Plus500

8.1.10

Followup aos comentários

Prezados Amigos,

Eu estava respondendo às mensagens abaixo no próprio campo de comentários, porém, achei mais conveniente "promover" alguns dos questionamentos para esta nova postagem, dando assim mais destaque às ótimas colocações que foram feitas:

Leo Barros disse:

"Primeiramente, gostaria de dizer que hoje é a primeira vez que entro em seu blog e achei bem interessante o modo como voce se expressa com relacao a investimentos e estarei seguindo-o sempre que puder!

Agora, com relacao ao seu ultimo post, voce entitulou o post de "E agora, como fica o mercado?", mas no meu modo de ver terminou nao escolhendo nem um lado nem outro (no bull nor bear), o que eu considero normal para a atual situacao economica brasileira e global (inúmeros sao os investment experts que nao tem a menor ideia do que fazer agora, ou se dao alguma recomendacao nao a dao com convicçao).

Porém, se voce tivesse que dar uma opiniao para os proximos meses que estao por vir, em qual direcao voce ve o mercado e a taxa de cambio (Dolar/Real) indo?"

Um "Anonimo" muito próximo (quem?), e já familiarizado com a maneira que compartilho meus textos, foi bastante preciso e respondeu de forma oportuna:

Leo, o Seagull não gosta de ficar dando palpites explícitos - o que eu respeito muito - como "compre isso" ou "vai cair". Se você prestar atenção às entrelinhas, no entanto, vai ter uma boa idéia do que ele anda pensando (tente o segundo e o penúltimo parágrafo, por exemplo). abs

De fato o momento do mercado está bastante controverso. Há quem aponte o índice da Bovespa para a casa dos 100 mil pontos, e outros que acreditam em um retorno ao último fundo abaixo de 30k, completando uma sequência ABC das ondas de Elliott.

Caro Leo, o nosso ilustre anonimo parece ser bem mais próximo do que a sua assinatura indica. E já deve me conhecer há bastante tempo para saber que eu não costumo falar como o "dono da verdade".

O mercado é soberano, temos que nos moldar a suas variáveis. No atual cenário, eu vejo alguns leading indicators para orientar os possíveis desdobramentos da economia mundial. O desempenho da China será ponto determinante na montagem deste mosaico.


Por que? Ela é detentora de grande parte da dívida americana, e sua atuação neste mercado vai influenciar o comportamento dolar (e sua relação com o euro), nos yields dos títulos, e por consequência no rumo das bolsas em Wall Street. Como toda a cesta de moedas internacionais - talvez hoje possamos também incluir o nosso valorizado Real - segue uma paridade...

Sendo mais explícito, eu acredito em uma tendência de elevação dos juros - que já está se anunciando com a iminente retirada de estímulos - e suas consequências naturais. O câmbio e as bolsas sempre mantêm uma correlação inversa, portanto, pode ser que aquilo hoje considerado como "o melhor da festa" na RV, esteja se encaminhando para o final de mais um ciclo.

Mas, enfim, para quem estiver observando o mercado de forma isenta, com os lucros desta pernada em condições de liquidez, e tendo aproveitado as oportunidades recentes para aumentar também o conhecimento e experiência (os bens mais valiosos do patrimônio - e que sempre crescem), estará bem preparado para ser bem sucedido em qualquer condição.

Abs ^v^

Um comentário:

Anônimo disse...

Hahaha... O anônimo era eu, Seagull, e o anonimato involuntário, pela pressa mesmo... Um abraço,
Marcelo P. (iggy)