Plus500

5.10.11

Petróleo e os royalties


Essa briga vai ser dura... em disputa os royalties de um petróleo que ainda nem foi extraído. É muito interesse em jogo, e os estados (e municípios) produtores devem perder, sendo obrigados a dividir suas receitas com o restante do Brasil, atendendo a vontade dos deputados que querem mostrar serviço para suas bases eleitorais - e de um governo fisiologista que faz de tudo para se manter no poder. Sempre entendi que um "acordo" é bom quando beneficia os dois lados. Nesse caso, o Rio de Janeiro não tem como sair ganhando, pois, na melhor das hipóteses (improvável, quase impossível) ficaria como está.

É tudo jogo de cena... o fato é que o mundo se encaminha (?) para um longo período de recessão global. E se a tendência de desemprego continuar, os povos vão deixar de consumir, e comércio não terá para quem vender. Some a isto, no Brasil, o sucateamento dos parques industriais, penalizados com o câmbio desfavorável e a concorrência dos produtos importados. Sem falar que o governo insiste nessa aposta do petróleo, enquanto o planeta busca outras fontes de energia para tornar a matriz sustentável. Difícil equacionar tudo.

Enquanto isso, as ações da Petrobras continuam desvalorizadas. Quem se importa? Depois da oferta pública, os que receberam dinheiro dos investidores já fizeram bom (?) uso deste capital. Agora não adianta chorar o óleo derramado!

Esse é o país da Partilha! O "Partido da Quadrilha". Deadline coming!

Nenhum comentário: