Plus500

23.10.08

Alô, Câmbio! Dolar na escuta?


A aversão ao risco vem pressionando fortemente a cotação da moeda norte-americana aqui no Brasil. Nosso Real passou um bom tempo bastante apreciado e ficou parado na faixa de troca a 1,60 (e os "analistas" previam mais quedas para o dolar, rs)

Agora, o governo - que afirmava uma imunidade do país diante da crise - está percebendo que U$200 BI não são lá grandes coisas. Se compararmos com a quantidade de dinheiro injetado pelos bancos centrais para conter a sangria dos bancos e financeiras, este montante parece "trocado".

Ainda temos a figura do Henrique Meirelles que transmite relativa confiança em momentos com estes, por sua notória capacidade e reputação adquirida internacionalmente. Mas preocupa a falta de habilidade do presidente em conter seus arroubos (não confundir com "há roubos") ufanistas.

Hoje a cotação do dolar chegou a passar de R$2,50, o que provocou imediata reação do Banco Central que anunciou a intenção de vender até US50 bilhões em contratos futuros - o chamado "swap cambial"- de acordo com as necessidades. Com isso, a moeda voltou para a faixa de R$2,30, e o dolar futuro registra queda de 5%.

Do total das reservas, no ínicio da crise, já foram gastos U$23 BI, e este anúncio de hoje, mais do que uma intenção de vender, serve como indicativo de que os responsáveis pela política monetária vão responder com pesadas ofertas às pressões especulativas e ao aumento na procura pelo dolar como investimento seguro (?).

As medidas possíveis estão sendo tomadas, inclusive isentando o IOF sobre investimento estrangeiro. Resta torcer para que elas sejam eficazes, saber quais serão os desdobramentos da crise no âmbito mundial e por quanto tempo ela ainda vai durar!

2 comentários:

Gui Rodrigues disse...

Além da medida de reduzir a tributação, a história de enxugar o orçamento do ano que vem poderá, quem sabe, ser vista no futuro como um efeito positivo advindo da crise... O que eu quero dizer é que, se o governo realmente torrar menos nosso suado dinheiro e a crise arrefecer, ela poderá ter exercido um papel, digamos, pedagógico...

Ué? Que que foi? Eu acredito nisso sim, ora bolas...

Seagull disse...

Gui,

Sem dúvida está sendo uma oportunidade para fazer ajustes.

Se o governo trocar a soberba pela humildade já será um grande lucro para todos.

E vamos ganhando mais experiência, sempre!

Abs ^v^