Plus500

6.10.08

Seagull Decade

Este é o nome da nova estratégia e postura que vou adotar em parte de minhas operações, não apenas como trader, mas vestindo também a camisa do investidor de longo prazo.

Verdade que estamos mais próximos de 30k do que de uma volta aos 70... escrevi isso semana passada. Estamos preparados? Devemos sempre estar. O fato de alguns terem mais tempo para se dedicar ao acompanhamento do mercado cria mesmo um diferencial. Mas apenas para o curto prazo, onde assumimos nossa porção "trader".

Digo isso, pq dependendo da situação podemos ESTAR mais efetivos no CP diante de todas estas indefinições que geram tanta volatilidade. Muitos operadores parecem hoje 100% entre o swing e daytrade. Eu também vinha agindo assim. Como penso que isto não é um rótulo definitivo, e sim um momento que vivemos, preferi ao invés de me qualificar exclusivamente como um especulador, estabelecer diferentes estratégias para cada situação e timeframe.

Assim continuo "girando" em periodicidades menores - como trader - no índice e opções, mas, depois de tantas quedas (e isto não significa que elas já acabaram) passei a olhar alguns ativos também como passíveis de serem encarteirados a partir destes níveis atuais - vou voltar a ser investidor!

Dificilmente vou acertar o fundo, ou a mínima das mínimas, e mesmo que a bolsa continue caindo por mais tempo isto só facilitará o meu acúmulo de lotes a cotações mais baixas. O importante foi definir um ponto onde acredito que, pelos fundamentos das empresas, já comece a ficar interessante me associar a elas.

Com Vale, Petro e Bradesco de 30 reais para baixo eu sou comprador! Podem ir até 10,00? Quem garante que não? Mas se hoje com R$3.000 posso comprar um lote mínimo de 100 ações, a estes preços menores poderei comprar 3x mais. E se o objetivo é para daqui a 10 anos, alguma hora eu teria que começar, e, para não dar chance de ver o patrimônio se multiplicar, este ciclo teria que ser realmente o mais longo da história.

Quanto mais tempo elas ficarem nesta faixa de preço, mais quantidades poderei adquirir neste período. Isto seria bom, e melhor ainda, se passada a "depressão" o mercado viesse a recuperar rapidamente.

Enfim... estarei nestes tempos entre o trader de CP, e o holder que capitaliza os lucros reinvistindo o ganho na compra de partes das empresas. Talvez um dia, de "minori-o-tário" (rs), eu poderia vir a ter até algum poder de voto nas assembléias - caso optasse por comprar as ordinárias.

PETR3 eu já tenho um monte em cotas do FGTS, mas a vantagem - e minha preferência - pelas PNs se deve ao fato delas permitirem lançamentos cobertos em suas opções mais líquidas, o que possibilita diminuir ainda mais os seus custos de aquisição.

Thats it! ;-)


Acompanhe o mercado pelo Fórum Monitor Financeiro

4 comentários:

Anônimo disse...

Pelo visto vamos juntos Sea. Gosto dos seus posts camarada! Abraco FC

Seagull disse...

Fala Felipe!

Sabe que a simpatia entre nós é mútua e a admiração recíproca! ;-)

Só ainda não entendi porque depois de fazer seu cadastramento no MI vc reluta em prestigiar os amigo no fórum e levar suas contribuições de alto valor!

Amigo, eu estou sempre procurando aprender mais, e a troca não depende sód a experiência. Vc nem imagina com as minhas filhas me ensinam coisas diariamente.

E sobre o mercado então, idéias convergentes reforçam princípios e as visões distintas que nos levam a refletir para reavaliar nossos conceitos.

Aparece lá irmão!

Abs ^v^

Carla Mherlyn disse...

Olá Seagull!
a pergunta é: vc vai comprar no fundo de alguma instituição ou por corretora? Se for por corretora como fica a taxa de custódia para 10 anos?
Continuo acompanhando o mercado não tão frequentemente.
Abraço,
Carla W.

Seagull disse...

Oi Carla,

Vc sumiu mesmo! Aparece lá no MI...

Eu só compro ou vendo direto pela corretora. A taxa de custódia édesprezívelm, e muitas instituições não cobram caso vc faça ao menos uma operação por mês.

Mas esta fase é boa para deixar o mercado um pouco de lado, como também, para aproveitar pechinchas!!! ;-)

Abs ^v^