Plus500

28.8.08

Por que as cotações no IND e WIN diferem?

As diferenças existem como não poderia deixar de ser, porque são duas negociações distintas, dois ativos INDFUT e WINFUT, embora o índice que referencie os dois seja o mesmo. Para acompanhar, o gráfico do INDUT é melhor, e oferece mais recursos do que o homebroker.

Raramente um apresenta, no mesmo momento, as mesmas ofertas e exata cotação do outro, mas a tendência é sempre se acertarem e andarem juntos. Os comitentes podem não ser os mesmos. O INDFUT parece ditar a regra, mas ambos embutem a expectativa do Ibovespa + a taxa de juros para o período até o vencimento.

Lembro quando eu trabalhava na mesa, e ainda havia negociação tanto nos pregões do Rio (BBF) como em SP, e ficávamos fazendo "pontes" em operações "casadas" sempre aproveitando de distorções momentâneas. No final elas se ajustavam, mas ganhamos muito fazendo assim: comprava-se em uma ponta e vendia a outra, depois invertendo com baixíssimo risco (o pior seria ficar descasado). O saldo de contratos no final era ZERO, mas o financeiro não.

Hoje em dia ainda dá para fazer isso, aproveitando as brechas entre o IND e o WIN, mas como no índice cheio a menor ordem aceita é de 10 contratos e o mini vale 1/5 do padrão, fica mais dificil operar mantendo a proporção. Seria necessário ter um telefone direto com o operador lá do pregão passando as ofertas, e o HB para negociar 50 minicontratos para cada 10 na BM&F.

O melhor é desenvolver um bom e confiável trading system para trabalhar no direcional - seguindo a tendência, fazendo gestão do capital com os lotes operados em função da totalidade do patrimônio disponível na conta, e um manter bom controle de risco através da utilização de stops para proteção.


Abs ^v^

Nenhum comentário: