Plus500

29.11.10

Novos tempos

Apesar das dificuldades na economia mundial, dos problemas políticos, o Brasil deu um grande passo na defesa da cidadania. A ocupação da favela pelo poder público só foi conquistada pelo apoio dos moradores destas comunidades, aceitação da polícia como seus representantes da ordem, e, principalmente, pelas denúncias da população - fundamentais para pautar as ações contra os traficantes do Rio de Janeiro. Que sirva de exemplo para todo país.

Outra boa notícia foi o sucesso do uso de biocombustíveis em avião:

O Airbus A320 decolou do aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, sobrevoou o espaço aéreo brasileiro sobre o oceano Atlântico por 45 minutos e retornou. O bioquerosene de aviação utilizado é 100% nacional, feito a partir da espécie Jatropha Curcas L. - planta imprópria para consumo humano e animal, que é prduzida em algumas fazendas de agricultura familiar pelo Brasil. A TAM adquiriu as sementes, transformou em óleo semirrefinado e mandou para os Estados Unidos, onde ele virou bioquerosene e foi adicionado ao querosene comum de aviação - na proporção de 50% cada. Segundo a assessoria da empresa, um estudo realizado pela universidade de Michigan apontou que biocombustíveis de aviação produzidos a partir do pinhão manso permitem uma redução de 65% a 80% na emissão de carbono, em comparação ao derivado de petróleo. "A realização deste voo experimental materializa a participação da TAM num amplo projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva desse biocombustível de biomassa vegetal, com o objetivo de se criar uma plataforma brasileira de bioquerosene de aviação sustentável", afirmou em nota o presidente da TAM. (Terra)

Enquanto o governo investe e faz propaganda do pré-sal, o fim da era do petróleo se aproxima. Os aviões são responsáveis por grande parte dos gases poluentes. Nesse teste, com uma mistura 50/50 em apenas um tanque, o motor se mostrou mais eficiente, econômico, e ainda trabalhou a uma temperatura 20% inferior - o que aumenta a sua vida útil.

Novos tempos? Imaginem todos os carros com biocombustíveis!

O petróleo ainda terá sua utilidade na indústria petroquímica e como energia por algum tempo. Mas a matriz está mudando para fontes renováveis e menos agressivas ao planeta. Se eu tivesse que investir, preferiria colocar dinheiro em outras coisas alternativas, como o vento, as marés ou até no Sol. Para quem quiser comprar terrenos na Lua também não faltarão vendedores...

As bolsas hoje estão caindo pelo receio de que a crise nos PIGS causem um contágio geral na comunidade europeia. E o Ibovespa vai atrás... operando em uma faixa pouco acima dos 67 mil pontos.

24.11.10

Terra (e mercados) em transe

Bolsa vem reagindo com desconfiança à indefinição da ekipekonomika da presidente eleita Dilma Roussef. O Henrique Meirelles pressentiu as dificuldades na condução da política monetária e disse que só ficaria no BC com total autonomia... ou seja: criou um motivo para sair sem pedir, e jogou a responsabilidade da decisão para o governo.

Mas parece que finalmente bateram o martelo - e mesmo que todo ministeriado seja divulgado em conjunto - especula-se que
o anúncio será feito nesta quarta-feira e os nomes de Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central) estarão presentes na lista.

O fato é que, conjunturalmente, estão prevendo mais inflação, o que exigiria alta nos juros. Como a política monetária vai ficar comandada pelo Mantega (?) e a turma do PT. Já viu... as coisas devem ficar bastante centralizadas sob o jugo do poder executivo. Conforme a leitura de um grande amigo, o Tombini é responsável por uma diretoria burocrática do BC e sem qualquer experiência de mercado ou internacional; a Miriam era 3o escalão da Casa Civil até o início do ano... e o Mantega faz parte da ala desenvolvimentista do governo, menos comprometida com a necessidade de tomar medidas impopulares para controle das metas de inflação. A Presidente da República gosta de mandar e executar, não quer sombra e será a Ministra da Economia!

Ontem os mercados internacionais despencaram também por conta a apreensão causada pelo ataque na Coréia... mas agora parecem dar um "refresco". A melhora já se anunciava pelo comportamento das bolsas na Europa e os futuros americanos.

E o pior de tudo está acontecendo aqui no Rio: com a polícia ocupando os morros (as tais UPPs) a bandidagem resolveu aterrorizar no asfalto. Arrastões, carros incendiados, onde isso vai parar?

Espero que bem longe da minha casa!

11.11.10

Tutti buona gente

Esse é o nosso sistema financeiro, de um país que quer entrar para o primeiro mundo.

Faço minhas as palavras desse amigo:

Enquanto Silvio Santos ia a Lula pedir que o presidente doasse R$ 12 mil para o Teleton, o seu Banco Panamericano negociava um fenomenal empréstimo de R$ 2,5 bi com o Fundo Garantidor de Crédito. Este valor representa 40% dos ativos do banco - outro fenomêmo! Então fica a pergunta: como é que o Banco Central, os auditores da Deloitte e as agência de rating NÃO VIRAM NADA?!




Primeiro foram os Jogos Panamericanos, depois Silvio Santos e o seu Banco Panamericano, Dilmalula, vem a Copa do Mundo - com reforma (e construção) de estádios - "Seu" Cabral, Olimpíadas em 2016, o dinheiro está rolando solto...



Imaginem agora com a saída do Meirelles da presidência do BC, o banco com menos autonomia, e mais participação do partido nas decisões da área econômica... nossa (consistente?) política monetária vai correr sério risco na busca por um elevado crescimento - insustentável, baseado no estímulo a um consumo irresponsável da população, endividamentos acima da capacidade dos cidadãos, que vai gerar inadimplência, e o governo alimentando seus gastos com aumento de impostos (volta CPMF!) e lançando títulos públicos a juros altos para financiar a farra!

A época de natal está chegando, Ano Novo, novo (?) governo... e depois ainda vem o Carnaval. Como as festas de Momo em 2011 serão em março, e o país só começa a funcionar quando acaba a folia, devemos ter férias prolongadas até lá. O skindum, skindum! Uma beleza!