Plus500

7.1.10

E agora, como fica o mercado?

Entrar, manter posição, sair, vender?

Eu seria hipócrita se ficasse aqui incentivando a turma a entrar firme na compra a esta altura, torcendo para a bolsa continuar subindo até 1 milhão de pontos, quando na verdade minha cabeça aponta para outro cenário.

Certamente eu iria agradar mais os leitores, escrevendo aquilo que a maioria quer ler, "vendendo" esperanças. Otimista eu sempre sou, com a minha performance. Com relação ao mercado eu procuro ser o mais realista possível. Não torço por A ou B. Minha única torcida é pelo sucesso dos amigos, que em nada vai influenciar os meus resultados. Os seus ganhos são, basicamente, motivos de enorme satisfação para mim.

Já expliquei que meu objetivo aqui não é ficar bilionário, é simplesmente remunerar o capital, sem muito stress - não confundir: a quantidade de boletas, para mim, pesa menos do que manter uma posição grande.

O mercado permanece em alta, ótimo, melhor assim; eu, neste momento, ainda prefiro continuar na minha estratégia de tiros curtos, carregando poucos papeis, e girando... com alguns ativos, em opções, nos índices, mas nada disso importa nos resultados dos demais, nem quero influenciar as decisões de ninguém, por este motivo não fico alardeando meus trades. E eles incluem alguns stops sim, perdas pequenas, ganhos, nada de excepcional, mas que me faz sentir confortável.

Para o meu perfil tanto faz se a bolsa subir ou cair, estarei sempre alternando as pontas, entre compras e vendas, entradas e saídas, coisas absolutamente normais dentro da filosofia que eu adoto. Se estou ganhando aquém ou além do que poderia, isto não me incomoda.

Como falei certa vez, são raros os momentos em que fico com exposição elevada em ações. Da última vez que isto aconteceu foi no final da queda, quando o Ibovespa passou de 40k para baixo. E eu continuei comprando o pânico, porque tinha convicção de que estava tudo barato, e mesmo que o mercado ficasse em baixa por muito tempo eu teria condições de ir aumentando os lotes. O que vimos foi uma recuperação mais rápida do que qq um pôde imaginar no cenário mais otimista.

Hoje eu vejo as coisas diferentes, de forma parecida como foi em meados de 2008. O patrimônio teve uma valorização considerável, ganhos foram apropriados, e o mercado se manteve subindo. Até quando? Isto me fez questionar várias vezes, achando que estava perdendo o "melhor da festa". Mas na hora que tudo virou, eu estava bastante líquido, com reservas e margens para vender.

Não é "vender" aquilo que comprei... isto para mim significa realizar! Foram vendas na própria concepção da palavra. Vendas no índice, lançamento de opções, papeis alugados, e o que mais se oferecesse para ganhar também na tendência de queda.

Agora as alternativas aumentaram ainda mais. Temos novas frentes para operar, uma maior diversificação, margens para cobertura, etc. E deixa o mercado seguir seu rumo, pois se tentarmos contrariá-lo só existem duas hipóteses: ganhar ou stopar - consequências naturais.

Mas todos devem saber que eu prefiro perder um pedaço do movimento do que acertar os limites extremos. Operando por faixas dificilmente vou ficar procurando as máxima ou mínimas, mas se elas me acertarem também não vou reclamar! ;-)

Acho que, por hoje, já escrevi demais... e se, ainda assim, não ficou muito claro, foi mesmo por pura falta de poder de síntese. Sorry!

Abs ^v^

4 comentários:

Leo Barros disse...

Fernando,

Primeiramente, gostaria de dizer que hoje é a primeira vez que entro em seu blog e achei bem interessante o modo como voce se expressa com relacao a investimentos e estarei seguindo-o sempre que puder!

Agora, com relacao ao seu ultimo post, voce entitulou o post de "E agora, como fica o mercado?", mas no meu modo de ver terminou nao escolhendo nem um lado nem outro (no bull nor bear), o que eu considero normal para a atual situacao economica brasileira e global (inúmeros sao os investment experts que nao tem a menor ideia do que fazer agora, ou se dao alguma recomendacao nao a dao com convicçao).

Porém, se voce tivesse que dar uma opiniao para os proximos meses que estao por vir, em qual direcao voce ve o mercado e a taxa de cambio (Dolar/Real) indo?

Leo

Anônimo disse...

Leo, o Seagull não gosta de ficar dando palpites explícitos - o que eu respeito muito - como "compre isso" ou "vai cair". Se você prestar atenção às entrelinhas, no entanto, vai ter uma boa idéia do que ele anda pensando (tente o segundo e o penúltimo parágrafo, por exemplo). abs

Vinicius Tunes disse...

Pessoal, sabem se é possível operar índice futuro cheio via homebroker? Me perguntaram isto e ainda não sei a resposta. Grato.

Anônimo disse...

Por HB eu não sei, mas tem plataformas que permitem...