Plus500

1.11.09

Previsões opostas e o dono da grana

Há pouco eu lia estimativas de que o Ibovespa iria a 200 mil pontos. Desconsideraram até o fator de split no índice, que impossibilita o mesmo de ser contabilizado acima de 100k. Agora voltam as previsões de queda, supondo inclusive a perda do último fundo - dizem que pode cair até 15 mil. Ou seja, entre a euforia e o medo, o mercado continua bipolar...

E acertar entre 15 e 200 não é difícil... bom seria se os analistas mantivessem uma coerência. Penso que não devemos nos ater a convicções, as verdades, de fato, mudam em pouco tempo na bolsa. Mas ai que entra o timeframe. Nas especulações de curto prazo, eu posso estar comprado ou vendido, virar casaca, e mudar de ponta "N" vezes. Cada um deveria ter sua leitura pessoal dos acontecimentos. Dizer uma hora que vai subir para sempre, e no dia seguinte que a festa acabou (???). Afinal, é para acreditar em quê?

Eu não aposto, ou tento fazer previsões... ajo conforme minhas estratégias. Posso até mudar de ideia caso um absurdo aconteça, mas minha cabeça há algum tempo já é de venda. Então uma hora eu acerto? Não, eu tento acertar a todo instante... na verdade eu quero que a bolsa me acerte!

Enquanto ela estava subindo o certo era estar comprado, quando cai devemos ficar vendidos. Mas isso é durante a tendência, porque para montar a posição, o certo é COMPRAR na baixa e VENDER no alto.

E onde é que nós estamos agora? Mais pertos do fundo ou nas vizinhanças do topo? Para isso eu creio que a análise técnica funciona muito bem, para definir áreas de pressão compradora e vendedora, suportes e resistências, fundos e topos... fora isso, fibinhos e fibões são coisas mágicas, empíricas, cada um pode traçar os seus, seja onde quiser, na quantidade que achar melhor. Quanto mais linhas mais chances de acertar... e quem sabe... uma hora eles acertam na mosca. Ou chega e para, ou bate e volta, quem sabe violina e rompe, ou simplesmente para para pensar! rs

Já parou para pensar que se não parar pode passar?

... ou quem sabe voltar? ... Estou pensando.... !!!

Entre os analistas, o Touro Brabo, o Urso Velho, a Vaca Sagrada, ou Urubu-Rei, eu sou mais EU mesmo!!! Principalmente pelo fato de que sou EU que vou ganhar ou perder com as minhas estratégias. E elas já são traçadas faz tempo... na hora que o mercado mudar, eu me ajusto, da mesma forma que um TS deve ser sempre aprimorado. Então, o melhor a fazer, é cada um assumir a responsabilidade pelas suas próprias decisões. Apostando na dica dos outros, se alguma coisa sair errado, ninguém vai pagar a conta do prejuízo.

Não dizem que errar é humano... então... colocar a culpa nos outros é mais humano ainda. ;-)

Quem precisar de guru vai encontrar um monte pelos sites financeiros e blogs de mercado na internet. Mas lembre que o dinheiro é seu!

Abs ^v^

;-)

7 comentários:

Godinho disse...

Prezado amigo,

Posso lhe dizer que tenho o mesmo sentimento que você em relação ao mercado e aos "GURUS". Ha muito disse e me disse por ai, varios blogs fazem previsões sobre o quanto e para onde o mercado pode ir, mas uma pergunta que ninguém faz é a seguinte. "O quanto o GURU já perdeu?". Falar e dar conselhos é muito fácil, dificil é trazer para o público a realidade, o que deu errado, aquele trade ruim.
No mais sigo minha estratégia e fico com meus pequenos resultados e perdas, é como você mesmo falou, o dinheiro é meu e ningem tem nada com isso!

Um grande abraço.

Carlos disse...

Marcio, obrigado pelo contato anterior e boa sorte à todos nós.
- mas ainda batendo na mesma tecla: tudo oq vc disse está certo, porém oq diria para pessoas como eu, que não operam, simplesmente imaginan ser sócio de algumas empresas comprando suas ações.

abçs,
Carlos

Seagull disse...

Godinho,
O maior problema é que alguns destes analistas não são credenciados para emitir tais tipos de opiniões, sejam com base fundamentalista, e agora até análises gráficas.

Por isso eu me resigno em compartilhar estudos, sem dar recomendações de investimento. Acho mesmo que cada um deve cuidar do seu...

O que tem de "analista pirata" por aí não é mole não! rs

Abs

Seagull disse...

Carlos,

Pelo que vc já me conhece, sabe o que eu penso de ser buy and holder. Acho válido, e muito lucrativo quando a entrada se dá em um fundo (ou perto dele).

Quem compra no topo, depois que vem a correção, realização de lucros, ajustes técnicos, alívio de indicadores, etc (nomes simpáticos para "queda"), mesmo quando o mercado começa a recuperar fica difícil para tirar o atraso.

A meu ver, toda estratégia tem prazo de validade. E é sempre válido reavaliá-las periodicamente, apropriando lucros (quando substanciais), estancando prejuízos (o quanto antes) e baixando os custos (na medida do possível).

Sem esquecer que o mercado oferece oportunidades de compra, dá chances de venda, e tem momentos em que o mais sensato é ficar de fora.

Lembrando que é sempre melhor perder um pedaço do movimento (e poder entrar de novo, mais capitalizado) do que arriscar sofrer perdas financeiras.

Não sei se te ajudou muito...

Mas é o que eu penso e procuro seguir em minhas estratégias.

Abs ^v^

Seagull disse...

Mercado continua volatil... as oportunidades de trades curtos (nas duas pontas) continuam surgindo.

Neste momento um acompanhamento mais efetivo se faz necessãrio, bem como um apurado controle de risco para não ser pego na contra-mão!

Mas, apesar do risco, é sempre melhor trabalhar em um mercado que se mexe do que quando a coisa parada.

^v^

Carlos disse...

Obrigado novamente.

- porém oq eu queria ouvir mesmo era: continue investindo em ações(VALE, PETRO,USIM), pois no longo prazo sempre será melhor doq renda fixa.....hehehe.

abs,
Carlos

Seagull disse...

Carlos,

Todo mundo quer ouvir aquilo que gostaria para reforçar sua posição.

Eu posso até dizer isso, com a ressalva de que as ações rendem mais no LP para quem não precisar do dinheiro tão cedo, e tiver a felicidade de entrar perto de um fundo.

Caso contrário, nada se pode afirmar. O que é LP para uns, pode ser o tempo em que eu ainda não esteja mais vivo.

Eu só acredito em lucro no bolso, mas isso é muito mais do meu perfil de trader em RV do que investidor em ações (nessas eu prefiro especular).

No final do ano passado eu cheguei a anunciar uma estratégia (Seagull Decade) para segurar ativos até os próximos 10 anos (supondo que a recuperação dos mercados seria lenta).

Tive que me ajustar à nova realidade. Se os ganhos de 100% ou mias, vieram em seis meses, meu objetivo foi cumprido em um espaço mais curto de tempo. Dessa forma eu sou obrigado a acreditar que deve ocorrer uma correção mais pronunciada. Exageros levam a isso...

E quem sabe, em uma outra oportunidade em posso reposicionar a carteira a custos mais baixos. neste sobe e desce, vu apropriando meus ganhos, tirando o dinheiro don risco e ganhando nas 2 pontas.

Mas esse é o MEU perfil. O importante é cada um ser fiel ao seu, e estar confortável com as decisões tomadas.

Quando eu começo a me inquietar com uma determinada estratégia, é a hora de rever seus parâmetros.

Não chegaremos ao fim se não passarmos pelo "meio". E tudo começa pelo início: os princípios!

Lamento não fazer coro ao que vc gostaria de ouvir, mas pelo menos, estou sendo sincero - o que não significa que eu esteja certo!

Mas continuo tentando evoluir, sempre!

Abs ^v^