Plus500

26.12.11

Para onde vai nossa riqueza?


O Brasil passou o Reino Unido (ou foi este que caiu?), e vai fechar 2011 como a 6ª maior economia do planeta!

Essa foi a manchete nos principais jornais da Grã-Bretanha, incluindo o The Guardian e Daily Mail.

Isso é muito bom... ficar atrás apenas dos EUA, China, Alemanha, Japão, França. É a primeira vez que uma nação sul-americana fica na frente de um país europeu. Enquanto o velho continente sofre com a falta de credibilidade nas instituições financeiras, despontamos como uma vasta fonte de recursos naturais aliada ao crescente mercado interno.

Mas e daí?... que fim está sendo dado às riquezas que produzimos. Melhoramos nosso índice de desenvolvimento humano?... a população miserável diminuiu (graças aos programas assistencialistas do governo?)... a expectativa de vida do brasileiro aumentou (o sistema de saúde evoluiu?)... houve redução nos níveis de analfabetismo - as escolas estão mais bem estruturadas e os professores ganham bem?... temos uma segurança pública confiável?... os meios de tranporte são eficazes?... acabaram com a corrupção e a impunidade deixou de existir?

Continuamos gastando dinheiro (2/3 do PIB) com o pagamento da dívida - eterna?, aposentadorias e pensões, sem falar no custeio e despesas da "máquina" e seus funcionários... basta ver esse gráfico abaixo com o orçamento para 2012.


Quem sabe um dia a distribuição de verbas seja mais racional e novos investimentos em serviços básicos e essenciais possam fazer do Brasil a potência que sempre prometeu para o futuro!

Enquanto isso, o mercado segue no vai-e-vem, e ninguém está livre de uma maior deterioração no cenário econômico mundial. Pouco adianta ter 450 bilhões de dolares em reservas, quando os bancos centrais continuam emitindo dinheiro sem lastro e desvalorizando suas moedas. O FMI já declarou que a situação é perigosa!

Enfim... passado o Natal, entramos em contagem regressiva para o próximo ano.

FELIZ ANO TODO - e sempre!


4 comentários:

Seagull disse...

Fiquei na dúvida: o Brasil passou o Reino Unido, ou foi ele que despencou???

Prefiro esta charge do link abaixo

http://imageshack.us/f/38/aroeira.jpg/

Investindo Todo Mês disse...

Também acho que foi o Reino unido é quem deu marcha ré enquanto o Brasil continua estacionado!

Abços

ITM

Finanças Inteligentes disse...

Deprimente este gráfico de orçamento do governo para 2012. Tem muita coisa a ser feita ainda para chegarmos perto de uma país minimamente desenvolvido.

Abcs, feliz 2012 !

Seagull disse...

Meus caros editores dos blogs "Finanças Inteligentes" e "Investindo Todo Mês", muito obrigado pelas visitas e sempre relevantes comentários.

Não tenho atualizado este blog com a frequência que gostaria... são muitos assuntos. e, pela reincidência dos fatos, receio ser repetitivo em minhas leituras.

Parabéns pelo conteúdo que oferecem e apresentação dos seus trabalhos. Já incluí seus endereços na listagem dos blogs aqui ao lado.

Grande abraço, boas entradas em 2012, e FELIZ ANO TODO!

^v^