Plus500

28.6.10

Faixas Operacionais

Para ficar claro.

Sei que pode parecer difícil de entender... mas é tão fácil.

Meu perfil operacional está de fato mais voltado para estratégias de curto e médio prazo. Não sou um investidor (exceto em algumas raras situações) de ficar encarteirado. Posso, como ocorreu durante a fase crítica da queda, assumir uma posição bastante alavancada em relação a todo o patrimônio. Mas são momentos de extrema distorção que me levam a "arriscar" mais nestas oportunidades.

Mais do que isso, não costumo ficar aqui, ou qualquer outro lugar, alarmando as pessoas com a minha visão do mercado. Muito menos enviando emails de alerta para os amigos... o máximo que me permito é, dentro de toda parcimônia que adoto, responder atenciosamente toda solicitação ou questionamento que chega a mim.

Tampouco fico sugerindo "entradas ou saídas" no curto prazo. Guardo isso exclusivamente para meu uso.

Enfim, como sei que muito do que é compartilhado espontaneamente sofre distorções, seja por pouca capacidade de entendimento ou mesmo má-fé, vou postar um gráfico que resume a minha leitura e posicionamento macro em relação à Bovespa - apesar disto ser apenas uma foto, que espelha diretamente o desempenho dos mercados globalizados (ou alguém ainda acredita em decolamento?)

Para fins didáticos e facilitar a visualização, estou postando o gráfico em escala linear - ao contrário do log que utilizo para minhas tomadas de decisão nesta periodicidade- apenas para dar uma noção das faixas operacionais que adoto como balizamento na leitura de mais LP.

Portanto, entre as linhas verdes foi quando eu, efetivamente, comecei a comprar mais ações do que mantenho habitualmente na proporção dos meus recursos destinados a investimentos - seja em RV, titulos públicos, CDBs, commodities (ouro, prata, etc). Ao cair abaixo de 42k, propus a estratégia "Seagull Decade", na qual fui aumentando os lotes até o índice atingir seu fundo em 30k, e continuei comprando na volta até 36 mil pontos, somando um financeiro que dificilmente eu aloco em bolsa.

Como a posição estava carregada, uma parte dos lucros foi apropriada no topo desse caixote. Depois entramos nas faixas amarelas, onde mais uma tanto foi vendido aos 53k - quem lembra do primeiro alvo da pipa? - quando se desenhou um OCO. Como este target foi superado, surgiram novas entradas, nos mesmos (pagando mais caro), como também em outros ativos (a preços mais convidativos).

A projeção seguinte seria em 67k. Mais uma rodada de realizações... daí em diante nada foi acrescido à carteira, e, ate os 70+ (faixa vermelha) foram apenas tiros curtos, alternados entre a compra e venda. Acima disso só mesmo vendas... umas deram certo, outras foram estopadas!

Mas e aí... aí que continuamos vivos no mercado, capitalizados, e girando sempre que aparece uma chance.

Como atualmente estou envolvido também com outros projetos fora da bolsa, minha atuação ficou reduzida. Mas continuo acompanhando sempre que posso... apenas o que me interessa. De resto, que cada um cuide do seu dinheirinho, porque o meu continua sendo preservado!

Pouco risco, pequenos ganhos, e sempre prosperando, consistentemente. Isso é o que eu considero a fórmula do sucesso para se ter vida longa no mercado!

Abs ^v^

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótima estratégia, pra vc que tem muita competência, mas para os menos favorecidos como eu, que pensava que era só investir em boas empresas que no LP estaria td bem.
- estou amargando ter devolvido oq havia ganho nos últimos 5 anos e no momento estar perdendo até pro CDI
- estou pensando em sair da bolsa e comprar td de tesouro direto, oq vc acha?
Abços.
Carlos

Seagull disse...

Carlos,

Eu fico até triste de saber disso. Vc acompanha nossas psotagens há bastante tempo, nada do que é comentado aqui pode ser considerado novidade. Esse comparativo com o CDI é o melhor benchmark em épocas de baixa. Quando a bolsa está subindo o referencial deve ser o Ibovespa. E no longo prazo existe uma diferença entre os dois - claro que o ponto de netrada perto dos fundos é imprescindível para apurar um resultado melhor.

Não pense que eu acerto em todas as operações. O erro faz parte do dia-a-dia, e na montagem das estratégias tudo deve ser levado em conta... os limitadores de risco, gerenciamento de capital, e alternativas para quando a coisa não funciona como desejado.

Este balizamento para o índice (com estas faixas operacionais) pautou o meu posicionamento macro, mas sempre aparecem oportunidades de entradas em ativos de segunda linha, mesmo na contra-tendência.

O fato é que, para um trader, se torna dificil ganhar consistentemente só operando na compra... já para os investidores, o segredo é mesmo entrar nas baixas.

Enfim, tudo parece que se repete. Já vimos este filme. Por isso acho que o melhor caminho a tomar é na diversificação. Assumir prejuízo em ações de boas empresas não é uma boa decisão. Depois tudo acaba voltando e fica uma sensação ruim.

Se vc for aplicar em renda fixa, pondere o capital, de preferência usando dinheiro novo. Mas não desista da bolsa, os ganhos - quando acontecem - são bem superiores. Estamos sempre evoluindo, e cada lição deve ser vista como etapas do aprendizado.

Sucesso nas próximas investidas!

Abs ^v^

carlos disse...

Obrigado novamente, mas só pra ilustrar a minha decepção com a bolsa na qual estou com 90% do meu capital investido(achei que investir era comprar e guardar):

-comprei PETR4 em 2005 devolvi todo o lucro e estou perdendo feio pro CDI.

- comprei VALE5 em 2005/06/07 por 25/35/55, na média no momento tbm perco pro CDI, e se eu tivesse entrado a 55,00 no total ??? quando tempo eu precisaria pra bater o CDI(será que conseguiria um dia???)

Resumindo:
-"ganhei" na bolsa em 2005/06/07
-devolvi td e mais um pouco em 2008
-recuperei um pouco em 2009
- recupero mais um pouco em 2010
- ganho em 2011
- devolvo td novamente em 2012
No final das contas perco ou somente empato com o CDI, e com um risco X retorno elevado( já se vão 5 anos)

Obs.: pra piorar andei fazendo umas trocas de ativos que estavam no vermelho e me dei mal novamente, como por ex.: USIM5 fiquei com ela por 2.5 anos perdendo aí resolvi trocar por LREn3, as que vendi subiram, e as que comprei caíram, mas com é pra LP, rsrs(tem que rir p/ não chorar)

Obs2.: estou pensando em esperar mais 1 ano, e começar a vender minha posição e aplicar em CDBs a 101% do CDI e em Tesouro Direto.
Se vc estivesse na minha situação faria isto ???

Abços
Carlos.

Anônimo disse...

Carlos, nao.

Segura q volta. Vai passar o topo. Um dia...

Vai demorar. Muito. Mas vai valer a pena.

Espera mais 5 ou 10 anos q vai. LP eh assim...

Olha o passado dos graficos e verifique os Entre Topos...

Vc vai ver q com menos de 10 anos eh dificil ganhar...