Plus500

12.10.09

Corrida do Ouro

Eu venho acompanhando (e investindo) aos poucos neste mercado, como forma de proteção, antes de me aventurar em vendas precipitadas no índice, na medida que a tendência das bolsas continua aparentemente firme.

Mas começaram a chamar muita atenção para os mercados de metais preciosos como o ouro e a prata, e este tipo de consenso também não é muito do meu agrado. Depois que alguns países produtores de petróleo levantaram a possibilidade de substituir o dolar como padrão nas transações, sugerindo uma cesta de moedas - e o ouro, inclusive - como referência para as cotações, a coisa está sendo cada vez mais comentada.

Olha o que saiu hoje no jornal O Globo

Na contra-mão, o FMI havia anunciado a intenção se desfazer de parte de suas reservas de ouro (estimada em 400 toneladas), para gerar mais liquidez e aumentar o caixa com a finalidade de ajudar aos países necessitados (?). Foi nessa que o Brasil passou a credor, e "emprestou" U$10 bi, comprando títulos do fundo.

Como muita gente prefere a leitura dos gráficos ante a interpretação das notícias e fatos, vale observar o rompimento - e posterior pullback, nestas contribuições que o sempre atento Polycrav compartilhou com a turma do Fórum MI:


Gold/Silver - New High, Gold bugs getting carried away with $1,200, $1300, $1500 and beyond on inflation expectations. Gold is being driven by sentiment rather than fundamentals, exuberant sentiment can spike prices much higher, though the chart suggests were not at that stage, trend channel analysis is suggestive of a mild correction next week forecasting a trend lower to $1020. Silver at 17.91 is significantly below its high of 21.44 so may prove a better option for precious metal speculators, especially as the chart trend in percentage terms is towards relative out performance. Fonte: Marketoracle


Que coincidência! ;-)

Será que esses caras andam lendo o que eu escrevo por aí? rs


Em agosto...

Silver Silence

E setembro...

Os (metais) preciosos

Como também citei em um comentário no mês passado, para aumentar a chance de obter maior rentabilidade nos investimentos, eu acredito mais na prata - uma pena que não exista negociação do metal como commodity aqui no Brasil.

Silver price predictions and comments

"Pelo gráfico eu ainda vejo a possibilidade do preço voltar um pouco... quando seria um ótimo ponto de compra, para, a partir daí, reforçar o fundo e montar um pivot rumo aos 50 dolares (ou até mais). Acredito em um maior potencial de valorização da prata do que no ouro, embora ambos estejam em momentos interessantes."


Isso aí foi postado no Grupo de Estudos Dirigidos. AQUI

9 comentários:

carla disse...

Eu acho o ouro uma coisa tão desinteressante... Não serve pra nada de útil... =)

Seagull disse...

É verdade, Carla

também não ligo nada para jóias, acho pura ostentação e futilidade.

Mas o ouro é um metal nobre. Até pode ser usado com outras finalidades. Como exemplo eu te digo: quem mora perto de praia, sabe que tudo enferruja. Não tem jeito, exceto o precioso...

Quando comprei minha casa (pronta) o construtor havia colocado as torneiras, registros e descargas dos banheiros das suites e sociais folheados. Achei um exagero, mas agora entendo o porquê. A diferença com as peças da lavandeira é grande...

E ainda tem o aspecto da reserva de valor. Pensando como vc falou, o dinheiro também não serve para nada... é apenas papel. Quem guardou notas antigas sabe que só valem como lembrança de outros tempos. Cruzeiro, cruzeiro novo, cruzados, viraram peças de colecionador...

Que outra finalidade podem ter? ;-)

Abs ^v^

carla disse...

Interessante essa história de reserva de valor... Imagine que tivéssemos uma crise grave mesmo, como previam nossos gurus catastróficos, imagine uma crise como a de 29. Todo mundo desempregado ou subempregado. Contenção de despesas etc. Então, quem compraria o ouro?
(Qualquer hora apareço lá no fórum. Estou meio sem tempo. Mas ler eu leio todo dia... Pessoal bem-humorado lá...)

carla disse...

O dinheiro não serva pra nada!... hahaha... rolei de rir... Ah, que é isso... O "dinheiro" é a religião do mundo atual!!! E o dóllar, hein... Estão querendo "queimar" esse aí... hehe... O oil também tem gente querendo queimar... Acho que o melhor valor aínda é os bens imóveis. Você viu o Superman com o Christopher Reeve? O Lex Luthor diz: "Empresas surgem e quebram, ações sobem e caem, mas um pedaço de terra sempre terá alguém querendo comprar e por um bom preço". (Algo assim...) Gene Hackman como Lex Luthor é demais.

Seagull disse...

Oi Carla,

É uma situação meio utópica, mas o metal não deixa de ser uma reserva de valor. Imagina se o ouro não valer nada, quanto valeria um pedaço de papel (dinheiro)? rs. Se for dolar então...

Na pior das hipóteses haveria o retorno dos escambos, com as pessoas trocando as coisas por comida.

Terras serão sempre úteis se forem produtivas... além de plantáveis, que tenham fartura de água, essa sim, a mais valiosa commodity (?).

Mas estamos falando de casos extremos. Não acho que o mundo vá se acabar (pelo menos no curto prazo).

Aparece lá no fórum que a interatividade é maior, e os debates podem se desenvolver com outros participantes inclusive.

Abs ^v^

Seagull disse...

Outra coisa é a questão de "comprar"...

Por que valor? Pagando em que?

O dinheiro representa quanto ele vale no mercado, se for analisar por espécie, o papel é pequeno até para embrulhar pão, rs

Agora fiquei pensando o que mais posso fazer com o ouro que está na custódia da BMF... a moeda de troca, um dia, já foi o sal... será que no futuro o "dinheiro" será garrafa de água mineral??? Isso sim, vale "ouro"!

Mas sério, como investimento (ou mesmo para especulação) a prata parece melhor no momento. Até porque ela é bem usada em alguns componentes na fabricação de computadores... será que a população vive sem água... comida... e computadores (rs)????

Olha isso

-----------------------------

Metais preciosos nos computadores

Além do ouro, da prata e do paládio, os computadores contêm cobre, estanho, gálio, índio e mais um família inteira de metais únicos e indispensáveis e, portanto, de altíssimo valor.

O índio, um subproduto da mineração do zinco, por exemplo, é essencial na fabricação dos monitores de tela plana, ou LCD, e de telefones celulares. Ele está presente em mais de 1 bilhão de equipamentos fabricados todos os anos.

Nos últimos cinco anos, o preço do índio aumentou seis vezes, tornando-o hoje mais caro do que a prata. E como sua produção depende da mineração do zinco, não é possível simplesmente produzir mais, porque não há produção suficiente de zinco. Além do que as reservas minerais são limitadas.

Graças a isso, alguns esforços de reciclagem do índio já estão sendo feitos na Bélgica, no Japão e nos Estados Unidos, com excelentes resultados. O Japão já consegue retirar metade de suas necessidades anuais do elemento a partir da reciclagem.

E o índio não é o único exemplo. O preço de mercado de outros metais necessários à indústria eletrônica, mesmo que em pequenas quantidades, também disparou. Embora o preço do bismuto, utilizado em soldas sem chumbo, tenha apenas dobrado nos últimos dois anos, o preço do rutênio, utilizado em resistores e em discos rígidos, foi multiplicado por sete.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125070309

carla disse...

Outros metais têm mais utilidade sim. =)
Até mais

Seagull disse...

É isso aí...

Cada coisa tem a sua finalidade. O oil como combustível, fonte de energia e outros produtos provenientes da indústria petroquímica. Os metais são a base da construção, a agricultura e pecuária dos alimentos, a água e o ar é que não vivemos sem eles.

E o dinheiro (papel ou moeda)... Hoje as transações eletrônicas têm um peso muito maior do que a troca física de divisas. O mercado de Forex negocia um volume absurdo. Entre o dolar, euro, yen sempre haverá uma relação... e com a moeda americana em declínio os negócios tendem a buscar uma nova referência para as transações internacionais.

Mas isso ainda deve demorar um pouco. Que antes a atmosfera não se torne irrespirável pela ganância daqueles que são movidos pelo "dinheiro".

Inté! ;-)

Abs ^v^

carla disse...

Estou estimulada a participar do fórum sim. É que estou meio sem tempo mesmo. Mas vou sim, qualquer hora vou... Inté.