Plus500

16.10.09

Caso VALE

Estão atirando para tudo que é lado... o que VALE é reforçar o caixa da campanha. Lendo agora o jornal fiquei sabendo da nova estratégia do governo para taxar as exportações de minério.

O jogo é sujo mesmo, e como até hoje não se conformam pelo fato da empesa ter crescido depois de privatizada, querem de qualquer maneira beliscar esse quinhão. Ameaçam agora cobrar uma alíquota de 5% sobre as vendas de minério, que chegam a praticamente 300 milhões de toneladas (uma receita de 23 bilhões de dolares). Deste total, 70% vem do minério de ferro, e a Vale responde por 80% da produção nacional.

Ou seja, querem tapar o rombo do orçamento, compensando a perda de arrecadação e aumento nos gastos públicos, tributando quem produz, e não faz parte do time! O Bradesco já cogita ceder, e entregar duas diretorias, mas a sua indicação do Agnelli para a presidência deve ser mantida.

A impressão é que já perceberam que o pré-sal é pouco (ou coisa para longo prazo)... como a eleição é no ano que vem, precisam captar verbas... espontaneamente, ou na marra! Se a Petrobras aparelhada não basta, querem tomar dinheiro da Vale de qualquer maneira.

Enquanto isso, o Eike faz uma técnica retirada de cena, dizendo que não está negociando sua entrada na empresa (mas também não falou que desistiu). Sabe que adquirir a parte dos fundos de pensão é complicado, e vai esperar quieto por uma outra oportunidade. Por enquanto só terá que pagar uma multa à CVM por "falar demais" (em entrevistas antes da abertura de capital da OGX). Segundo a notícia, para se livrar de processo e de uma multa de R$ 3 bi, ele assinou acordo prevendo o pagamento de 100 mil reais - apenas um trocadinho para o tamanho de seu cacife.

Brasiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiillllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll...........

Enquanto isso as ações da companhia ficaram EX, com o anúncio do pagamento de JCP na ordem de R$ 0,492036226 por ação, ordinária ou preferencial, referente à segunda parcela de remuneração aos acionistas em 2009.

Apesar da correção no mercado, para quem tem o ativo em carteira, meno male! Mas será que 40 reais por cada ação preferencial é pouco a esta altura do campeonato? Ou VALE mais?... tudo depende! Economia e política, quando se misturam, costumam não dar uma boa liga!

Abs ^v^


2 comentários:

Anônimo disse...

Uma pena.. uma grande blue ship que vai se contaminando igual a Petro.

Se nao fosse tanta "politicagem" petro ja estaria com 40 pilas...

Se isso ocorrer, so sobrar os bancos

Seagull disse...

É verdade... mas parece que eles já se acertaram.

Mercado continua forte... até onde for, vamos seguindo atrás.

Não dá mesmo para pemnsar em sair vendendo na frente. No máximo reposicionar a carteira com ativos de segurança (ouro, e ações defensivas)

Mas os gringos gostam de Petro e Vale, será que esquecem que 2010 é ano de eleição, ou estão sabendo e esticando a corda o máximo que podem?

Pergunta que vale 1 bilhão!!!

Abs ^v^