Calma! Não se trata de nenhum shopping ou loja queimando estoques... muito menos as grifes de acessórios femininos. Nada de Louis Vuitton, Prada, Channel, Fendi, Gucci... o que estão colocando para baixo são os índices Dow Jones, DAX, Nikkei, Ibovespa...
Os mercados mundiais que amanheceram em clima de pânico com o rebaixamento do rating americano. Investidores enviam ordens de vendas maciças para suas ações. Será que ainda acionam algum circuit breaker para estancar a queda?
A crise - mais que anunciada - não chegou ao fim. Infelizmente, ainda dão muito crédito (coisa que vem ficando escassa) para as agências de classificação de risco. Como podem tirar o triple A dos EUA com base em um cálculo contendo erro de U$ 2 trilhões?
Houve uma ameaça de calote na dívida americana, mas isso foi muito mais função da briga no poder entre republicanos e democratas, do que pela deterioração da economia yankee. Querem a cabeça de Obama antes das próximas eleições.
O mundo está entregue. Não que a Fitch ou Moody´s sejam melhores, mas para a Standard & Poor´s... a economia global agora é "padrão e pobre"!
Ninguém ganha com crises. É possível até embolsar uns trocados na especulação... mas as perdas econômicas do planeta são bem maiores. Para todo mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário