Plus500

28.7.09

Emails e esclarecimentos

Como sempre, recebo um sem-número de emails fazendo perguntas, sugestões e críticas. Na medida do possível procuro responder a todos com a mesma presteza. Durante este período em que estive ausente, a conexão local com a internet era bastante precária, e não pude acessar minhas caixas com frequência, o que gerou um acúmulo de mensagens.

Aos poucos vou retornando o contato de cada uma delas, apenas peço um pouco de paciência e compreensão aos amigos.

Ontem consegui adiantar alguma coisa, e, dentre os emails que tive a oportunidade de abrir, havia um muito interessante (de apenas uma linha- ainda falando sobre o OCO "furado"), que faço questão de compartilhar - tanto a mensagem quanto a resposta.

Dizia assim:

Título - Processo de Autoenganação

Aposto que depois do OOCOO virá o OOOCOOO!! ACORDA!!!!

-------------------------------------------------------------------

Ora, dias se passaram, o mercado continuou funcionando, o gráfico mudou - seja lá qual for a periodicidade considerada, novas figuras se formaram, desmancharam, e ainda não viraram esta página?

Bem... vou editar aqui alguns trechos da longa resposta:

Caro Amigo
(vou preservar seu nome)

Desculpe pela demora, vou compensar isso dedicando um tempo para te responder.

Estava viajando de férias e, apesar de levar o notebook para fazer vídeo-conferências com uma filha no exterior, a conexão local era bastante instável, e eu mal acompanhei o mercado, raramente acessando o blog. Ele é totalmente livre à participação de todos, até mesmo de anônimos - embora seja muito difícil interagir com quem não se apresenta.

Nós já nos conhecemos? Não tenho a menor ideia de como vc atua na bolsa, nem qual é a sua experiência. Mas estou sempre aberto a novos contatos. Apesar dos mais de 25 anos em mercado, continuo sempre procurando aprender mais.

Digo "mercado", pois meu ingresso em 1983 foi por uma mesa de Open, depois lancei os futuros no Brasil - com taxa de juros, commodities e índices, trabalhei também em bolsa de valores, sempre participando do planejamento e montagem das estratégias para carteira das instituições, ou atendendo grandes clientes. Ainda tenho outras atividades profissionais e empresariais atualmente, mas poderia viver exclusivamente de renda, caso fosse essa a minha vontade.

A hipótese de "autoenganação" seria até plausível no presente. Hoje estou em uma situação muito confortável, e cuido apenas da administração do patrimônio que construí. A renda variável é somente mais uma fonte de diversificação para meus investimentos, onde a parcela do free float aplicada em ações objetiva uma rentabilidade acima dos benchmarks que adoto (nas altas, o Ibovespa; nas quedas o CDI). Só opero para mim mesmo.

Então, não quero vender análises, produzir relatórios, muito menos fazer gestão para terceiros. Dispenso - e não preciso assumir - esse tipo de compromisso. Sou simplesmente um investidor qualificado, que opera seu capital próprio, e se dispõe a compartilhar leituras do mercado com os amigos, colaboradores e demais visitantes do blog.

O meu maior benefício com isso é poder tirar férias quando quiser, não tenho empregados ou patrão, não devo satisfação - nem obrigatoriedade de mostrar resultados - a clientes, e assim posso viajar pelo mundo para gastar meu dinheiro nas melhores coisas que existem. Minhas maiores riquezas não são materiais: conhecimento, saúde, família, amigos. O resto é possível comprar para nos proporcionar prazeres e manter a qualidade de vida!

Caso acompanhasse o blog há mais tempo (foi inaugurado em 2006) teria percebido que esta nova grande fase de fartura começou muito antes, vem desde 2003. Ela fez muitos "filhos da alta". E vários ainda continuam órfãos - mesmo com esta recente melhora - muitos mal recuperaram suas perdas

Em maio do ano passado, por volta dos 70k, eu praticamente zerei todas as minhas posições, mesmo quando diziam que eu estava parecendo um profeta do apocalipse. A impressão é que eu deveria "acordar" de minha cautela (ou será que alguns continuavam sonhando com uma repercussão favorável ao Investment Grade?).

De fato, o índice ainda subiu até quase 74.000 pontos, mas, com o início do desmonte eu vendi muito contrato futuro na BM&F, e só comecei a recompor os ativos da carteira abaixo de 40 mil pontos. Fui feliz, pois enquanto os investidores estavam apavorados, eu ia comprando ações no pânico (chamei a estratégia de Seagull Decade). A ideia era guardar os papéis por 10 anos - caso isso fosse necessário - mas o retorno veio antes, e muito rápido. Lembra de Vale, Petro e Bradesco na faixa de 20? Pois é... e muitos ainda aguardam elas empatarem com seus custos em 60, 50 ou 40... um dia voltam lá.

Enfim, o meu target era 53k... ele já foi atingido, violinou, corrigiu, e estamos de volta aos 54. Para mim está bom, o bear rally (?) já proporcionou bons ganhos, e uma coisa que aprendi em RV é que o lucro só existe quando vai para o bolso. Mas ainda não comecei a abrir vendas... o OCO foi quase... eu esperei pelo pullback na neckline. Como o padrão não se confirmou, paciência. É preciso ter flexibilidade para não ficar apegado a certezas que não existem. Tudo muda muito rápido, dependendo do timeframe. Continuo no curto prazo até uma maior definição.

Nunca tento acertar as mínimas ou máximas (fundos e topos), prefiro deixar que os extremos me encontrem, e perder um pedaço do movimento... se esta nova resistência aos 55k for rompida, e o Ibovespa continuar subindo, nada impede que eu entre de novo na compra. Mas o índice ainda está congestionado - no alto - e, se não superar logo estes níveis, pode até formar um topo duplo.

Ainda guardo alguma coisa em carteira, mas não costumo recomendar nada (além de estudo) para não influenciar no posicionamento dos iniciantes.

Para estes pequenos investidores, acostumados a operar por dicas, existem outros fóruns... que servem para alimentar a esperança e deseducar financeiramente. Além de manter o emprego de alguns "gestores e analistas" sem ética, que dependem do movimento da clientela. Com as pessoas ganhando ou perdendo, suas comissões estarão garantidas.

Minha postura é sempre a mesma: transparência e isenção. Digo o que eu acho, estando certo ou errado. Quem manda é o mercado. E o que conta é o resultado na conta corrente. Com gerenciamento de capital, controle de risco e disciplina para seguir os planos, a chance de ser bem sucedido - e ter vida longa no mercado - é muito maior.

Fique a vontade para fazer comentários, e emitir críticas - que podem ser muito construtivas. Elas sempre acrescentam algo de positivo.

Boa sorte e sucesso

Abs ^v^


12 comentários:

Wild disse...

Seagull,

É isso; existem pessoas e existem pessoas.

Obrigado pela pessoa que é e por compartilhar seus conhecimentos.

Wild

Anônimo disse...

Espero que continue assim Seagull! Como disse o Wild, continue postando (nessa e em outras praças...rs) e nos ensinando...

Muito legal a sua história de vida.

Grande abraço e bons trades
Gelo

Seagull disse...

Valeu moçada.

A ideia é mesmo compartilhar.

Ninguém ensina, é cada um que aprende.

Podemos até tentar transmitir o conhecimento, mas a experiência só se adquire com o passar do tempo. Uma pena que para alguns isto seja oneroso, e muitas vezes só aconteça depois de sucessivos erros e perdas. Dizem que errar é humano, e culpar os outros mais ainda!

O meu maior estímulo é pela pesquisa, que as pessoas pensem por suas próprias cabeças, assumam a responsabilidade - no ônus e no bônus.

A pior coisa é depender de gurus, mentores, viciar em dicas... tenho comigo que os verdadeiros "Mestres" são apenas facilitadores no processo de aprendizagem.

O mérito deve ser dado a quem se empenha nos estudos, evolui em suas técnicas, e consegue tornar-se independente em suas decisões de investimento.

De resto, como falei, devemos cultivar a humildade e estarmos cientes de que sempre ainda há muito o que descobrir.

No mercado, então, temos que abrir uma caixinha de supresas por dia! ;-)

Abs ^v^

Anônimo disse...

Uma observação importante: para aqueles que não possuem conta no gmail, o Google oferece a única opção de postagem ANÔNIMO. De todo modo, "what´s in a word by which we call a rose...".

Parabéns pelo espírito democrático.

Noredy em fotos disse...

Como diria o Obama: VOCE É O CARA.

Gostei muito do que lí, e tambem gostei muito de ter escolhido o seu blogs como minha bússula.
acertei.

Vida longa e Próspera.
Noredy

Seagull disse...

Noredy, é muita generosidade sua!

Fiquei bem na FOTO, rs

:-)

O momento do mercado requer atenção. É sempre bom usarmos a cautela para entrar e termos agilidade para sair. As coisas acontecem mudam rapidamente ... quem diria que há pouco tempo o fim do mundo parecia um consenso? Também não acho que já voltamos ao paraíso, portanto, não devemos deixar de apropriar ganhos quando forem substanciais.

No caso dos anonimos, eu prefiro oferecer toda liberdade para que cada um se manifeste espontaneamente. Quem quiser assinar, ótimo! Mas mesmo sem uma conta no Gmail é possível colocar o nome (e até a URL do site)

Até hoje não precisei ativar a moderação nos comentários, durante todos estes anos a participação da turma foi muito positiva.

Se o espírito é cooperativo, até mesmo as críticas somam no resultado final. E são muito bem-vindas, afinal os contrapontos acabam sendo importantes para nos fazer refletir.

A ideia é mesmo ter vida longa, prosperar e evoluir! ;-)

Forte abraço ^v^

Beto Veiga disse...

Caro Marcio,
Estava para escrever sobre esta postagem desde que a li, faz uns dias.
Hoje me lembrei de fazê-lo. Não que vá dizer nada demais, mas o óbvio: é isso aí.
Concordo com cada palavra que escreveu.
Meu grande abraço e minha energia positiva para que você continue postando, comentando, ensinando, aprendendo e vivendo.
Beto

Seagull disse...

Valeu Betao.

Obrigado pela força de sempre e a "energia" que não pode nos faltar! ;-)

Grande abraço ^v^

Novata disse...

Oi, Marcio: Seus textos sempre preciosos.
Valeu, como sempre.

Seagull disse...

Prezada Novata.

Vc é muito gentil.

A maior preciosidade é receber a visita e o incentivo de pessoas com todos os níveis de experiência e poder compartilhar nossas leituras sem restrições.

Sei que existe muita coisa falsa e dúbia na internet. Enquanto mantivermos a transparência, mesmo que por vezes não sejamos plenamente compreendidos, o objetivo do blog estará sendo alcançado.

A proposta é pesquisar, estudar, aprender técnicas, montar estratégias de investimento e ser bem sucedido nas tomadas de decisão. É isto que resulta na entrada ou saída de dinheiro em nossas contas.

Se pudermos fazer tudo com isenção, acertando ou errando (mas corrigindo em tempo), estaremos evoluindo e nos tornando traders e pessoas melhores!

Grande abraço e apareça sempre!

^v^

MAJ disse...

Achei por acaso seu blog , estou lendo, e quero dar-lhe parabéns.

Além da otima escrita.

Seagull disse...

Obrigado Marco Antonio.

Apareça sempre!

Abs ^v^