que o Brasil é um líder emergente mundial na agricultura, mineração, petróleo, e até em bancos de investimento, com um mercado doméstico de fazer os seus concorrentes sonharem.

Tudo parece muito favorável para nós. Mas o resto do mundo tem que ajudar. Se não prejudicasse já estaria ótimo. Será que é plausível acreditar em um descolamento a esta altura, do jeito que o mundo ficou "plano" e a informação circula quase instantaneamente ?

Enquanto isso, as empresas continuam se apressando para fazer ofertas de suas ações visando um aumento do capital. Se não aproveitarem logo este momento de melhora, a hora pode passar!

Abs ^v^

Monitor Investimentos

Nenhum comentário: