Plus500

24.10.06



A Bolsa é um JOGO ou CENTRO de LIQUIDEZ?



Sempre que me perguntam se a bolsa não é um "jogo" onde apenas os que possuem maior "cacife" saem vencedores, eu fico pensando:
Bom, as bolsas de valores, no meu entender, são mesmo centros de liquidez para as empresas que abrem seu capital poderem ter acesso a um dinheiro "barato", oferecendo em garantia, uma participação acionária, que pode, inclusive, dar direito a voto nas decisões estratégicas da companhia. Logicamente, isto seria em função da quantidade de papéis ordinários em poder de seus detentores. Mas mesmo as ações preferênciais, que com o Novo Mercado vão perdendo um pouco de sua atratividade em função da necessidade de uma maior transparência administrativa e dos altos níveis de governança corporativa exigidos das novas empresas que procuram interessados em suas ofertas iniciais, elas ainda têm os seus encantos na hora do recebimento de dividendos, JCP, e até os filhotes das bonificações... A cada reestruturação, quem ganha credibilidade é o mercado!
Mas voltando à comparação com o jogo (de azar?). Na bolsa não há limite para as "apostas", as cartas não costumam ser marcadas, diferentemente de um cassino, não são oferecidas bebidas alcoolicas "grátis" para tirar o reflexo dos "jogadores"... e prevalece a técnica! Ou seja: onde estão as semelhanças?
Possivelmente, elas estão nas atitudes que alguns investidores ainda insistem em adotar, comprando opções de centavos fora do dinheiro, como se fossem mágicos bilhetes esperando para serem premiados!?! E a postura invariavelmente é contemplativa... ficam a ver seus "micos" derreterem igual a sorvete no asfalto, cristalizados na "esperança" de que um dia a tendência vai virar... e mesmo quando isto acontece, o preço de exercício já está tão longe da cotação presente no mercado, que só rezando ou "torcendo" por uma valorização de 15%... isso faltando 2 semanas ou menos para o dia do vencimento e morte da série em questão!!!
Sempre digo aos meus amigos, fanáticos por cartas de baralho, roletas, slot machines... quer jogar na bolsa? Que ao menos seja um bom jogador!!! E neste fim de semana, estive com um montão deles: rolou aqui no Rio, o Brazilian Series of Poker. Bem ao lado da minha casa, em um hotel na Barra da Tijuca! E se há algo de positivo no treinamento da sorte, é saber desprezar a mão podre!
Até me considero um razoável jogador, mas sempre existem uns mal-intencionados... sorte eu também tenho, mas minha maior virtude é mesmo a paciência! E não ter medo de perder aquilo que não me fará falta, e está dentro de minhas possibilidades. Agora, a nova "onda" é o Texas Hold'em... 2 cartas na mão, e cinco na mesa (as 3 do FLOP, o TURN e o RIVER). Não estou aqui querendo incentivar ninguém, nem fazer apologia ao jogo. Muito pelo contrário, meu desafio era tentar trazer estes "apostadores natos" para investirem no mercado, depois de estudarem, simularem, desenvolverem seus métodos. Talvez tivéssemos mais um time de ganhadores... ou não!
Porque para muitos o prazer está em PERDER! Pagam para se divertir (?). Estes não tem solução! Mas aos que se dedicarem, o sucesso no mercado estará garantido. E o caminho do céu aberto aos que quiserem se regenerar... tanto aqui quanto acolá!!! Apostar em um par de 3, ou comprar uma opção da ValeL54... existe muita diferença? Para os que acham que sim... e também para os que pensam que não... esperem pelo próximo evento... e vão treinando, mesmo que seja pela internet! :-)

Desta vez, ao invés de um gráfico, tentei postar a chamada para o torneio... mas nem isso eu consegui! Abs e... juízo!!!

Nenhum comentário: