Plus500

17.12.09

Muita coisa verde na minha tela

O problema e se ficar logo madura... e cair do galho!

Mesmo nos dias de correção (realização saudável, alívio de indicadores, etc... até que a tendência reverta de verdade), eventualmente, há o que se possa operar na compra. Fica bem mais difícil ganhar operando apenas nesta ponta, mas sempre existe algo para fazer dinheiro no mercado.

O (óbvio) ideal é comprar nas baixas e ficar posicionado na subida, assim como a melhor defesa para o patrimônio é realizar o lucro antes das viradas. E depois, vender o que estiver ao alcance, e seja do dominio dos traders (índice, opção, ação alugada) - já que investidor tradicional não vende nunca (nas quedas ele apenas contempla e torce, quando não aumenta o lote fazendo preço médio).

Mas mesmo para quem só sabe comprar, daria para entrar no dolar, que hoje sobe mais de 2%, e a relação de troca com o real voltou a bater na casa de R$1,80 (no comercial, pq o paralelo já rompeu faz tempo). Com o câmbio movimentado, quem se salva é a EMBR, por ser exportadora de aviões.

Outra alternativa é pesquisar e garimpar - visto que torcer e rezar não adianta nada!

Neste caso, mesmo em um dia como hoje, temos a AGEN (citada no Fórum MI anteriormente), mais volatil que opção em véspera de vencimento, a MILK (também comentada), as elétricas (com destaque para TBLE, CESP, GETI, CPFL), e algumas empresas do setor de consumo como AMBV e LREN, que operam no campo positivo ou bem perto da estabilidade.

Sempre haverá uma alternativa de rentabilizar o capital, mesmo nas fases mais adversas (para quem?). O que não adianta é ficar de mau-humor, e reclamar de tudo, de todos, e do mercado (manipulado?) de um modo geral.

Lembrando que é sempre melhor errar nas análises, deixar de ganhar um pedaço do movimento, ou trocar um pouco do timing, do que perder dinheiro de verdade. Isso só acontece com quem opera no mundo real. Faz parte do planejamento adequar a gestão do capital para evitar surpresas desagradáveis.

Se estamos perto do topo ou vai continuar subindo para sempre, é uma coisa que não devemos apostar.

Estando preparado, e sendo bem flexível, dá para ganhar em qualquer condição do mercado, independente do timeframe. Nestas alturas, eu já escolhi o meu, e comprado ou vendido, pretendo continuar mantendo baixa exposição em situações como esta. Quem não se prende a análises prontas, e toma suas próprias decisões, tem mais chances de ser bem sucedido.

E se observar os ciclos e faixas do mercado com isenção, a leitura fica ainda mais clara, não sofrendo interferências de notícias pontuais, sentimentos extremos, ou ruídos que podem deturpar o bom entendimento do cenário.


Nenhum comentário: