Plus500

24.3.07

Aluguel de ações

Empréstimo de Títulos

Dentre as alternativas de investimento em ações, existe também a possibilidade de alugarmos alguns ativos com disponibilidade em custódia para a execução de determinadas estratégias.

Geralmente estas operações são feitas com a finalidade de venda no mercado a vista para obter ganhos com a queda de suas cotações, como também para servir como garantia em operações no mercado futuro, a termo ou de opções.

Através da mesa da corretora é possível saber as condições necessárias, tanto para alugar um determinado ativo, como também para oferecer seus papéis em custódia para aluguel. Cada instituição define os seus parâmetros para um efetivo controle de risco, não sendo permitido a execução por meio dos HB's.

A transferência dos títulos entre os investidores interessados em “casar” estas operações se faz mediante a formalização de um contrato que define o prazo do aluguel, assim como as condições para um eventual encerramento do mesmo antecipadamente – ou a partir de uma data pré-estabelecida. Neste caso o contrato de aluguel é reversível, para que a operação possa ser desfeita quando o tomador já estiver satisfeito com o resultado do período. A CBLC atua como contra-parte nestes processos garantindo as operações.

Dependendo da quantidade de ações ofertadas para aluguel, os custos tomam por base as taxas referenciais para empréstimo compulsório estabelecidas pelo Banco de Títulos BTC, calculadas em cima dos contratos registrados no mês imediatamente anterior. A taxa é livremente pactuada entre as partes. Entretanto, vale ressaltar que todos os proventos declarados pelo emissor dos títulos, mesmo estando alugados, pertencem ao proprietário original que cede as suas ações para empréstimo.

Geralmente estas taxas oscilam entre 4 e 6%, tomadas com base anual, capitalizadas em dias úteis e, somadas aos custos, são debitadas do tomador e creditados ao doador no primeiro dia após o encerramento da operação de empréstimo. Como toda operação de risco as margens requeridas são altas e consideram o valor integral do aluguel do título em questão.

Diversos tipos de garantias, além do dinheiro em espécie, podem ser aceitos como margem: títulos do Tesouro, ações que compõem a carteira teórica do Ibovespa, ouro, títulos privados, cartas de fiança e alguns outros ativos sujeitos à consulta prévia.

Portanto, considerando os períodos de baixa que ocorrem naturalmente em um mercado que nem sempre apresenta um movimento de valorização, torna-se interessante aprender e avaliar a conveniência deste recurso, que pode servir tanto como proteção ao nosso patrimônio assim como uma alternativa para alavancagem dos investimentos no mercado de ações.

Leia mais sobre o Banco de Título BTC em

www.cblc.com.br/cblc/Btc/BTC.asp?tit=4

Nenhum comentário: