Plus500

21.1.10

Ações x Especulações x Fundamentos

Ótima postagem do Crono, no Fórum MI:


Seja fundamentalista ou especulativo, o uso da informação deve ter ese caráter de previsão.

O que estamos vendo nessa semana são jornalistas inventando motivos (nos lucros enormes dos bancos) para a queda das bolsas. O verdadeiro motivo é a previsão. A expectativa dos investidores é futura, com base no que vai acontecer e não no que está acontecendo. Quem espera para saber se a economia está saudável para investir, compra de quem está vendendo porque arriscou e está caindo fora com o lucro no bolso.

Estava à toa na concessionária esperando pra me levarem de volta pra casa e imaginei 3 tipos de investidores:

1- Os que têm aversão ao risco: São investidores extremamente cautelosos, não estou falando de quem opera no curto ou no longo prazo, mas de uma característica mental de não querer perder dinheiro.

2- Os que entram pensando em ganhar: têm pensamento positivo mas pouca base de proteção, justamente para que não impeça o lucro.

3- E aquele que todo mundo quer chegar próximo, ou pelo menos busca sempre aprimorar neste sentido:

Buscar lucro de maneira sustentável.

São coisas bem óbvias em uma leitura rápida, mas caracterizam toda nossa estrutura de decisão de investimentos.


Eu, mesmo de longe, passando férias no Nordeste, fiz questão de comentar:


Alo pessoal... atualizando a mensagem de posição, depois de dois dias maravilhosos em Itacaré (não bem na cidade, mas no Eco resort) finalmente chegamos à península do Maraú.


Quanto à bolsa, quer o mercado suba ou venha a cair desastrosamente, o que vier a acontecer, para mim, isso não fará grande diferença, também pelo fato de minha posição estar ainda mais reduzida com os ganhos apropriados na semana anterior à nossa viagem, aliado ao fato de eu invariavelmente atuar conforme meu perfil, sempre dinâmico, ajustando as estratégias (em diversos timeframes - com predominância no CP) de acordo com os acontecimentos.

Enfim, pelas colocações do Crono, acima, eu acredito que me enquadro muito bem no último tipo, aquele que prefere ganhar aos poucos e consistentemente, seja para onde o mercado for, operando nas duas pontas, não importa em qual tendência, eu tento me ajustar para o lado que a bolsa andar.

E hoje... foi correção, realização de lucros, alívio de indicadores, whatelse????

Daqui da Bahia, eu só sei dizer bem como foi o nosso dia... calmo e tranquilo! :-)


Abssssssssss ^v^



2 comentários:

Crono disse...

Concordo contigo em investir dos dois lados Seagull.
Só que em 2009 não fui capaz de identificar essa tendência baixista nem em timeframe intradiário. Não uma que me desse coragem suficiente.
Pra não falar que não tentei, quando tentei, foi com os olhos um tanto fechados para alguns indicadores e não fui muito feliz. Mas estou tentando adaptar algumas tacadas bem rápidas, do tipo 15 minutos e caio fora. Vamos ver no que dá. Abraço!

patricia disse...

Seagull, fez muito bem em ir passar férias no nordeste.
Aqui só chove, chove e chove.

Bjs. Divirtam-se.