Plus500

21.5.10

A segunda perna da crise (mas que crise?)

Primeiro foi crise financeira, restrita ao sistema, que ficou inundado por derivativos fictícios, contaminando bancos, instituições e afins... fizeram uma tentativa de contornar os problemas injetando dinheiro (sem lastro, impresso a rodo pelas fábricas de moedas) e acabaram criando mais liquidez, embora totalmente artificial.

Com isso, o capital esperto fez com que o mercado se antecipasse e uma onda instantânea trouxesse alento às bolsas... os emergentes foram invadidos, a prova foi o fluxo de entrada de recursos. E este continua firme?

Agora chegou a hora de pagar a fatura. A crise se transformou em uma questão fiscal, onde os países comprometeram suas contas (maquiadas?) e terão de se submeter a pacotes impopulares e não medir esforços para reestruturar suas economias.

Isso pode ser resolvido iminentemente? Tudo é possível... mas o que se desenha é um movimento de redução nas transações comerciais, e substancial declínio do PIB mundial. Assim, poderemos perceber seus desdobramentos, também, através do preço das commodities...

O que aconteceu rápido na formação do V(?) tem chance de se tornar um W(!)... mas isso pode demorar um par de anos, ou até mais. Da mesma forma como eu também posso estar errado. O certo é que procurar fundos, apostar em suportes, etc, a esta altura, costuma ser uma tarefa inglória. O Brasil dificilmente vai se descolar dos mercados globais, se a Europa e os EUA padecerem com seus deficits. E negociar com a China, sozinha, não adianta... muito menos fazer parcerias com o Irã.

Pois bem, tivemos 6 dias de quedas, uma baixa considerável no patrimônio dos grandes fundos, o dolar recuperou valor (ou foi o euro que perdeu?)...

Aqui tentam passar a ideia de que vivemos em um oásis de prosperidade. Nada incomum para ano eleitoral, onde o governo aparelhou as estatais, exerce forte influência sobre a mídia (a parte vendida), e os poucos que pregam contra o partido sofrem um assédio moral, perseguições, questionamentos descabidos, e tentativas de desmoralização.

O Dolar subiu, mas o Real ainda continua apreciado... e nada impede que a Bovespa tenha um repique aos 58 ou 55... como também continuar descendo até 53, 48, 42, 38... para depois avançar sobre os 150 mil... OK. Mas quanto tempo isso vai levar, já que tudo é uma questão de timing?

Caro ou barato (pela AF), topo ou fundo (segundo a AT), crescimento ou retração (de acordo com as notícias)...

Cada um na sua! E que se faça a melhor escolha!

3 comentários:

Crono disse...

Grande Sea!
Estou pensando em voltar comprando algumas ações e usar os mini contratos como trava. Tem feito algo parecido?
Outra coisa, acabei me afastando um pouco do fórum, grande parte por que parecia que eu estava tentando afirmar algo ao invés de simplesmente compartilhar. Esse foi um sentimento que percebi em mim e não me fazia sentir bem. Digo isso da minha parte e sei que é resultado de um confronto de afirmações da parte de muitos. (In)felizmente só aprendemos algo quando paramos para tentar entender o lado do outro, que é uma grande experiência do que fazer (ou não fazer). Percebi isso contigo, quando tentava entender e respeitar o lado de todos, sem que precisasse afirmar seu ponto de vista como absoluto.
Abraço!

Seagull disse...

Oi Crono,

Mercado é uma coisa simples, apesar de todas as suas variáveis, que mexe muito com emocional das pessoas.

Cada um faz a sua leitura buscando tirar o melhor proveito dos acontecimentos. Não adianta tentar convencer ninguém que já possui uma ideia pre-concebida.

Eu prefiro me ajustar... no caso, houve seguidos testes e perdas de suportes, mas tudo indica que fez um fundo em 58k. Vamos ver se o próximo topo desmonta a sequência de topos e fundos mais baixos, com a montagem de um pivot indicativo de reversão.

Eu estou bem liquido, e operando mais nos contratos futuros, apenas especulando, sem assumir grandes posicionamentos, ainda...

Mas vale aproveitar esses dias de consenso, seja de alta ou baixa. Se hoje é para cima, o ideal é estar comprado. nesta fase de maior volatilidade nas bolsas, amanhã a estória pode ser outra.

Abs

Equipe Trader disse...

Nossa concepção financeira deve mudar evoluindo em torno de nossas maneiras de agir e pensar sobre como realizar condições favoráveis para enriquecimento do dinheiro. Os metodos de aplicação são múltiplos. Este site é uma excelente ferramenta informatizada e didática de suas formas de aplicação.