Plus500

30.10.08

Copom, Swap Cambial e Cenário Econômico

A decisão de manter os juros teve, sim, um lado político, mas parece ter sido sensata para o momento que passamos.

Na véspera, eu achava que iriam subir 0,25% para fazerem uma pausa (?) da Selic em dezembro, nos 14%. Mas seria muito traumático, aumentar os juros quando o mundo inteiro se esforça para baixá-los.

Contudo, esta parada técnica pode ter vindo em boa hora.

O nome já diz tudo: política monetária, um verdadeiro mosaico.

Felizmente a condução do BC está sendo bem feita ante tantas incertezas! E isso vai ser um grande diferencial. Quem imaginava que o nosso Real (R$) teria uma promoção ao status de "moeda" (currency) tão cedo, com a inclusão do Brasil no rol dos que podem fazer swaps cambiais? A abertura de uma linha de U$30 Bi é sinal de confiança e reconhecimento da relevância do país em um mundo sem crédito. Muita coisa vai mudar nesta nova ordem internacional, e estamos cavando nosso espaço, apesar dos tropeços (hic!)

Quanto a um descolamento da Matriz, isso ainda vai demorar... mas talvez a "dupla" Desco & Ladinho não fique junta para sempre como eu brinquei na composição daqueles personagens caricaturados. Por enquanto o lema ainda é "follow the leader", mas tudo pode mudar (um dia...)

Torcidas e estratégias a parte... quem gostaria de ver o pior? Mesmo com a grande predominância dos bear traders que imperam nos blogs yankees, os efeitos negativos para todos serão muito mais sensíveis do que pontuais ganhos com posições vendidas em mercado. A situação crítica do mundo e a economia, de um modo geral, trarão maiores prejuízos do que os ganhos operacionais de quem aposta na desgraça.

Como "beiradistas" vamos levando e seguindo a maré, mas que tudo se resolva e, na contagem dos corpos, estejamos apenas entre os (menos) feridos!

Abs ^v^

Nenhum comentário: