Plus500

5.10.08

E agora: o que fazer?

Falando por mim, eu estive bastante líquido durante muito tempo. Minha participação como investidor em RV era ínfima. Fiquei desde o início do ano muito mais como especulador de CP. E basicamnete minhas estratégias consistiam em vender índice! Começando a comprar ações agora já me livrei de uma queda grande... que pode até continuar. Mas HOJE eu compro duas vezes (ou) mais ativos do que conseguiria com o mesmo capital há seis meses atrás. Não penso em sair tomando tudo desvairadamente, serão compras escalonadas.

Mas vamos analisar aqueles pequenos e novos compradores da bolsa (que eventualmente entraram no topo): o que fazer?

1- pensar em vender agora para não aumentar o tamanho das perdas

2- continuar comprando para baixo, reduzindo custos de aquisição

3- esperar parar de cair para acertar o fundo e voltar a comprar

Para estes, a terceira hipótese parece ser a mais racional! E pode ser a grande sacada, apesar de aumentar o risco embutido pelo tamanho de posições com perdas substanciais. Mas a eles só resta esta alternativa. Dobrar a aposta no fundo!

Para isso teriam que "cravar" a mínima, na reversão definitiva (?), que pode demorar a chegar. E nunca saberemos, ANTES da virada, qual é o final da linha, onde fica esse fundo do poço. Um ou outro repiques podem falsamente sugerir isto. E esperar pela confirmação de retomada da alta pode ser tarde demais, embora acabe sendo a atitude mais conservativa.

Mercado de renda variável, assim como toda atividade empreendedora, envolve riscos! Convém sempre fazer uma adequada gestão do capital para não entrar como o jogador de poquer - que lança todas suas fichas em uma mão (ALL IN) e se expõe a sair "pelado" da mesa. "Aposte" apenas aquilo que não vai precisar dispor imediatamente - e saiba que pode perder. Assim a chance de continuar vivo no jogo é grande.

Esta é a maior diferença entre um GAMBLER e o PLAYER! ^v^



Veja mais - e participe dos debates - no Fórum Monitor Financeiro

4 comentários:

Anônimo disse...

Seagull, obrigado pelo post e pelo convite,

- com mais este rombo de hoje defini que vou aguardar mais alguns anos, pois não vou precisar dos recursos que estão em bolsa, mas colocar mais(mesmo que esteja tentador)não vou colocar, mesmo porque, apesar da crise, estou totalmente descrente com um mercado onde "alguns poucos mandam"

- com sua experiência, quantos anos você acha que demora pra voltar aos patamares anteriores ???

Abç,
Carlos

Seagull disse...

Carlos,

Isto é totalmente imprevisível.

Se já não é fácil estimar durante quanto tempo mais isto possa continuar piorando, para voltar acima dos 70 mil pontos, fica realmente complicado "chutar"...

A única certeza que temos é que, do mesmo jeito que um hora tinha que parar de subir, em algum momento vai terminar a sangria!

Nenhum ciclo dura para sempre!

E fora aquele chavão que "é das crises que surgem as melhores oportunidades", uma coisa garantida é que depois de passado isto tudo, uma nova ordem mundial será estabelecida.

Vamos torcer (é o que nos resta) para que o Brasil tenha um papel de destaque nesta nova configuração.

Abs ^v^

Anônimo disse...

Oi Seagull,

Como vc sabe, estou "perdendo" muuiito. Daria para eu comprar um bom apartamento com esse dinheiro. Acho interessante que a maioria dos foristas aplica pouco. Se eu entendesse tudo o que vcs entendem aplicaria muito mais.

Sabe que estou tranquila? Embora tenha colocado muito dinheiro na bolsa, não é um dinheiro que eu vá precisar no curto prazo nem no longo. Se eu zerar meu capital, minha vida não vai mudar em nada, então vou deixar de me preocupar.
Vou continuar comprando todo mês. Daqui uns dez anos vou ver se fiz bom negócio ou não.
Bjs à vc e família e obrigada pelas dicas sempre tão especiais.

Seagull disse...

Patricia,

estava pensando agora mesmo em vc, quando complementei o comentário da postagem abaixo sobre o Zarautz.

Olha, ainda não escrevi isto aqui, mas a estratégia está montada. E embora eu (felizmente) tenha resolvido começar esta acumulação de papéis com um pouco de atraso em relação a você, posso dizer que estamos na mesma ponta.

Não vou adivinhar nem mesmo acertar onde será o derradeiro fundo do IBOVESPA.

Andei comprando papéis, ficabndo tentado a realizar lucro nos repiques (o que fiz) mas, a partir dos 45k vesti a carapuça do investidor.

Não como por causa de uma especulação que deu errado. Foi uma decisão consciente onde eu sabia que poderia té perder alguma coisa no CP.

Mas meu objetivo é para daqui a 10 anos!

Então batizei a estratégia de
SEAGULL DECADE!!!

Estou comprando Petro, Vale e Bradesco desde os 30 reais para encarteirar.

Bradesco foi a que menos andou hoje, e, por sorte, meu foco no dia foi comprar mais Vale e Petro, o que fiz na faixa de 25 a 27!

Meus custos de aquisição estão, em média, na faixa de 28/29 reais.

Sinceramente parece torcer contra, mas como minha meta para isso é de LP, gostaria que os ativos ficassem nessas cotações baixas por bastante tempo para eu poder comprar maior quantidade de lotes. E que depois suba rápido e vertiginosamente, rs

Será um sonho???

Vou alimentar muito este objetivo da semana passada e daqui para frente!

Keep together... e apareça mais no fórum para minha felicidade, levando sua participação que alegra e contagia de alto astral qualquer ambiente.

No ônus e no bônus. O que importa sera nosso resultado final.

Quem viver verá! :-)

Bj ^v^