Plus500

27.10.08

Com o fim das eleições municipais...

Agora vamos para a próxima - A escolha do novo presidente dos Estados Unidos. Isto será importante para a economia mundial.

Caso nenhuma tragédia ocorra nesta reta final, tudo indica a vitória de Obama. Será bom para o país? Um mandatário negro, que traz a esperança de mudar (mesmo sem dizer como) a ordem mundial, e vai enfrentar sérios problemas sociais, financeiros e econômicos.

Estará preparado para esta responsabilidade? Depois de um prolongado período de republicanos no poder, só resta mesmo ao povo americano apostar em outra forma de governar. Como será a relação do país com os emergentes, a questão dos subsídios agrícolas. Mesmo com uma participação pequena na balança comercial (14% de nossas exportações), fica a dúvida...

Com a anunciada recessão, o poder de compra diminui, e assim o consumo. Os preços do óleo são reflexos disso. E com a gasolina mais barata, os combustíveis alternativos perderiam sua relevância. Excetuando o aspecto ambiental, já beneficiado pela menor emissão de gases poluentes oriundo da queima pelos automóveis, haverá espaço para o alcool brasileiro?

Ou o melhor caminho seria mesmo fortalecer o projeto, criando incentivos para converter nossa frota doméstica com o uso de tecnologias renováveis gerando uma auto-suficiência não apenas em petróleo, mas em combustíveis de uma forma geral. Para a produção do eco-diesel, alcool de cana, muito dinheiro foi investido. Talvez fosse a hora de estimular o nosso mercado interno!

Por fim, sem querer entrar no mérito político: apesar dos lamentos pela oportunidade perdida de eleger um prefeito diferenciado, os cariocas experimentaram uma maneira diferente de fazer campanha eleitoral. Mesmo com algumas práticas reprováveis - como antecipar o feriado do funcionalismo estadual insatisfeito (o que gerou um nível de abstenção acima de 20% decisivo para a vitória apertada do maior beneficiado) - o Rio de Janeiro saiu vencedor!

Que sirva de lição para todo o Brasil em 2010!

Nenhum comentário: