Plus500

16.11.09

Entre as ações do Ibovespa

Com relação às suas cotações antes do início da crise...
quem já está na frente, e as que faltam para tirar o atraso:


Este quadro é muito interessante para observar que o buy and hold de ativos pode não ser um bom negócio dependendo do momento escolhido para entrada. Aqueles que carregam uma posição há mais tempo (mesmo com as ações que ainda não se recuperaram totalmente) podem até estar no lucro, mas sentiram o efeito de um severo drawdown, devolvendo boa parte dos ganhos ao mercado.

Caso tivessem vendido os papeis no alto, teriam a oportunidade de baixar consideravelmente seus custos, e/ou aumentar a quantidade de lotes com o mesmo financeiro.

Enfim, bolsa de valores é renda variável... e a performance de uma carteira pode ser potencializada com uma gestão mais efetiva, buscando sempre os pontos favoráveis para comprar e vender ações. No Longo Prazo - onde fica issso? - tudo acaba sendo rentável (mais ou igual a RF), desde que o investidor não se apavore e decida realizar prejuízos justamente quando o mercado estiver próximo de uma nova inversão.

Topos e fundos, linhas de tendência, resistências e suportes...

Priorizando uma participação em empresas com bons fundamentos, a análise técnica pode mesmo oferecer excelentes triggers para comprar, limitar perdas, apropriar lucros, e até especular em uma vendinha eventual. Esta é a melhor maneira de maximizar ganhos e manter a conta crescendo de forma consistente.

Abs ^v^

Um comentário:

Polycrav disse...

Caro Amigo Seagull,

A matéria e seu oportuno e bem fundamentado comentário mostram claramente a vantagem de investir no mercado utilizando as duas ferramentas AF e AT. Apesar de alguns apregoarem que as escolas ou técnicas são mutuamente exclusivas, considero que existe sim! a possibilidade concreta de se utilizar as duas ferramentas como arsenal para enfrentar as flutuações, "embarcar" nas oportunidades e "saltar" nas turbulências severas!.

Ou seja, você pode muito bem ser um "buy and holder dinâmico" (more or less holder?" rs) ou invés de se manter no estado "letárgico" que tanto se popularizou no mercado como exemplo figurativo para o holder tradicional ou clássico. Desta forma, surge a figura do Hold Trader ou da filosofia do Buy and Trade... rss

Depois eu conto mais! Quem sabe em um livro? Com pitadas autobiográficas!! rs

Abs

Poly