Plus500

29.10.09

Kibeleza!

Um dia após o outro, e a volatilidade aumentando. Bom para ganhar nos tiros rápidos. Seja short ou long... está dando para brincar (bem) nas duas pontas.

Pior é ficar olhando o mercado mexer dessa maneira e não fazer absolutamente nada!

Quando sobe 5% em um dia não apropria lucro, no topo não vende, na hora que cai fica quieto, e compra mais... esperando voltar! Isto é estratégia ou torcida? Para ser investidor, do tipo holder, não precisa nem acompanhar o mercado, basta ter dinheiro para arriscar, e fé de que vai subir (para sempre). O problema é se (quando) uma hora a coisa inverter... e o fundo vier mais baixo, o topo não superar o anterior...

Cada um como seu método... eu não gosto de ver meu capital diminuir, posso não aproveitar todas as chances (aliás, penso que é melhor perder algumas oportunidades do que dinheiro de verdade), mas ficar capenga de uma perna só, em um mercado que pode subir e descer, não faz meu estilo.

Se no final a coisa der certo, tanto faz se vc é investidor, especulador, torcedor ou espectador.

Mas é muito bom comprar na baixa, realizar no alto, vender na queda, e recomprar no repique (em bull markets). Ou vice-versa, se a tendência é contrária: vende no alto, zera na baixa, tiro rápido na compra do repique, e quando levantam de novo aproveita para bater...

(Ante - e) Ontem foram dias para vendas, hoje foi de compras, amanhã é sexta-feira, e aí...? ;-)

Abs ^v^

4 comentários:

Seagull disse...

Ontem havia dúvida sobre a recuperação da economia americana; hoje, com a divulgação do PIB, o país saiu da recessão (?).

O mercado é mesmo bipolar...

E apesar do resultado da Vale ter sido muito bem recebido, o que vai definir o rumo da Bovespa é mesmo o comportamento das bolsas de NY.

ostromaniaco disse...

INFELIZMENTE ISTO É VERDADE SEAGULL. NOSSO POVO, MESMO OS MAIS CULTOS PERSONAGENS SOFRE DE FALTA DE CULTURA FINANCEIRA, ENTRE OUTRAS. NOSSOS GOVERNOS SEMPRE FORAM PERDULÁRIOS E DÃO MAL EXEMPLO AOS SEUS CIDADÕES ! POUPANÇA INTERNA É RIDÍCULA E QUANDO HÁ UMA OPORTUNIDADE DOS MISERÁVEIS COM FGTS COLOCAREM A GRNA EM PETRO NA SUBSCRIÇÃO, CORTAM-LHES A OPORTUNIDADE ! CHEGEUI DA SERESTA, POR ISTO O POST AGORA QUASE AMANHECENDO. GRANDE ABRAÇO ! E APROVEITO PARA REFORÇAR:INEP E EUCAHAGA SÃO QUENTES PARA CURTO, MÉDIO E LONGO TB. MINHAS NOVAS HAGAS !

Anônimo disse...

Seagull, vc está totalmente certo noq diz, entretanto no meu caso especifico gostaria de uma orientação sua: comecei a comprar ações em 2006, com recursos da renda fixa, e mesmo perdendo muito em algumas na media estou ganhando um pouquinho da RF.
pergunto se:
1- não sei e não tenho tempo de operar
2- comprei p/ LP e pra tentar superar a RF
3- ainda tenho algum recurso aplicado em CDB

O que devo fazer(ou) oq vc faria se estivesse na minha situação, pois estou com 80% do meu capital em ações

desde já agradeço
Abçs, Carlos

Seagull disse...

Carlos,

Certamente vc já recuperou bastante daquelas perdas, e para o meu perfil conservador, vc parece estar bem alavancado na RV.

Não posso dizer o que deve fazer, mas pensando com a minha cabeça, eu estaria apropriando os lucros mais substanciais para reduzir a exposição ao risco.

De fato os títulos estão pagando pouco, mas pouco, as vezes, pode ser muito quando a tendência vira.

Já experimentamos isso recentemente, e mesmo carregando lucros contábeis, é muito desagradável devolver ganhos ao mercado.

A única sugestão que posso te dar sem erro é para agir com racionalidade, de forma a ficar confortável em seus investimentos.

Desejo muito sucesso a vc, seja qual for sua decisão!

Abs ^v^