Plus500

24.11.10

Terra (e mercados) em transe

Bolsa vem reagindo com desconfiança à indefinição da ekipekonomika da presidente eleita Dilma Roussef. O Henrique Meirelles pressentiu as dificuldades na condução da política monetária e disse que só ficaria no BC com total autonomia... ou seja: criou um motivo para sair sem pedir, e jogou a responsabilidade da decisão para o governo.

Mas parece que finalmente bateram o martelo - e mesmo que todo ministeriado seja divulgado em conjunto - especula-se que
o anúncio será feito nesta quarta-feira e os nomes de Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central) estarão presentes na lista.

O fato é que, conjunturalmente, estão prevendo mais inflação, o que exigiria alta nos juros. Como a política monetária vai ficar comandada pelo Mantega (?) e a turma do PT. Já viu... as coisas devem ficar bastante centralizadas sob o jugo do poder executivo. Conforme a leitura de um grande amigo, o Tombini é responsável por uma diretoria burocrática do BC e sem qualquer experiência de mercado ou internacional; a Miriam era 3o escalão da Casa Civil até o início do ano... e o Mantega faz parte da ala desenvolvimentista do governo, menos comprometida com a necessidade de tomar medidas impopulares para controle das metas de inflação. A Presidente da República gosta de mandar e executar, não quer sombra e será a Ministra da Economia!

Ontem os mercados internacionais despencaram também por conta a apreensão causada pelo ataque na Coréia... mas agora parecem dar um "refresco". A melhora já se anunciava pelo comportamento das bolsas na Europa e os futuros americanos.

E o pior de tudo está acontecendo aqui no Rio: com a polícia ocupando os morros (as tais UPPs) a bandidagem resolveu aterrorizar no asfalto. Arrastões, carros incendiados, onde isso vai parar?

Espero que bem longe da minha casa!

Um comentário:

Finanças Inteligentes disse...

As esperanças estão em cima do Tombini, ele é da mesma linha do Meirelles estou confiante. Mas ver o Mantega na fazenda dá vontade de chorar mesmo. Vamos ver no que vai dar.

Abcs,